Decorrem entre 10 de Março e 29 de Abril as IV Jornadas Gastronómicas Transfronteiriças organizadas conjuntamente por entidades raianas portuguesas e espanholas.
As jornadas gastronómicas são organizadas, conjuntamente, pelos municípios portugueses de Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo e pelos ayuntamientos espanhóis de Hinojosa de Duero e de Lumbrales com a colaboração do Organismo Autónomo do Emprego e Desenvolvimento Rural espanhol.
A cerimónia de apresentação do programa geral decorreu a bordo do barco turístico Nossa Senhora da Veiga, em Barca d’Alva e contou com a presença de autarcas portugueses e espanhóis e do representante do Governo espanhol em Salamanca.
Na ocasião, Emílio Mesquita, presidente da autarquia fozcoense, lembrou a existência de dois locais considerados património da Humanidade – o Douro Vinhateiro e as Gravuras Rupestres do Vale do Côa – que as jornadas podem promover e divulgar. A comarca espanhola de Abadengo tem como principal objectivo dar a conhecer o seu património natural e histórico.
A mostra gastronómica oferece uma ementa variada de pratos regionais por 30 euros (pessoa) e conta com a participação de 14 restaurantes: em Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Côa, cais fluvial do Pocinho e Escalhão do lado português e nas localidades espanholas de Ahigal de los Aceiteros, Hinojosa de Duero, Lumbrales, La Fregueneda, San Felices de Los Gallegos e Poblado de Saucelle.
jcl
Leave a Reply