Centenas de motards preparam-se para rumar até ao Freixinho, pequena aldeia da freguesia do Lamegal e concelho de Pinhel, onde se realiza, nos dias 16 e 17 de Março, o 5.º Encontro de Motards.
A organização é do Centro Social Cultural e Recreativo do Freixinho, pequena aldeia beiroa, há muito referenciada pela excelência da recepção com que sempre brinda os «motoqueiros» que ali se deslocam no encontro anual. Esta é já a 5.ª edição do evento pelo qual se pretende promover o convívio e divulgar a localidade e a região.
A organização tem-se empenhado na iniciativa, tornando-a numa referência a nível regional. Para este ano espera acolher mais de mil participantes vindos de várias partes do País e até do estrangeiro.
Para além da exibição das motas, haverá animação de rua, jogos tradicionais, bailes, e muitas tasquinhas que disponibilizarão comida e bebida para todos.
O Freixinho, aldeia situada junto à ribeira da Pêga, cercada de barrocos e carvalheiras, tem actualmente apenas cerca de 30 habitantes, que acolhem com simpatia os participantes no peculiar encontro motard. Toda a aldeia se transforma num grandioso acampamento para receber a iniciativa. Os antigos currais, palheiros e paranhos são transformados em tasquinhas, sendo emblemáticas as que se fixam nos lagares de vara, no forno comunitário de duas bocas e o no tronco da aldeia.
Assim se consegue revitalizar uma pequena aldeia, tirando-a do puro anonimato e dando-lhe dinâmica. O Freixinho é um exemplo para outras terras da região.
plb
Leave a Reply