Cerca de mil emigrantes portugueses manifestaram-se no domingo, 4 de Março, frente ao consulado de Versalhes contra o encerramento de seis consulados em França.
Portugueses e luso-descendentes protestaram no domingo, 4 de Março, contra o anúncio do encerramento dos consulados de Versalhes, Nogent-sur-Marne, Órleães, Lille, Toulouse e Nantes como consequência do reestruturamento consular levado a cabo pelo Governo português.
Em declarações à agência Lusa, Carlos Pereira, presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas, confirmou que o protesto teve o seu início cerca das 15 horas e obrigou a polícia a cortar a estrada devido ao elevado número de participantes.
«Ao som de bombos e com muitas bandeiras portuguesas estamos aqui porque duvidamos da capacidade de atendimento dos consulados que vão continuar a funcionar. Receamos longas horas de espera para sermos atendidos e há compatriotas que teriam de se deslocar mais de 600 quilómetros. Sabemos que a proposta ainda não é definitiva mas não é depois da decisão ser tomada que nos vamos manifestar», afirmou Carlos Pereira.
Fonte oficial da secretaria de Estado das Comunidades disse à agência Lusa que «os protestos não têm razão de ser» porque «os encerramentos a efectuar não estão decididos. Constam de um projecto final que está nas mãos do ministro para que seja tomada uma decisão política que ainda não aconteceu».
Os protestos dos emigrantes portugueses em França surgem após o anúncio do Governo português que prevê o encerramento de 17 consulados em oito países sendo seis em França onde vive mais de um milhão de portugueses e luso-descendentes.
jcl
Leave a Reply