O Professor José Corceiro Mendes decidiu oferecer a sua biblioteca pessoal à Junta de Freguesia dos Fóios, que a irá instalar num espaço do Centro Cívico, cuja construção está em fase de conclusão.
O poeta e narrador José Corceiro Mendes, acometido por doença grave, aliada ao peso da idade, decidiu doar os seus livros à terra natal, os Fóios, com o fim de serem instalados numa sala do Centro Cívico da freguesia.
O presidente da Junta de Freguesia, José Manuel Campos, agradece a dádiva do cidadão e amigo da terra: «Naturalmente que ficámos felizes com o gesto e agora que o edifício se encontra em fase de acabamentos, estamos a preparar uma deslocação a Lisboa para podermos transportar tão importante tesouro. Vamos perpetuar o querido amigo Professor Zé Corceiro, atribuindo esse mesmo nome à biblioteca e que dignifique o Professor, o Homem e o Poeta».
A Junta vai solicitar à Câmara Municipal um transporte uma vez que a obra é composta por cerca de mil volumes incluindo as respectivas estantes.
O presidente quis realçar ao Capeia Arraiana a delicadeza do gesto e a verticalidade do ofertante: «Com receio que a saúde não lhe permitisse chegar até ao dia da inauguração do Centro Cívico, e como é homem de palavra, comunicou aos filhos a sua vontade e procedeu ao respectivo testamento.»
José Corceiro Mendes nasceu nos Fóios a 2 de Fevereiro de 1927, onde fez a instrução primária. Foi aprendiz de marçano em Vilar Maior. Aos 12 anos emigrou com a família para Angola, tendo regressado ao fim da Segunda Guerra Mundial. Fez o Liceu e a Escola do Magistério Primário na Guarda. Exerceu o professorado nos Fóios, no Sabugal e na Covilhã, onde tirou o curso de debuxador, na Escola Industrial Campos Melo, profissão que exerceu durante oito anos.
Em 1971, emigrou com a família para a Alemanha, onde permaneceu doze anos como assistente social para portugueses. Ali, foi co-fundador dos jornais A Batalha e Horizonte. Além das actividades profissionais, foi Presidente da Liga Operária Católica (LOC), na diocese da Guarda. Foi co-fundador do Centro de Cultura Operária, presidente da Conferência de São Vicente de Paulo, catequista e responsável dos Cursos de Cristandade. Publicou dois livros e colaborou em dezenas de jornais.
plb
Leave a Reply