Crianças da Guarda lêem Manuel António Pina

Câmara Municipal da Guarda - © Capeia Arraiana (orelha)

O poeta Manuel António Pina está em destaque nas escolas do ensino básico da Guarda pela mão da Câmara Municipal da cidade, que realiza uma iniciativa de leitura infantil dedicada ao autor sabugalense.

Manuel António Pina - Capeia  Arraiana

Manuel António Pina (foto: D.R.)

Denominada «Conhecer de perto… Manuel António Pina», a iniciativa leva a literatura infantil à Rede de Bibliotecas Escolares do Primeiro Ciclo do Ensino Básico do concelho da Guarda. As sessões de leitura integram um máximo de 25 crianças, dos 6 aos 10 anos, cuja inscrição prévia foi obrigatória. Acontecem três sessões diárias, nos dias 22 e 23 de Fevereiro, sendo a realização da iniciativa da Biblioteca Municipal da Câmara da Guarda.
Manuel António Pina, jornalista e escritor de grande vulto, nasceu na vila do Sabugal em 18 de Novembro de 1943. Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra e foi jornalista do Jornal de Notícias durante três décadas. A sua obra literária é sobretudo constituída por poesia e literatura infanto-juvenil. Recebeu vários prémios literários, dos quais se destaca o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, concedido em 2005. Encontra-se traduzido em França, EUA, Espanha, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Rússia, Croácia e Bulgária.

:: ::
O Sabugal pouco ou nada tem ligado aos seus escritores de renome. Manuel António Pina foi contudo ao Sabugal, pela mão da Junta de Freguesia, em 2001, no âmbito da iniciativa «Conversas com a escrita».
plb

Deixar uma resposta