Os municípios da Guarda e Salamanca vão criar uma associação para maior colaboração na execução de projectos comuns entre as duas cidades.
O projecto transfronteiriço visa a cooperação em domínios que vão desde a cultura, à educação e à economia. Para o presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, o próximo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) prevê apoios comunitários entre 2007 e 2013 e é necessário que tudo esteja consolidado com o Ayuntamiento de Salamanca para que sejam possíveis as candidaturas comuns.
Em declarações à agência Lusa, o autarca guardense lembrou ainda que «está em curso a construção de uma Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE) nas imediações da Guarda. Estamos no meio de um eixo económico que começa em Aveiro e termina em Valladolid. A parceria com Salamanca permitirá desenvolver o caminho para a Europa que passa pelas duas cidades».
O Centro de Estudos Ibéricos é fruto de uma parceria entre a Câmara da Guarda e a Universidade de Salamanca e nasceu da sugestão lançada pelo ensaísta Eduardo Lourenço na sessão comemorativa do oitavo centenário do Foral da Guarda, em 1999.
Os estatutos da futura associação prevêm que a presidência da futura associação seja rotativa e que o mandato tenha a duração de dois anos.
jcl
Leave a Reply