As candidaturas das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do distrito da Guarda ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) foram todas excluídas pelo Ministério da Solidariedade e Segurança Social.
Uma notícia do semanário A Guarda dá conta que só no concelho da Guarda foram apresentadas 19 candidaturas que tiveram parecer positivo do Conselho Local de Acção Social da Rede Social (CLAS) e, inclusivamente, a cinco delas foi atribuída a pontuação máxima de 100 pontos.
Confrontado com a recusa, José Gomes, presidente da ADM Estrela, deu conta do seu descontentamento. «Mais uma vez o distrito da Guarda foi simplesmente esquecido. Em Aveiro aprovaram cerca de 20 candidaturas e em Viseu 15. A nossa candidatura obteve a pontuação máxima e destinava-se à construção de uma unidade composta por valências destinadas a idosos, crianças e deficientes» esclareceu o dirigente acrescentando ainda que «ninguém acredita que os nossos idosos não precisem das mesmas condições que os dos outros distritos».
Todos os responsáveis questionados pelo jornal reafirmaram que apesar de terem visto os projectos reprovados vão tentar obter outros financiamentos e «custe o que custar avançar com os projectos».
jcl
Leave a Reply