António Chorão é uma das figuras incontornáveis da nossa região. Nascido em Aldeia da Ponte, casado com Ermelinda Chorão, de Vila Boa, vivem em Lisboa mas sempre se mantiveram ligados ao concelho.
É intenção deste projecto dar a conhecer figuras marcantes das nossas terras e nesse propósito era obrigatório estar à fala com um dos grandes aficionados da Capeia Arraiana.
Teve papel preponderante na construção da praça de toiros de Aldeia da Ponte, a primeira do concelho e um dos seus ex-libris.
Lançou há 21 anos, em conjunto com Oliveira Manso e José Manuel Gusmão, o festival «Ó Forcão Rapazes!» que reúne em compita nove aldeias raianas.
Colaborou no lançamento do projecto do Lar de Santo Cristo e foi membro fundador da Associação dos Amigos de Aldeia da Ponte.
No decorrer da conversa elegeu como uma das suas iniciativa mais marcantes na acalmia da vida a «Loja da Burra» na sua casa em Vila Boa. Espaço de reunião para amigos que tem como lema: «Viva a velha amizade arraiana e abaixo a sacanagem.»
Foi um dos 12 fundadores, em 2006, da Associação dos Antigos Estudantes da Guarda com sede na Casa das Beiras em Lisboa.
Actualmente, após superar alguns problemas de saúde que o apoquentaram, vive com carácter e verticalidade continuando o convívio com os amigos em almoços fraternais.
jcl
Leave a Reply