Sabugal participa na rede de recolha de biomassa

O equipamento para recolher biomassa e produzir blocos já está adjudicado e vai iniciar a actividade em Março nos concelhos aderentes da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB). O projecto está orçamentado em cinco milhões de euros sendo comparticipado em 75 por cento por verbas comunitárias.

Biomassa - Capeia Arraiana

Equipamento para tratamento de resíduos para Biomassa (foto: D.R. e meramente ilustrativa)

«BioRural» é a designação da rede de aproveitamento de biomassa desenvolvida pela AMCB e que tem prevista o início da actividade em Março deste ano de 2007.
A rede vai dispor de viaturas equipadas com máquinas que vão recolher, cortar e compactar lenhas e outros tipos de biomassa limpando as matas e florestas produzindo blocos que são posteriormente aproveitados pelas autarquias como energia. Vai ser possível, por exemplo, substituir a electricidade nos aquecimentos de escolas ou piscinas municipais.
A AMCB vai entregar a cada um dos municípios uma caldeira experimental e definir um calendário para permitir a circulação das máquinas entre os associados.
O projecto está orçamentado em cinco milhões de euros sendo comparticipado em 75 por cento por verbas comunitárias (Fundo Social Europeu) e faz parte do plano de actividades da AMCB para 2007.
Os municípios aderentes da AMCB são o Sabugal, Guarda, Belmonte, Almeida, Meda, Fundão, Pinhel, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo, Manteigas e Penamacor.
jcl

Deixar uma resposta