O ministro da Justiça, Alberto Costa, apresentou no dia 17 de Janeiro, no Estabelecimento Prisional da Guarda, o sistema de videoconferência que passará a ligar as cadeias aos tribunais.
O Estabelecimento Prisional da Guarda foi o primeiro do país a acolher o equipamento que ligará em videoconferência as cadeias aos tribunais, para assim se evitarem as constantes deslocações dos presos para aí serem ouvidos.
O teste teve pleno sucesso, tendo o membro do governo mantido uma ligação de seis minutos com o Tribunal de Coimbra, com óptima qualidade de imagem e de som.
O sistema agora inaugurado será alargado até ao fim do ano a todas as 55 cadeias que constituem o sistema prisional nacional, permitindo uma ligação directa com os 630 equipamentos de videoconferência que os tribunais já possuem.
Evitando-se as frequentes deslocações dos reclusos aos tribunais vão-se reduzir os elevados custos com o seu transporte.
No processo é intenção de Alberto Costa dar prioridade aos estabelecimentos prisionais localizados no Interior do País, daí a escolha da Guarda para a apresentação pública do arranque da instalação do equipamnento.
plb
Leave a Reply