A construção de hotéis, um aldeamento nas Penhas da Saúde com uma telecabina de ligação à Torre e a ampliação da estação de esqui são os investimentos turísticos no valor de mais de 100 milhões de euros aprovados pelo Governo no programa «Serra da Estrela Dinâmica».
O Programa Integrado Turístico de Natureza Estruturante e Base Regional (PITTER) com o título «Serra da Estrela Dinâmica» prevê 20 projectos para os concelhos da Guarda, Penamacor, Manteigas, Almeida, Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Pinhel e Seia. O Estado vai investir 30 milhões de euros, as autarquias 14 milhões e os privados cerca de 96 milhões.
Um dos projectos, orçado em 12,5 milhões de euros, vai incidir sobre a recuperação do antigo sanatório dos ferroviários na Covilhã transformando-o numa unidade hoteleira de referência. O arquitecto e cineasta Cottinelli Telmo (1897-1948) desenhou, para a CP, diversas obras arquitectónicas sendo de sua autoria, por exemplo, os edifícios de Barcelos, Vila Rela de Santo António e a torre de sinalização do Pinhal Novo. Criou ainda obras emblemáticas como a cidade universitária de Coimbra e o Padrão dos Descobrimentos em Lisboa.
O PITTER contempla a construção de hotéis em Penamacor, Manteigas, Seia, Fornos de Algodres e Gouveia e a reconversão da centenária fábrica de lanifícios Campos Melo na Covilhã.
A conclusão das obras está prevista até final de 2008 e podem vir a ser criados entre 300 e 500 postos de trabalho.
jcl
Leave a Reply