Abriu no dia 3 de Janeiro, no edifício da Câmara Municipal da Guarda, uma «Loja do Cidadão Militar» com o objectivo de cativar jovens para o serviço militar e atender os actuais e antigos militares da região.
O Gabinete de Atendimento do Exército Português vai utilizar um espaço cedido pela autarquia guardense no âmbito de um protocolo celebrado entre ambas as entidades e fica na dependência do Centro de Recrutamento de Viseu.
O espaço funciona com três militares e permite a todos os cidadãos tratar de qualquer assunto relacionado com as forças armadas.
Em declarações à agência Lusa, o major-general Hugo Borges, que representou o Exército na inauguração salientou que o posto «evita as deslocações dos cidadãos da região da Guarda para Viseu ou Lisboa dando conta da criação de espaços idênticos em Castelo Branco, Bragança e Chaves».
O presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, considerou que «o gabinete é importante para a nossa cidade, para a nossa região e distrito pois vem facilitar a vida aos cidadãos com a aproximação entre administração pública e militar indo de encontro aos objectivos do poder local».
A Loja do Cidadão Militar funciona de segunda a sexta-feira entre as 9 e as 16 horas.
jcl
Leave a Reply