O concelho do Sabugal lidera os depósitos bancários per capita (por habitante) com 16990 euros e Almeida vem em segundo com 14520 euros. Os valores mais baixos registam-se em Idanha-a-Nova com 7290 e na Covilhã com 7320 euros por pessoa.
Um estudo sobre «O mercado do crédito na Beira Interior» baseado em dados do INE-Instituto Nacional de Estatística, entre 1995 e 2003, do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social, da Universidade da Beira Interior concluiu que os concelhos da Beira Interior Norte e Serra da Estrela têm o melhor saldo entre o dinheiro que depositam e os créditos que contraem nas instituições bancárias.
O concelho do Sabugal lidera os depósitos per capita (16990 euros) e regista os valores mais elevados dos levantamentos, em média por operação, em caixas Multibanco (72 euros) «certamente porque há menor número de caixas e porque a sua utilização implica deslocações que não são feitas todos os dias» analisa o estudo.
No crédito à habitação os valores mais baixos pertencem ao concelho do Sabugal com 200 euros por habitante e os mais altos aos concelhos de Castelo Branco (1340), Guarda (1021) e Covilhã com 810 euros.
Os dados analisados são referentes aos concelhos do Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Pinhel, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Trancoso (Beira Interior Norte), Covilhã, Fundão e Belmonte (Cova da Beira), Seia, Gouveia e Fornos de Algodres (Serra da Estrela) e Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Penamacor e Idanha-a-Nova (Beira Interior Sul).
jcl
Leave a Reply