A empresa «Águas do Zêzere e Côa» (AZC) está a desenvolver uma campanha de educação ambiental intitulada «Pelo ambiente… aqui separamos» em 80 escolas do 1.º e 2.º ciclo da Beira Interior.
A primeira actividade chama-se «Ecociclos» e vai ser desenvolvida por cinco formadores que se deslocam às escolas para sensibilizar os mais jovens para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos.
A empresa justifica a iniciativa com a necessidade de «aumento dos níveis da recolha selectiva do lixo de 220 mil habitantes da Beira Interior» e garante que «os mais jovens assimilam a mensagem ambiental de uma forma mais forte e positiva».
As apresentações interactivas têm a duração de um dia em cada escola e as crianças têm que responder a questões e colocar os diferentes resíduos nos contentores dos ecopontos certos.
O «Dia dos ecociclos» integra ainda a hora do conto, com a leitura de uma história que sensibiliza para os problemas provocados pela poluição e a entrega de materiais pedagógicos e promocionais.
A campanha «Pelo ambiente… aqui separamos» irá estender-se no próximo ano a todas as faixas etárias da população.
A AZC é responsável pela recolha e tratamento dos resíduos sólidos urbanos nos concelhos do Sabugal, Guarda, Almeida, Belmonte, Celorico de Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel e Trancoso. A central de compostagem de resíduos sólidos está instalada desde Julho de 2001 na Quinta das Areias, no concelho do Fundão.
jcl
Leave a Reply