Primeira Página (19-10-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

Alterações climáticas poderão pôr em causa património do Vale do Côa

Alterações climáticas poderão pôr em causa património do Vale do Côa

.
Notícia de Abertura

«Alterações climáticas poderão pôr em causa património do Vale do Côa – A manter-se o atual cenário ao longo deste século, as alterações climáticas poderão pôr em causa a subsistência dos vales do Côa e do Douro, territórios mais expostos a estes fatores por se situarem numa região mais vulnerável. O alerta foi lançado na semana passada, no Museu do Côa, durante o seminário “Territórios UNESCO e Alterações Climáticas: desafios e soluções, onde vários investigadores mostraram-se «preocupados e atentos» com a variabilidade climática registada naquela zona e poderá colocar em risco património histórico, natural e paisagístico». (In jornal “O Interior”). Vale a pena ler o resto do artigo… (Aqui.)

:: ::
SÁBADO, DIA 12

Em 12 e 13 de Outubro: Jornadas de Fotografia da Guarda

Em 12 e 13 de Outubro: Jornadas de Fotografia da Guarda

.
Pela nossa Região…

«Jornadas de Fotografia da Guarda – Um fotógrafo «também é um embaixador». Fotoclube e IPG organizam jornadas na Guarda As Jornadas de Fotografia da Guarda, que decorrem este fim-de-semana, juntam profissionais e amadores que se reúnem na paixão comum. A Rádio falou com Eduardo Flor e Carlos Martins, dois dos organizadores». (In “Rádio Altitude”). Pode ouvir… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> É muito mau… «Gasolina vai ficar mais barata, mas o preço do gasóleo não mexe». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> E lá fora… «Asteróide de 14 metros de diâmetro ameaça atingir a Terra nos próximos ano». (In “Correio da Manhã”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> E cá dentro… «Prémio Camões para Chico Buarque. Bolsonaro recusa assinar Decreto. Resposta de Chico: «Isso é um segundo prémio para mim». (In Agências).

>> PIOR >> «Tufão Hagibis («Velocidade») no Japão: 1.6 milhões de pessoas abandonaram casas». (In “Notícias ao Minuto”).

:: ::
DOMINGO, DIA 13

O Município da Guarda vai requalificar a zona envolvente à Capela do Mileu

O Município da Guarda vai requalificar a zona envolvente à Capela do Mileu

.
Pela nossa Região…

«O Município da Guarda vai requalificar a zona envolvente à Capela do Mileu e melhorar a acessibilidade para a tornar visitável a Estação Arqueológica – O investimento ronda os 350 mil euros e poderá vir a contar com fundos comunitários. Sérgio Costa, Vice-presidente da Câmara da Guarda, diz que a requalificação avança, logo que as entidades competentes, que têm uma palavra a dizer em relação à Estação Arqueológica do Mileu, dêem o parecer favorável à intervenção – potencial turístico daquele lugar arqueológico – a intervenção a fazer na zona envolvente à Capela do Mileu vai permitir tornar visitável e atrativo o Parque Arqueológico do Mileu». (In “Rádio F”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «A Universidade Nova está no Top-8 das jovens Universidades Europeias no que toca a cinco áreas de conhecimento». (In “SIC”).

>> PIOR >> «Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra esta noite por falta de médicos». (In “Diário de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Prémio Nobel da Paz vai para Abiy Ahmed, Primeiro-Ministro da Etiópia». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Hagibis – tufão já fez pelo menos 18 mortos no Japão». (In “Euronews”).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 14

Guarda: «Temos memória, queremos o Hospital»

Guarda: «Temos memória, queremos o Hospital»

.
Pela nossa Região…

«Temos memória, queremos o Hospital – Passada a euforia dos dias agitados da campanha eleitoral é agora tempo de retemperar forças e ganhar ânimo para dar cumprimento às promessas feitas. Na Guarda, o Secretário-Geral do PS e também Primeiro-Ministro prometeu a segunda fase do Hospital bem como o programa Erasmus no Interior e ainda acabar com a pobreza e elevar o complemento solidário para idosos. As pessoas da Guarda, crianças, jovens e mais velhos, querem continuar a viver nesta cidade altaneira, de bons ares e melhores vistas. Haja verdade, equilíbrio e justiça nas opções políticas e, de certeza, que todo o território ficará a ganhar. No tocante a promessas, o povo tem sempre muitas reservas e sabe que muitas vezes as palavras leva-as o vento. Sobre o Hospital, a Guarda há muito que houve apenas palavras. Será que é desta que a situação vai mudar?». (In “Rádio Covilhã”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Disponíveis 1,4 milhões de vacinas da gripe grátis». (In “Correio da Manhã”).

>> PIOR >> «”Querem que pique a bolha?” Conselheiros do Banco de Portugal compararam Montepio ao caso BES». (In “Notícias ZAP”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Nobel da Economia para Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer pelo trabalho sobre como aliviar a pobreza global». (In “Euronews”).

>> PIOR >> « Decisão de Trump de sair da Síria fortalece, de uma só vez, regime de Assad, Rússia e Estado Islâmico. Presidente americano abandonou ex-aliados curdos, que recorrem ao ditador Assad». (In “Globo”).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 15

Sabugal, Mêda e Trancoso deram bons exemplos. É com projectos destes   que o Interior pode dinamizar-se e reviver...

Sabugal, Mêda e Trancoso deram bons exemplos. É com projectos destes que o Interior pode dinamizar-se e reviver

.
Pela nossa Região…

1 -«ENERTECH – FEIRA DAS TECNOLOGIAS PARA A ENERGIA – O município do Sabugal recebeu durante este fim-de-semana a 4.ª edição do ENERTECH com diversos expositores». Veja a reportagem da LocalvisãoTV… (Aqui.)

2 – «Colóquio de Ciência e Inteligência Artificial – O município de Mêda recebeu o Colóquio sobre Ciência e Inteligência Artificial onde aliou o passado com o futuro». Veja a reportagem da LocalvisãoTV… (Aqui.)

3 – «Vou-me à Feira de Trancoso – O município de Trancoso recebeu este fim-de-semana, “Vou-me à Feira de Trancoso”, um evento inserido nos 12 em rede das Aldeias Históricas». Veja a reportagem da LocalvisãoTV… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Já foi apresentada a lista dos ministros do próximo Governo. Saiba quem são. Costa encontrou-se com o Presidente da República para apresentar novo elenco ministerial». (In “Notícias ao Minuto”). Conheça esse elenco… (Aqui.)

>> PIOR >> «Megaoperação da PJ. Funcionários do SEF, Fisco e Segurança Social detidos por corrupção na legalização de imigrantes». (In todos os OCS).

Lá por fora…

>> MELHOR >> … Por uma vez… «EUA – Trump exige fim da incursão militar turca na Síria e impõe novas sanções a Ancara». (In “Notícias ZAP”).

>> PIOR >> «Desporto. “Desprezível”. Bulgária-Inglaterra marcado por cânticos racistas e saudações nazi». (In várias agências).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 16

Sabugal, 2 e 3 de Novembro - ‘NATURCÔA’

NATURCÔA – Sabugal, 2 e 3 de Novembro

.
Pela nossa Região…

«‘NATURCÔA’ no Sabugal, 2 e 3 de Novembro – Imagem, Natureza e Património – Pretende-se dar a conhecer os valores naturais e histórico-culturais do concelho à sua população, sensibilizando para a importância afetiva, mas também económica e funcional deste seu património, assim como explorar estas riquezas naturais e culturais como atrativo à visitação e descoberta deste rico território, de modo a potenciar o turismo e sustentabilidade da região, e ainda dar a conhecer empresas e/ou marcas locais que ofereçam bons produtos e/ou serviços de alguma forma relacionados com a valorização da natureza/património cultural e mostrá-los como exemplos de empreendedorismo e vitalidade económica da região. Aqui nasce o Côa, o rio que define o território. Responsável direto ou indireto por grande parte do património cultural (material e imaterial) e natural do concelho do Sabugal». (In site da C.M. Sabugal).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Web Summit 10 anos por cá? Executivo cria grupo de trabalho. Anunciados os primeiros 200 oradores da Web Summit 2019. Este ano, Portugal volta a receber executivos da Microsoft ou Tinder e há novas caras da Revolut ou Hulu. Há também um novo “evento secreto”». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Um milhão tem pensões abaixo dos 264 euros». (In “Correio da Manhã”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Jair Bolsonaro em guerra com o presidente do partido A divisão está a afetar a bancada parlamentar e o próprio Governo de Bolsonaro». (In “SIC Notícias”).

>> PIOR >> «Catalunha em guerra nas ruas. Condenação dos independentistas revolta populares». (In várias agências).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 17

Guarda em terceiro lugar nacional na entrada de novos alunos do Ensino Superior

Guarda em terceiro lugar nacional na entrada de novos alunos do Ensino Superior

.
Pela nossa Região…

«Ensino Superior. Guarda em terceiro lugar nacional na entrada de novos alunos – Os institutos politécnicos de Setúbal, Bragança e Guarda (por esta ordem) lideram a lista das instituições de Ensino Superior (33 no total do país) que mais aumentaram o número de alunos colocados comparativamente ao ano passado, terminadas que estão as três fases. O Politécnico da Guarda (teve) mais 76 alunos do que em 2018. A Universidade da Beira Interior aparece em sexto lugar com mais 59 alunos do que no ano anterior e o Politécnico de Castelo Branco está na 11.ª posição com mais 38 estudantes. Em termos percentuais o IPG preencheu 62,7% das vagas, com 640 novos alunos». (In “Rádio Altitude”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Risco de pobreza em Portugal é o mais baixo de sempre». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Dois anos depois dos fogos, Castelo de Paiva continua à espera de apoios para se reerguer». (In “SIC Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Já há acordo para o Brexit». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Catalunha sem solução: distúrbios e incêndio de carros nas avenidas». (In “Euronews” e agências várias).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 18

Faltam médicos em Seia - a situação é «gravíssima»

Faltam médicos em Seia e a situação é «gravíssima»

.
Pela nossa Região…

«Concelho de Seia vive situação gravíssima por falta de médicos – A Comissão de Saúde, Infraestruturas e Coesão Territorial da Assembleia Municipal de Seia deliberou, por unanimidade, solicitar reuniões com caráter de urgência, nomeadamente com políticos e responsáveis da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, para discutir a prestação de cuidados no concelho. A medida surge face à situação muito difícil e gravíssima que se vive no concelho quanto à prestação pública de cuidados de saúde primários e hospitalares». (In jornal “O Interior”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Portugal tem risco de pobreza mais baixo de sempre». (In “RTP”).

>> PIOR >> «Frederico Varandas: “Estamos envergonhados”». (In “Jornal de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava». (In “Público”).

>> PIOR >> «Brexit: Juncker antevê situação extremamente complicada se Parlamento britânico rejeitar acordo». (In “Correio da Manhã”). E também… «Trump está a tentar destruir a Europa e isso inclui o Brexit». (In “Diário de Notícias”).

19 de Outubro de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta