Primeira Página (05-10-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

Litoral deve pagar pelo que recebe do Interior

Litoral deve pagar pelo que recebe do Interior

.
Notícia de Abertura

«Litoral deve pagar pelo que recebe do Interior – “O turismo pode e deve ser uma grande alavanca do desenvolvimento. O turismo ajuda, mas não pode ser o motor económico exclusivo de um país ou de uma região”, afirmou o secretário de Estado, reconhecendo que “no Interior o setor exige mais inteligência e solidariedade dos agentes turísticos, dadas as dificuldades acrescidas com que se debatem esses territórios. Interior: território de oportunidades com capacidade para gerar riqueza para valorizar, enaltecer e ajudar a abrir caminhos de esperança em territórios que se debatem contra a ausência, a distância e o esquecimento. Temos que ter condições diferenciadas no acesso ao investimento”…». (In “Jornal do Fundão”).

:: ::
SÁBADO, DIA 28

Cereja ajuda n aterapia do cancro da próstata - estudo de duas investigadoras da UBI

Cereja ajuda na terapia do cancro da próstata é a principal conclusão de estudo de duas investigadoras da UBI

.
Pela nossa Região…

«Cereja ajuda na terapia do Cancro da Próstata – É esta a principal conclusão de um trabalho liderado por Ana Paula Duarte e Sílvia Socorro, do centro de investigação em ciências da saúde da universidade da Beira Interior. Os resultados deste trabalho foram recentemente publicados na revista científica “Nutrition and Cancer” e onde é demonstrado que “extractos de cereja têm capacidade de alterar o comportamento das células tumorais, com efeitos positivos no controlo da sua sobrevivência e metabolismo” refere a UBI em comunicado». (In “Rádio Cova da Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Taxa de desemprego de julho revista em baixa. Em agosto terá sido de 6,2%. Combustíveis? Preços vão ficar mais baratos na próxima semana». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Novo Banco perdoa 25 milhões à Malo Clinic. CGD também abdica de créditos em dívida». (In “Notícias ao Minuto”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Oceanos melhoraram em contaminantes antigos e estão piores no resto». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Mais de 40% das espécies de árvores estão ameaçadas na Europa». (In “Notícias ao Minuto”).

:: ::
DOMINGO, DIA 29

Foram efectuadas visitas às fábricas reais da Covilhã, a Veiga e a de Panos

Foram efectuadas visitas às fábricas reais da Covilhã, a Veiga e a de Panos

.
Pela nossa Região…

«Museu de Lanifícios promove visitas guiadas à Real Fábrica de Panos e à Real Fábrica Veiga – No âmbito das Jornadas Europeias do Património, que este ano são subordinadas ao tema “Artes, Património e Lazer” – visitas gratuitas às Fábricas Reais de 27 a 29 de Setembro – apoio do Mestrado Integrado em Arquitectura (Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da UBI) e da Câmara Municipal da Covilhã. Do programa para estes dias destacou-se a exposição documental “Heritage and GIS: when past and future meet in Arquicteture teaching”, percursos orientados por guias ao “Património Industrial da Ribeira da Goldra”, inserido no itinerário cultural Rota da Covilhã, e ainda visitas guiadas aos dois núcleos do Museu, a Real Fábrica de Panos e Real Fábrica Veiga». (In jornal “A Guarda”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Guerra dos spreads. Já há dois bancos a cobrar apenas 1%». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Furacão Lorenzo. Probabilidade de atingir Açores acima de 80%».(In “Notícias ao Minuto”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Angola quer Conselho de Segurança da ONU alargado MUNDO Angola quer Conselho de Segurança da ONU alargado». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Boris Johnson sob suspeita de defender «no deal» para beneficiar especuladores». (In “Diário de Notícias”).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 30

Jornadas Ibéricas de Ortopedia na Guarda (Foto: Arquivo Rádio F)

Jornadas Ibéricas de Ortopedia na Guarda (Foto: Arquivo Rádio F)

.
Pela nossa Região…

«A Guarda acolheu este sábado as “V Jornadas Ibéricas de Ortopedia” – Estas jornadas ibéricas só acontecem na Guarda, graças à boa colaboração do médico espanhol, Juan Blanco. Esta edição (foi) dedicada aos Tumores Osteoarticulares e Tecidos Moles. Os oradores foram investigadores e médicos da aérea ortopédica, oriundos dos conceituados hospitais espanhóis, também do Brasil e ainda dos três hospitais centrais do nosso país. Luís Camarinha acrescentou ainda que as Jornadas Ibéricas de Ortopedia são para continuar nesta cidade, desde que haja vontade, apesar de, diz o médico, a tutela e as diversas entidades públicas que gerem a saúde, parecem ter esquecido a Guarda». (In “Rádio F”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «A economia portuguesa cresce e continua “pronta para investir”, apoiada sobretudo nas exportações e investimento privado. Crescimento deve continuar ao longo de 2020, oferecendo boas perspetivas às empresas». (In “Equipa Raize”, Estudos).

>> PIOR >> «Guerra comercial EUA-Europa: vinhos verdes, quijos e azeites podem ser muito prejudicados». (In “SIC Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> E cá dentro… «Saúde – Resistência das bactérias aos antibióticos é finalmente desvendada». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Brexit a 31 de outubro vai para a frente seja como for, insiste Boris». (In “Diário de Notícias”).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 01

Castelo Mendo (na foto) e Mêda em actividade cultural dinâmica

Castelo Mendo (na foto) e Mêda em actividade cultural dinâmica

.
Pela nossa Região…

«A Menda e o Monstro – Durante dois dias a aldeia histórica de Castelo Mendo viveu sob as lendas da região». Ver… (Aqui.)

«Jornadas Europeias do Património – O município de Mêda comemora as Jornadas Europeias do Património com uma vindima realizada num lagar escavado na pedra». Ver… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Tancos. Joana Marques Vidal remeteu o processo para o DCIAP». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «Lorenzo. Grupo ocidental dos Açores prepara-se para o furacão esta quarta-feira. O grupo ocidental do arquipélago dos Açores deve ser o mais afetado …». (In “RTP Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Tribunal rejeita último recurso de Nicolas Sarkozy. Antigo presidente francês vai ser julgado pela justiça, por alegada corrupção». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Ataque a Centro Comercial na Finlândia». (In “Euronews” e Agências internacionais)

«Falência da Thomas Cook encerra de imediato 500 hotéis em Espanha». (In “Euronews”).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 02

Em Lisboa celebram-se os 80 anos que o filósofo, historiador e escritor   Pinharanda Gomes faria a 7 de Outubro

Em Lisboa celebram-se os 80 anos que o filósofo, historiador e escritor Pinharanda Gomes faria a 7 de Outubro

.
Pela nossa Região…

«Celebração dos dos 80 anos de Pinharanda Gomes – A 7 de outubro, dia em que Pinharanda Gomes faria oitenta anos (essa era a data oficial do seu registo de nascimento), no Salão Nobre do Palácio da Independência (Lisboa), realizar-se-á um encontro em sua homenagem, numa parceria entre diversas Instituições, a que a Câmara Municipal do Sabugal se associa e onde participará». (In “Localvisão TV-Guarda”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Supremo Tribunal aceita recurso sobre dragagens no Sado». (In “Público”).

>> PIOR >> «Furacão Lorenzo ataca Açores. Desalojados nas Flores. Destruição do porto». (In vários órgãos de comunicação social).

Lá por fora…

>> MELHOR >> E cá dentro… «Uma equipa de investigadores criou uma prótese para pessoas cujas pernas foram amputadas que permite recriar sensação no joelho e pé, evitando quedas e permitindo movimentos complexos». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Águas frias limitam intensidade do Lorenzo, mas a tempestade já bateu recordes». (In “Diário de Notícias”).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 03

II Capítulo da Confraria do Cabrito na Brasa do Sabugal

II Capítulo da Confraria do Cabrito na Brasa do Sabugal

.
Pela nossa Região…

«II Capítulo da Confraria do Cabrito na Brasa – No próximo dia 12 de Outubro a Freguesia de Casteleiro vai receber o II Capítulo da “Confraria do Cabrito na Brasa – Sabugal”». (In “Viver Casteleiro”). «Confraria do Cabrito na Brasa nasceu no Sabugal há um ano. Sendo o cabrito um dos ex-libris das terras do Rio Côa, e porque pretendem promover e incentivar a produção, preservar a qualidade e fomentar o consumo, surge agora a Confraria do Cabrito na Brasa…». (In jornal “Beira”, Outubro de 2018).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «SNS terá 1,4 milhões de doses de vacina contra a gripe a partir de 14 de outubro». (In “Google News”).

>> PIOR >> «Sismo de 3.1 na escala de Richter sentido na ilha do Faial». (In “Agência Lusa”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Bruxelas quer retaliar com tarifas de 11 mil milhões contra os EUA». (In “Jornal de Negócios”).

>> PIOR >> «Hong Kong – Violência grave contra manifestantes». (In vários OCS). «Um morto e 200 feridos em manifestação contra a corrupção em Bagdad». (In “Diário de Notícias”).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 04

Naturcôa (fotografia da Natureza) - a 2 e 3 de Novembro, no Sabugal

Naturcôa (fotografia da Natureza) – 2 e 3 de Novembro, no Sabugal

.
Pela nossa Região…

«‘NATURCÔA’ Imagem, Natureza e Património Sabugal – Nos dias 2 e 3 de novembro, o concelho do Sabugal vai ser palco do evento de fotografia de natureza ‘Naturcôa’, onde não vão faltar conferências, workshops, exposições, mas também um passeio fotográfico. Numa lógica de sustentabilidade ambiental, esta iniciativa tem como principal propósito partilhar, problematizar e valorizar as grandes riquezas naturais e culturais do território sabugalense junto dos munícipes, visitantes e parceiros. Entre os objetivos específicos, pretende-se dar a conhecer os valores naturais e histórico-culturais do concelho à sua população – valorização da natureza/património cultural e mostrá-los como exemplos de empreendedorismo e vitalidade económica da região. Aqui nasce o Côa, o rio que define o território. Responsável direto ou indireto por grande parte do património cultural (material e imaterial) e natural do concelho do Sabugal». (In “Guia da Cidade” – Sabugal).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Marinha e Força Aérea apoiam Ilha das Flores depois do Lorenzo». (In “RTP”).

>> PIOR >> «Portugueses pagam 30 milhões por perdão a clínica». (In “Jornal de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Reino Unido“Vamos parar de brincar às escondidas”. UE quer ver plano de Boris para o Brexit na íntegra». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Mais de 14.000 violações graves contra direitos das crianças no Afeganistão desde 2015 – ONU». (In “Correio da Manhã”).

5 de Outubro de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta