Tenreira Martins apresenta livro de sonetos

Literatura - Capeia Arraiana (orelha)

O escritor Joaquim Tenreira Martins, natural de Vale de Espinho, publicou recentemente um livro de sonetos – «Meu País é a Diáspora». A apresentação será feita pelo prof. Albino Lopes e está marcada para quinta-feira, dia 10 de Outubro, às 18 horas, no Forte de São Bruno, em Caxias. Estão convidados todos os sabugalenses e amigos da cultura.

«O meu País é a Diáspora» de Joaquim Tenreira Martins

«O meu País é a Diáspora» de Joaquim Tenreira Martins

O sabugalense Joaquim Tenreira Martins, natural de Vale de Espinho, publicou um novo livro. Com o título «Meu País é a Diáspora» tem 60 sonetos ilustrados a tinta da china pelo mestre António Cristóvão. A apresentação está a cargo do prof. Albino Lopes e está marcada para o dia 10 de Outubro, às 18 horas, no Forte de São Bruno, em Caxias, em frente à estação de caminho de ferro da linha de Cascais

O autor explica na primeira pessoa:

«Nos 60 sonetos perpassam, naturalmente, os sentimentos de alguém que vive na diáspora, como tantos milhões de portugueses.

Neles perscruto o tempo e o modo num país que me deu a oportunidade de renascer. Atravesso fronteiras reais e imaginárias e saboreio a liberdade que, frágil e exuberante, eclodiu numa manhã de Abril.

Descubro a ternura, terreno fértil para o infinito da poesia, e não deixo de vislumbrar utopias que poderão tornar o mundo melhor.

O mestre António Cristóvão encontrou nestes sonetos motivos para dar largas ao seu mundo pictórico e prenda-me com 60 Tintas das China, dialogando em permanência com esta minha obra poética.

Como não reconhecer que estes são verdadeiros momentos de graça que raramente acontecem numa vida?

Obrigado à Poesia e à arte dos Sonetos que nenhum outro meio de escrita pode transmitir!»

:: ::
Joaquim Tenreira Martins trabalhou no Serviço Social e Jurídico da Embaixada de Portugal na Bélgica durante muitos anos.

jcl

Deixar uma resposta