Livro de Manuel Sanches apresentado na Casa do Sabugal

Adérito Tavares - Na Raia da Memória - © Capeia Arraiana (orelha)

O livro de Manuel Sanches, «1908-1910 – Frades Jesuítas Correm Portugal pela Muita Tinta dos Jornais» vai ser apresentado no dia 12 de Outubro, sábado, na Casa do Concelho do Sabugal.

Capa do livro de Manuel Peres Sanches

Capa do livro de Manuel Peres Sanches

Não são muitas as obras sobre a história local sabugalense. As fontes existem, geralmente muito dispersas, mas exigem uma aturada e persistente investigação.

A «questão religiosa», que dividiu fortemente o País durante a I República, contribuiu decisivamente para o enfraquecimento do regime e teve no concelho do Sabugal, particularmente em Aldeia da Ponte, alguns episódios marcantes. O Dr. Manuel Peres Sanches, psicólogo, natural precisamente de Aldeia da Ponte, acaba de publicar, em Fevereiro deste ano, um estudo profundo e exaustivo sobre esta temática: «1908-1910 – “Frades Jesuítas” Correm Portugal pela Muita Tinta dos Jornais».

Este livro, que eu próprio terei o gosto de apresentar no próximo dia 12 de Outubro à tarde, na Casa do Concelho do Sabugal, começa por contextualizar a questão religiosa em Portugal, particularmente o antijesuitismo, desde as décadas finais da Monarquia até à implantação da República, relevando igualmente a conjuntura sociopolítica. Centra-se depois em torno do Colégio de Aldeia da Ponte e na repercussão alcançada na imprensa local e nacional por esta questão. Neste aspecto, Manuel Sanches efectua uma análise muito abrangente, resultante de uma pesquisa minuciosa.

Embora já existam alguns textos parcelares sobre a expulsão dos frades de Aldeia da Ponte (ditos «Jesuítas») e sobre o encerramento do seu Colégio, Manuel Sanches, graças à análise detalhada de estatutos, cartas e relatórios, clarifica esta questão de forma exemplar.

Podemos assim dizer que a história local sabugalense fica muito enriquecida com este estudo, tal como é referido no precioso prefácio de Pinharanda Gomes, cujas palavras de elogio são justíssimas.

:: ::
«Na Raia da Memória», opinião de Adérito Tavares

One Response to Livro de Manuel Sanches apresentado na Casa do Sabugal

  1. Ramiro Manuel Lopes de Matos diz:

    É com grande honra que a Casa do Concelho do sabugal é palco da apresentação deste livro cujo autor é o Manuel Sanches, grande sabugalense, grande arraiano e grande amigo da Casa com quem tem colaborado desde, praticamente, a sua fundação.
    A participação do professor Adérito Tavares é .mais uma razão para todos estarem presentes.
    A sessão começará pela uma da tarde com o almoço, a que se seguirá a atuação do Grupo “Beata Tempora” (Tempos Felizes), terminando com a apresentação do livro.

Deixar uma resposta