A hospedaria do Pirão

Em 5 de Setembro de 1835 foi publicado no jornal Artilheiro, do Porto, um curioso anúncio dando conta da abertura, em Coimbra, de uma hospedaria especialmente vocacionada para alojar estudantes.

Coimbra antiga

«José Simões Pirão faz saber que no dia 1º do mez de outubro do corrente anno abrirá na cidade de Coimbra uma decente e commoda hospedaria no convento que foi dos frades Jeronymos, situado ao Castello d’aquela cidade, aonde os senhores que queiram honrar este estabelecimento encontrarão as commodidades que possam desejar, e o mais decente tratamento, tudo por limitados preços.
Esta nova hospedaria pelo local onde se vai abrir, bairro alto da cidade, é particularmente destinada para os senhores estudantes que frequentarem a universidade. Aos quaes se faz saber que alli terão, cada um d’elles, um decente quarto, independente sobre si, para sua habitação e estudo – almoço de chá ou café, ou de garfo – jantar de sopa, vacca, arroz, prato do meio, e sobremesa; – e ceia de um prato de carne, ou aves, ervas, sobremesa ou chá – calçado limpo, luz, criado para os servir, etc., etc., tudo servido pelo melhor modo e decência, e pelo commodo e limitado preço de 8000 réis mensal.
(…)»

:: ::
Paulo Leitão Batista, «Histórias de Almanaque»

Deixar uma resposta