Primeira Página (28-09-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

Associações da Guarda, Sabugal e Almeida repudiam proibição de carne de vaca

Associações do Sabugal, Guarda e Almeida repudiam proibição de carne de vaca

.
Notícia de Abertura

«Criadores da Guarda repudiam decisão da Universidade de Coimbra sobre carne de vaca – Três associação de criadores de ruminantes do distrito da Guarda manifestaram hoje “estranheza e repúdio” pelas declarações do reitor da Universidade de Coimbra relacionadas com a proibição da carne de vaca nas cantinas e esclarecem o reitor da Universidade de Coimbra que, na grande maioria das explorações pecuárias dos seus associados, os animais “são criados em regime extensivo, encontrando-se as explorações em Modo de Produção Integrada ou Biológica”. Lembram ainda que a proposta, a ser replicada, “levará ao abandono de vastas zonas do interior, ocupadas por solos esqueléticos muito pobres, sem outro tipo de aptidão, que não a instalação de pastagens biodiversas, para pecuária extensiva”. As associações ACRIGUARDA, ACRISABUGAL e ACRIALMEIDA referem ainda que onde existe pecuária, neste caso, bovinos, “há muito menos incêndios rurais pela ação dos próprios animais e limpeza de matos efetuada pelos verdadeiros amigos do ambiente: os agricultores”». (In “Jornal do Fundão”).

:: ::
SÁBADO, DIA 21

Orientação pedestre: prova ibérica em Penamacor

Prova ibérica de Orientação Pedestre em Penamacor

.
Pela nossa Região…

«Orientação Pedestre. Penamacor recebe prova ibérica – Entre 20 a 22 de Setembro, Penamacor recebe o “Penamacor Internacional Orienteering Meeting 2019″, Campeonato Ibérico Masculino de Orientação Pedestre (CIMO)”. O evento tem a realização de três etapas distintas e pontuáveis para as Taças de Portugal OP, de Floresta e Sprint, e Liga Espanhola FEDO, em distintos escalões. A organização é do Município de Penamacor e Clube de Orientação do Centro». (In “Rádio Cova da Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Escola de pastores arranca na segunda-feira em Castelo Branco para renovar a classe». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «Prejuízos da TAP no primeiro semestre agravam-se». (In “Diário de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Clima: Juventude mundial reúne-se em Nova Iorque para exigir ação». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «EUA anunciam reforço militar no Médio Oriente a pedido de países árabes». (In “Euronews”).

:: ::
DOMINGO, DIA 22

Feira Farta da Guarda reuniu 400 produtores

Feira Farta da Guarda reuniu 400 produtores

.
Pela nossa Região…

«Feira Farta da Guarda reúne este fim de semana 400 produtores – É a montra anual das colheitas, dos sabores e aromas mais emblemáticos do concelho». (In “SIC Notícias”). Veja e oiça a reportagem da SIC Notícias… (Aqui.)
Os produtos endógenos das freguesias do concelho da Guarda são o ponto central da Feira Farta. O certame, que se realiza este fim de semana, tem também como destaque as atuações de Rouxinol Faduncho e Anjos. A quinta edição da Feira Farta da Guarda foi apresentada na passada sexta-feira, em conferência de imprensa realizada no parque municipal. Agendado para este fim de semana na envolvente ao mercado municipal, o evento volta a promover os produtos locais das freguesias do concelho, afirmando-se como «motor de valorização da economia local», segundo a autarquia. Estarão presentes 420 produtores oriundos das 43 freguesias. (In jornal “O Interior”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Milhares nas provas de vinhos e queijos na Festa das Vindimas em Viseu». (In “SIC Notícias”).

>> PIOR >> «Grupo Espírito Santo saca 630 milhões de euros a clientes com contas no Dubai». (In “Correio da Manhã”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Clima: Juventude mundial reúne-se em Nova Iorque para exigir ação». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Carro invade centro comercial nos EUA e lança o pânico». (In “Notícias ao Minuto”).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 23

Trancoso - Espaço da Castanha vai para o antigo Quartel da GNR

Trancoso – Espaço da Castanha vai para o antigo Quartel da GNR

.
Pela nossa Região…

«Antigo Quartel da GNR em Trancoso vai ser adaptado para acolher espaço dedicado à castanha – “O investimento é de 450 mil euros e deverá estar concluído dentro de um ano”. O concelho de Trancoso tem cerca de 900 produtores de castanha, uma atividade que gera cinco a seis milhões de euros por ano. “Trancoso é o concelho de maior produção de castanha da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela». (In jornal “A Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Por causa do PIB, pensões voltam a subir no próximo ano». (In ”Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Gasóleo e gasolina estão mais caros.». (In “Agência Lusa”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Clima: Líderes políticos mundiais reúnem-se hoje na Cimeira da Ação Climática. Marcelo discursa». (In “Correio da Manhã”).

>> PIOR >> «O desperdício alimentar na cadeia do frio atinge máximos históricos». (In “Jornal de Notícias”).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 24

Descoberta igreja medieval no Castro do Jarmelo?

Descoberta igreja medieval no Castro do Jarmelo?

.
Pela nossa Região…

«Escavações no Castro do Jarmelo mostram estrutura de uma antiga igreja medieval? Umas escavações, realizadas no mês passado, no Castro do Jarmelo, no concelho da Guarda, mostraram o que poderá ser a estrutura de uma antiga igreja medieval que existiu naquele local. Os arqueólogos e encontraram lajes de granito e alguns materiais cerâmicos. O presidente da Junta de Freguesia de São Pedro do Jarmelo, António Santos explica que os trabalhos já tiveram início no ano passado e são para continuar». (In “Rádio F”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «EDP assina compromisso para travar aquecimento global». (In “Economia ao Minuto”).

>> PIOR >> «Tribunal Europeu condena Estado e deixa recado aos tribunais portugueses». (In “Agência Lusa”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Oposição considera discurso de Bolsonaro uma vergonha internacional». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Boris Johnson insiste em nova suspensão do Parlamento». (In “Euronews”).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 25

4ª edição da ENERTECH em 11, 12 e 13 de Outubro - No Pavilhão Multiusos, Sabugal

4.ª edição da ENERTECH nos dias 11, 12 e 13 de Outubro no Pavilhão Multiusos, Sabugal

.
Pela nossa Região…

«4.ª edição da ENERTECH nos dias 11, 12 e 13 de Outubro no Pavilhão Multiusos ExpoSabugal – No âmbito da estratégia “Sabugal, fonte de energia natural” o espaço da Enertech não se limita apenas às energias renováveis; é, igualmente, uma montra para exposição e venda de produtos, desde o artesanato à gastronomia, contando, ainda, com vários momentos musicais e uma caminhada». (In site da CM Sabugal).
«A Feira Farta, na Guarda, abriu portas a mais uma edição no Mercado Municipal da Guarda e contou com inúmeros visitantes». (In “Localvisão TV-Guarda”). Ver reportagem… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Portugal avançará com livre circulação mesmo sem unanimidade na CPLP». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Oito em cada dez crianças sem vagas nas creches». (In “Jornal de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «EUA: Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com destituição de Trump». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Reino Unido: Boris coleciona derrota atrás de derrota mas promete resistir até ao fim». (In jornal “Diário de Notícias”).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 26

 CM Guarda não vai aumentar taxas e tarifas de 2020

Câmara Municipal da Guarda não vai aumentar taxas e tarifas de 2020

.
Pela nossa Região…

«Câmara da Guarda mantém em 2020 os valores dos impostos e das taxas – A Câmara Municipal da Guarda delibero manter a taxa de IMI em 0,40% para os prédios urbanos, assim como o IMI Familiar, que prevê uma redução de 20 euros para famílias com um filho, de 40 euros para os agregados com dois filhos e de 70 euros para os lares com três ou mais filhos. Para os prédios urbanos degradados, a taxa de majoração será de 30%, e do dobro, no caso dos prédios rústicos com áreas florestais que se encontrem em situação de abandono – Quanto à Derrama [imposto municipal que incide sobre o lucro tributável das pessoas colectivas], a Câmara Municipal da Guarda aprovou manter a taxa de 0,15% para os sujeitos passivos com um volume de negócios que não ultrapasse os 150 mil euros». (In jornal “Terras da Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Caso de Tancos com 9 acusados de planear e executar furto e 14 de encenar a recuperação. Ministério Público considera extremamente graves crimes imputados a Azeredo Lopes: abuso de poder, denegação de justiça e prevaricação». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Serviços públicos. Há mais insatisfação e é a Segurança Social que motiva mais queixas». (In “Agência Lusa”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Dilma diz que discurso de Bolsonaro na ONU foi vergonha planetária». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Seca no sul de Angola afeta 2,3 milhões de pessoas» e «Sismo de magnitude 5.8 atinge Istambul». (In Agências Internacionais).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 27

Transvases de barragem: CMSabugal pede regulação autónoma

Transvases da barragem do Sabugal: Autarquia sabugalense pede regulação autónoma

.
Pela nossa Região…

«Sabugal pede ao Governo regulação independente de transvases de água da barragem – Habitantes e autarcas do Sabugal decidiram na quarta-feira enviar uma exposição ao próximo Governo, a pedir a regulação independente de transvases de água e a redefinição de níveis mínimos na albufeira da barragem local. O documento, a enviar aos ministros da Agricultura e do Ambiente do Governo que sair das eleições do dia 06 de Outubro, foi aprovado numa reunião que juntou cerca de oitenta pessoas. A audição pública decorreu na quarta-feira no pavilhão da Junta de Freguesia do Sabugal, por iniciativa da Associação Malcata com Futuro (AMCF), da União de Freguesias de Sabugal e Aldeia de Santo António e das Juntas de Freguesia de Malcata, Quadrazais, Foios e Vale de Espinho. A AMCF esclareceu que os transvases entre as albufeiras do Sabugal e da Meimoa são geridos pela Associação de Beneficiários do Regadio da Cova da Beira e que esta decide unilateralmente sem estar submetida a qualquer regulação». (In jornal “Terras da Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Portugal mobiliza-se pelo clima. É dia de greve e manifestações». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Invasão do Ministério da Saúde». (In “RTP”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Casa Branca tentou esconder com um código secreto transcrição da chamada de Trump com Zelenskyy. Denúncia já está publicada na íntegra». (In “Expresso”).

>> PIOR >> «Boris recusa-se a pedir desculpa e insiste em cumprir o Brexit». (In “Diário de Notícias”).

28 de Setembro de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta