Inovação Social – uma oportunidade

Paulo Leitão Batista - Contraponto - © Capeia Arraiana (orelha)

O Fundo para a Inovação Social tem já em análise as primeiras candidaturas de projectos de inovação e empreendedorismo na área social. Tal financiamento permite o desenvolvimento de boas ideias para a resolução de alguns dos problemas sociais que afetam os nossos territórios.

A inovação social faz-se num contexto criativo de proximidade

Assegurado por verbas comunitárias e nacionais, o Fundo para a Inovação Social fomenta soluções de desenvolvimento no quadro dos conceitos de «Empreendedorismo Social» e «Economia de Impacto», cujo período de candidaturas está a decorrer (aqui).

É nesse enquadramento que o Sabugal tem a oportunidade de projectar soluções inovadoras para alguns dos problemas sociais que afligem a nossa vida concelhia.

O empreendedorismo social é um conceito que se vem desenvolvendo e que aponta para ideias inovadoras que respondam a problemas comunitários, visando sempre um fim social. Importa, contudo, reter que um projecto de inovação social comporta uma resposta diferente das soluções convencionais, gerando um impacto positivo ao resolver ou atenuar o problema que lhe serve de motivação. No concreto, trata-se de disponibilizar bens e serviços que beneficiem a sociedade local, num contexto criativo e de proximidade.

No concelho do Sabugal há pessoas em situação de risco social, com problemas como a carência económica, a exclusão, o abandono ou o isolamento, e que precisam de apoio para recuperarem a esperança. É necessário inserir essas pessoas em contextos com qualidade de vida e emancipação social.

Possíveis áreas de inovação social num território com o concelho do Sabugal:

– Apoiar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na resolução dos seus problemas quotidianos.

– Apoiar a climatização das casas de pessoas idosas com poucos recursos, usando fontes de energia renovável.

– Apoiar juridicamente pessoas carenciadas na resolução de problemas fundiários (muito comuns no nosso contexto social e normalmente relacionados com heranças e partilhas não resolvidas)

– Apoiar os idosos que vivem sós e isolados, colocando-os em interacção com a comunidade.

No âmbito da inovação social deixamos aqui o exemplo de um projecto bem sucedido no Brasil, designado «Freguesia do Livro», e que também pode servir de inspiração para um projecto a implementar no nosso contexto:
Trata-se da promoção da leitura, levando livros a quem gosta de ler. Foi assim que se criou uma corrente literária com livros em movimento, de lugar para lugar, incentivando a leitura de todos e para todos. O projecto apelou à doação de livros, que organizou e encaminhou para pontos de leitura, dotando mesmo algumas comunidades com pequenas bibliotecas tendo em conta o perfil das pessoas e os seus gostos de leitura.

:: ::
«Contraponto», de Paulo Leitão Batista

One Response to Inovação Social – uma oportunidade

  1. LUIZ CARLOS PEREIRA DE PAULA diz:

    A Freguesia do livro considero uma boa ideia! Pessoalmente tenho muitos livros que podiam ser aproveitados mas que já tentei ceder, sem resultado à Biblioteca do Sabugal e de Carnaxide mas sem resultados palpáveis.

Deixar uma resposta