Primeira Página (21-9-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

Invento da Universidade da Beira Interior patenteado nos EUA!!!   Os nossos parabéns bem merecidos...

Invento da Universidade da Beira Interior patenteado nos EUA
Os nossos parabéns bem merecidos…

.
Notícia de Abertura

«Invenção da UBI já pode ser utilizada nos Estados Unidos – Um dispositivo desenvolvido na Universidade da Beira Interior (UBI) – no Departamento de Engenharia Electromecânica – está patenteado nos Estados Unidos e disponível para a indústria americana de diversos setores, nomeadamente, no aeronáutico ou de produção de energia eólica em zonas de montanha, anunciou hoje a UBI. A tecnologia criada por três investigadores da UBI, José Páscoa, Madhi Abdollahzadeh e Frederico Rodrigues, é baseada em atuadores a plasma e tem um campo vasto de aplicação. Além das aeronaves, pode servir para melhorar sistemas de produção de energia eólica e outros dispositivos onde ocorra acumulação de gelo». (In “Jornal do Fundão”).

:: ::
SÁBADO, DIA 14

Mural de Arte Urbana no Sabugal, junto do Mercado Municipal (na foto o vereador e o autor)

Mural de Arte Urbana no Sabugal, junto do Mercado Municipal
(na foto Amadeu Neves, vereador, e @Styler, o autor)

.
Pela nossa Região…

«Mural de Arte Urbana no Sabugal – O projeto ‘Arte Urbana’ foi um dos vencedores do Orçamento Participativo (OP) Sabugal 2018, tendo como proponente Pedro Figueiredo. Esta intervenção artística, junto ao Mercado Municipal, já surpreende os sentidos de todos os residentes e visitantes, transportando-os para “uma galeria a céu aberto”, como referido na proposta. Da autoria do artista Styler, e numa ótica de promoção do património material e imaterial concelhio, o mural reflete um quadro de singularidades que tornam este território único, despertando a curiosidade e o interesse dos que aqui residem e de todos os quantos nos visitam». (In site da C.M. Sabugal).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Justiça arrestou 2.200 obras-de-arte a Joe Berardo». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «75 fogos ativos em Portugal. Aldeia evacuada em Valpaços». (In “Diário de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Não há duas sem três. UE pondera novo adiamento ao Reino Unido». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Chuvas torrenciais em Espanha fazem três mortos e dezenas de desalojados». (In “Notícias ZAP”).

:: ::
DOMINGO, DIA 15

Festival da Cherovia no centro histórico da Covilhã: 19 a 22 de Setembro

Festival da Cherovia no centro histórico da Covilhã de 19 a 22 de Setembro

.
Pela nossa Região…

«Festival da Cherovia no centro histórico da Covilhã – 19 a 22 de Setembro – décima segunda edição – Quando o festival se iniciou, a produção de cherovia no concelho era quase residual e apenas feita por algumas famílias. O cenário hoje é diferente, estimando a organização que anualmente se produzam 20 toneladas, sendo a freguesia do Ferro a maior produtora do concelho – No sábado o festival de folclore do Vitória de Santo António vai voltar a fazer parte do calendário deste certame e no domingo o principal destaque vai para um festival de bandas em que para além da banda da Covilhã vão participar as filarmónicas de Galveias, Manteigas e Idanha-a-Nova». (In “Rádio Cova da Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Maternidade Alfredo da Costa reabre urgência. O serviço está em contingência há vários dias pela falta de profissionais». (In “SIC Notícias”).

>> PIOR >> «Chuva e trovoada atingem norte e centro nos próximos dias Depois de dias de muito calor, as temperaturas descem e a semana vai ter chuva e trovoada». (In “Diário de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Boris Johnson fala em grandes progressos para se chegar a acordo com UE». (In “Correio da Manhã”).

>> PIOR >> «Preços do combustível ameaçados com travão do petróleo na Arábia Saudita». (In “Jornal de Notícias”).
«Depois do furacão Dorian, Bahamas sente os efeitos do Humberto». (In “Diário de Notícias”).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 16

Manteigas recebeu a Bandeira de “Cidade de Excelência"

Manteigas recebeu a Bandeira «Cidade de Excelência»

.
Pela nossa Região…

«A Rede de Cidades e Vilas de Excelência entregou ao município de Manteigas a Bandeira “Cidade de Excelência – Nível III” – Os fundamentos para tal acontecimento, prendem-se com como reconhecimento público do meritório trabalho que tem vindo a desenvolver no âmbito dos trabalhos de qualificação da vila e o grau de evolução da implementação do Plano de Acção Local proposto pela Câmara Municipal de Manteigas aquando da adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, incidindo nos eixos “Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana” e “Cidade ou Vila Turística”». (In “Rádio Caria”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Iniciativa ibérica dá cerca de dois milhões a quatro projetos científicos portugueses». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Médicos sem especialização em cancro estão a avaliar medicamentos oncológicos». (In “Notícias ZAP”).
«Vespa asiática obriga a encerrar Parque da Pena em Sintra». (In “Agência Lusa”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Palavras de John Kerry: “É preciso responsabilizar políticos por causa do clima”». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Preço do petróleo sobe mais de 10% depois de ataques instalações petrolíferas sauditas». (In “Correio da Manhã”).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 17

Pró-Raia: apoios para a seca na Guarda e Sabugal

Pró-Raia: apoios para a seca na Guarda e Sabugal

.
Pela nossa Região…

«Pró-Raia tem apoios à seca moderada nos concelhos da Guarda e do Sabugal – O PDR 2020 tem mais um apoio, para os concelhos da Guarda e Sabugal. São 125 mil euros para mitigação dos efeitos da seca moderada, através do apoio a investimentos específicos nas explorações em que a escassez de água compromete o maneio do efectivo pecuário, em particular o abeberamento dos animais e a manutenção das culturas permanentes instaladas. – Candidaturas até 11 de Outubro de 2019 – para – apoiar investimentos nas explorações agrícolas cujo valor total elegível, apurado em sede de análise, seja superior ou igual a 100 euros e inferior ou igual a 40 mil euros. – Para mais informações pode ainda contactar a Pró-Raia – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte através dos telefones 271 210210 / 926 078584 ou do email pro-raia@pro-raia.pt». (In “Agricultura e Mar”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Ano letivo arrancou mais tranquilo mas há lacunas graves por resolver». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Avarias param novas ambulâncias do INEM». (In “Jornal de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> E cá dentro… «Emprego nas energias renováveis vai mais do que triplicar até 2030». (In “SIC Norícias”).

>> PIOR >> E cá dentro… «Petróleo disparou 14% em dois dias. Motivos para preocupação?». (In “Notícias ao Minuto”).
«Petróleo sobe em flecha. Não haverá impacto perturbador nas nossas algibeiras». (In “Dário de Notícias”).
«Combustíveis em risco de disparar». (In “Correio da Manhã”).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 18

Sabugal: Gabinete de Apoio ao Consumidor, no Centro Dr. José Diamantino dos Santos

Sabugal: Gabinete de Apoio ao Consumidor no Centro Dr. José Diamantino dos Santos

.
Pela nossa Região…

«DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – Encontra-se ao dispor de todos os munícipes um Gabinete de Apoio ao Consumidor, no Centro Dr. José Diamantino dos Santos (edifício da Biblioteca Municipal). O atendimento é prestado todas as terceiras terças-feiras do mês, no período da manhã (entre as 10 e as 13 horas), sendo concedidos esclarecimentos e apoios na resolução de problemas. Protocolo de colaboração entre o Município do Sabugal e a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Delegação Regional de Coimbra) – Mais informações: Gabinete de Apoio ao Consumidor – Tlf: 271 752 230 – Email: apoio.consumidor@cm-sabugal.pt». (In site da C.M. Sabugal).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Portugal foi ao mercado buscar 1.250 milhões de euros. Juros ficaram em mínimos de sempre». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Trinta autarcas investigados por viagem a Istambul paga por empresa». (In “Notícias ZAP”).
«Secretário de Estado da Proteção Civil que se demitiu é arguido na investigação às golas antifumo». (In “Correio da Manhã on line”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Facebook vai criar conselho de supervisão para apagar discursos de ódio». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Portugal e Europa com cada vez mais veículos poluentes a gasóleo». (In jornal “Público”).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 19

Turismo Centro de Portugal eleita a melhor região de turismo do país

Pedro Machado do Turismo Centro de Portugal recebeu prémio da melhor região de turismo do país

.
Pela nossa Região…

«Centro de Portugal eleita a melhor região de turismo do país – A Turismo Centro de Portugal (TCP) foi distinguida como a melhor região de turismo do país nos Prémios Publituris Portugal Travel Awards, também conhecidos como os “Óscares do Turismo” nacional, numa cerimónia que decorreu esta terça-feira em Cascais. Prémio para as melhores empresas, instituições, serviços e profissionais que se destacaram no setor no decorrer do último semestre de 2018 e o primeiro de 2019. Os vencedores resultam de uma média ponderada entre os votos dos assinantes da newsletter do jornal “Publituris” e dos votos de um júri. Este prémio é um estímulo para as empresas e empresários, para os operadores turísticos e para todos aqueles que estão na cadeia de valor que o turismo hoje representa». (In jornal “O Interior”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Aeroporto do Montijo: opção sensata». (In jornal “Público”).

>> PIOR >> «Práticas da EDP custaram 140 milhões de euros aos consumidores». (In “Notícias ZAP”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris». (In “Expresso on line”).

>> PIOR >> «Arábia Saudita apresenta provas que ataque foi promovido pelo Irão». (In Agências Internacionais).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 20

Hotel de Turismo da Guarda será hotel cinco estrelas

Hotel de Turismo da Guarda será hotel cinco estrelas

.
Pela nossa Região…

«Anúncio da segunda fase das obras do Hospital da Guarda gera dúvidas. Hotel de Turismo da Guarda será hotel cinco estrelas. Feira Farta com Anjos e Rouxinol Faduncho. Operação “Protecção Máxima, Risco Mínimo”. Instituto Politécnico da Guarda preencheu menos de metade das vagas de acesso ao ensino superior». (In jornal “A Guarda”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Portugal é o 2.º melhor país da UE para investir». (In “SIC Notícias”).

>> PIOR >> «Prepare a carteira. Combustíveis vão mesmo ficar mais caros». (In “Notícias ao Minuto”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> E cá dentro… «Presidente da República e 31 outros líderes querem medidas concretas em defesa do clima». (In “SIC Notícias”).

>> PIOR >> «Indonésia: fumos dos incênvdios invadem países vizinhos». (In “RTP N”).

21 de Setembro de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta