Primeira Página (14-09-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

Programa de apoio a eventos nas regiões do Interior

Programa de apoio a eventos nas regiões do Interior

.
Notícia de Abertura

«Turismo de Portugal tem programa de apoio a eventos na região – As candidaturas ao Programa de Apoio M&I Interior + do Turismo de Portugal estão abertas. O programa pretende reforçar a atratividade dos territórios de baixa densidade – foi criado em consonância com a Estratégia Turismo 2027 – As candidaturas podem ser submetidas no site do Turismo de Portugal, através da plataforma SGPI, no prazo mínimo de 90 dias antes da realização do evento, e durante a vigência do programa até 26 de junho de 2020». (In “Rádio Covilhã”).

:: ::
SÁBADO, DIA 7

Tribuna Pública pede abolição das Portagens na A23 e A25

Tribuna Pública pede abolição das Portagens na A23 e A25

.
Pela nossa Região…

«Tribuna Pública pede abolição das Portagens na A23 e A25 – A Plataforma p’la reposição das SCUTS, vai realizar no próximo dia 17 de Setembro, pelas 11.00 horas, uma Tribuna Pública sob o lema “Pelo Interior – Repor as SCUT’s, Abolir as Portagens na A23 e na A25”, junto à Secretaria de Estado da Valorização do Interior, em Castelo Branco. Esta iniciativa é organizada pela AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa, NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, Comissão de Utentes da A25, União de Sindicatos da Guarda, Associação de Empresários p´la Subsistência do Interior, União dos Sindicatos de Castelo Branco e Comissão de Utentes da A23». (In jornal “A Guarda”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Greve dos motoristas desconvocada: acordo entre as partes». (In “TVI 24”).

>> PIOR >> «1.500 operacionais e 26 meios aéreos a combater 55 fogos florestais no país». (In “Notícias ao Minuto”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Brexit adiado até 31 de Janeiro por votação no Parlamento britânico». (In “Notícias ZAP”).

>> PIOR >> «Dorian chega ao Canadá com fortes chuvas e ondas de 20 metros». (In “Agência Lusa”).

:: ::
DOMINGO, DIA 8

Ensiguarda - Expansão do Ensino Profissional na Guarda

Ensiguarda – Expansão do Ensino Profissional na Guarda

.
Pela nossa Região…

«Expansão do Ensino Profissional na Guarda – Escola Profissional quer abrir cursos de Turismo. Depois do nono ano de escolaridade os alunos do concelho de Freixo de Espada à Cinta vêm prosseguir os estudos na Guarda. A Câmara daquela vila transmontana acaba de aprovar um acordo com a Escola Profissional da Guarda, que poderá beneficiar também os estabelecimentos públicos. – A Escola Profissional já recebe estudantes de todos os concelhos do distrito e de vários dos de Viseu, Castelo Branco e Bragança. E pretende abrir novos cursos nas áreas da Hotelaria e do Turismo e ter um pólo no edifício do Hotel de Turismo». (In “Rádio Altitude”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Colocações no ensino superior voltam a aumentar. Engenharias no topo e 48 cursos que ninguém quis» e «Perto de 10 mil escolhem cursos técnicos superiores profissionais». (In “Diário de Notícias” e “Jornal Económico”).

>> PIOR >> «Sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter sentido no Faial». (In “Notícias ao Minuto”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Manifestação começa pacificamente em Hong Kong e evoluiu para protestos». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Brexit – França rejeita adiamento. Governo britânico admite recorrer a tribunal». (In “Agência Lusa”).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 9

Câmara da Guarda quer dinamizar o mercado de São Miguel, na Guarda-Gare

Câmara da Guarda quer dinamizar o mercado de São Miguel, na Guarda-Gare

.
Pela nossa Região…

«A Câmara da Guarda tem a intenção de dinamizar o mercado de São Miguel, mas continua a procurar parceiros para dar uma nova vida aquele espaço comercial na zona da estação. Carlos Chaves (Presidente da CMG) adianta que chegou a haver uma candidatura até 200 mil euros mas garante que no âmbito da PRORAIA pode surgir um financiamento». (In “Rádio F”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «TAP registou o melhor agosto de sempre. Número de clientes cresceu 11%». (In “Notícias ZAP”).

>> PIOR >> «Temperaturas baixam mas há mais de 60 concelhos em risco máximo». (In “Agência Lusa”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Brexit – Boris sem porta de saída. Parlamento votou adiamento para 31 de Janeiro de 2020». (In “Jornais da SIC”).

>> PIOR >> « França – Ondas de calor deste verão causaram 1500 mortos em França». (In “Notícias ZAP”).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 10

Geminação de Belmonte com São Paulo

Geminação de Belmonte com São Paulo

.
Pela nossa Região…

«Geminação de Belmonte com São Paulo – Foi assinado o acordo de geminação entre o município de Belmonte e São Paulo, numa cerimónia realizada na Prefeitura desta cidade brasileira. O objetivo desta parceria é a promoção da «cooperação nas áreas culturais, económicas e sociais», segundo a autarquia belmontense. A comitiva belmontense foi recebida pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, pelo presidente da Câmara de São Paulo, Eduardo Tuma, pelo presidente da Assembleia legislativa da cidade e reuniu com empresários locais, além de alguns membros da comunidade judaica local. São Paulo irá agora enviar uma delegação à vila serrana (a 26 de abril) e instituir um dia dedicado a Belmonte e à cultura portuguesa». (In jornal “O Interior”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Autoridade da Concorrência condena 14 bancos a multa de 225 milhões de euros». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Grupo pontapeia e urina em viatura da Polícia Marítima». (In “Notícias ao Minuto”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> …Ou pior???… «Reino Unido – Parlamento trava eleições antecipadas e é suspenso sob gritos de vergonha». (In “BBC World News”).

>> PIOR >> «Incêndios na Austrália obrigam à retirada de centenas de pessoas». (In “Notícias ao MInuto”).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 11

Guarda: Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço evoca Júlio Dinis

Guarda: Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço evoca Júlio Dinis

.
Pela nossa Região…

«Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço evoca Júlio Dinis – No âmbito da iniciativa “Em família… na biblioteca”, no dia 14, pelas 10.30 horas, haverá música e narração oral, “Ovo”, por “O Som do Algodão”, para crianças dos 3 meses aos 3 anos. No dia 28 de Setembro, às 16.00 horas, haverá contos e uma oficina, a partir do livro “Como é que uma Galinha…”, para crianças dos 3 aos 9 anos. O recital de poesia, por Ângelo Marques e Suzete Marques, está marcado para o dia 19, às 21.30 horas. Neste recital, a poesia e a música apresentam-se de mãos dadas, o canto dá voz a alguns dos maiores poetas e escritores da língua portuguesa, nomeadamente, Camões, Florbela Espanca, Natália Correia, Pessoa, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner, Torga, Saramago e António Gedeão, e dos músicos José Mário Branco, Janita Salomé, Adriano Correia de Oliveira, Amélia Muge, Fausto, José Afonso, entre outros. Os dias 24 e 26 de Setembro são dedicados à apresentação de livros. A Escrita ComVida traz este mês, uma antologia poética “Mundo Real Poético” de Carlos d’Abreu, apresentada por Fernando Carmino Marques, dia 24, às 18.00 horas. E, “Comportamento à fadiga, fluência e fratura de betões polimétricos” de Delfim Monteiro, dia 26, às 17.30 horas». (In jornal “A Guarda”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Portugal é o primeiro país a receber prémio Destino Turístico Acessível». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «SATA à beira da falência». (In “TVI 24”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Arábia Saudita considera escalada perigosa a anexação parcial da Cisjordânia”». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Destruição massiva da Amazónia aumenta 222% em agosto». (In “SIC Notícias”).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 12

Mais 8% de espectadores no Teatro Municipal da Guarda

Mais 8 por cento de espectadores no TMG-Teatro Municipal da Guarda

.
Pela nossa Região…

«Entre Janeiro e Julho deste ano, o TMG registou uma subida de 8 por cento no número de espetadores comparativamente com o período homólogo, o que traduziu num encaixe de bilheteira de mais 37 mil euros relativamente a 2018 – Foram registados até julho, 14 705 espetadores no Teatro Municipal da Guarda. Entre Janeiro de Julho, o encaixe financeiro de receita de bilheteira no TMG foi quase de 80 mil euros, mais 37 mil do que em período homólogo. É preciso continuar apostar numa programação rica e diversificada no TMG, com o propósito de seduzir publico muito além das fronteiras da região». (In “Rádio F”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Portugal é o 26.º país mais sustentável do mundo». (In “Notícias ZAP”).

>> PIOR >> «Dadores recusam medula a doentes em risco de vida». (In “Jornal de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> Lá bem longe… «Pela primeira vez: encontrada água num planeta que pode vir a ser habitável». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «IRÃO Sanções dos EUA afetam famílias iranianas». (In “Euronews”).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 13

Este sábado em Sortelha... "The Castles Quest", o desafio   que permite conhecer Aldeias Históricas de bicicleta

Este sábado em Sortelha… “The Castles Quest” o desafio que permite conhecer Aldeias Históricas de bicicleta

.
Pela nossa Região…

«The Castles Quest, o desafio que permite conhecer Aldeias Históricas de bicicleta – A aldeia histórica de Sortelha, no concelho do Sabugal, assiste, no sábado, ao arranque da iniciativa “The Castles Quest”, que vai permitir conhecer as 12 Aldeias Históricas de Portugal em bicicleta. A terceira edição do evento organizado pela Associação de Desenvolvimento Turístico – Aldeias Históricas de Portugal, começa no sábado em Sortelha e termina no dia 22, nessa mesma aldeia histórica. Segundo a organização, são cerca de 40 bicicletas que vão percorrer os caminhos da GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas, que tem “um percurso circular que passa pelas 12 Aldeias Históricas de Portugal”. À semelhança dos cavaleiros medievais, os participantes na iniciativa “The Castles Quest” irão “conquistar castelos, fortalezas e aldeias, com a única diferença a ser a forma de locomoção: bicicletas BTT em vez de cavalos”». (In “Sapo.24”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Antigo cinema Páthe em Lisboa (que está a apodrecer) vai ser transformado num hotel com 67 quartos». (In “O Idealista”).

>> PIOR >> «Manuel Pinho acusado de receber 4,5 milhões de euros em luvas do GES e da EDP». (In “Notícias ZAP”). «Demissão em bloco no Garcia de Orta. Dez chefes de equipa de saída Protesto deve-se à decisão de retirar a Cirurgia Geral do Serviço de Urgência, o que fará com que haja uma sobrecarga do serviço». (In “Notícias ao Minuto”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Itália e União Europeia chegam a acordo sobre migrantes no Mediterrâneo». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Brasil Pelo menos 11 mortos após incêndio em hospital do Rio de Janeiro». (In “Jornal de Notícias”).

14 de Setembro de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta