Postal TV (289)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

Honra seja feita ao «Correio da Manhã» que na edição desta quarta-feira traz na página 40 uma análise bem completa das audiências e do drama que assaltou a TVI.

Muita gente acredita que Felipa Garnel vai investir neesta dupla (Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes)

Será que Felipa Garnel vai investir nesta dupla… Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes

Começo por citar a análise do jornal «Correio da Manhã», na edição de quarta-feira, 4 de Setembro: «No último mês, a TVI ficou apenas 0,5 pontos percentuais à frente da RTP-1 (encerrou com 12,3%), arriscando cair para o 3.º lugar das audiências, e a mais de 5,1 pontos da SIC (17,9%), que venceu pelo sétimo mês consecutivo, reforçando a liderança anual. Decorridos oito meses de 2019, a SIC segue na frente com 18,8% de share, seguida da TVI (16,3%), e da RTP 1 (12,3%)».

Um verdadeiro drama, esta situação do TVI.

– Está tudo dito?

– Parece, não parece? Parece que pior não era possível…

Mas não. É que a queda da TVI registada pelo «CM» não é de agora e já vem desde Janeiro: SIC e TVI partem desse mês ambos com 19%, como eu mesmo aqui registei por várias vezes… e, de repente, começa a desabar o mundo TVI: de degrau em degrau para baixo até aos inacreditáveis 12,8% de Agosto… o mesmo que a RTP – que nos mesmos 8 meses, vá lá, subiu, entre aspas, e dos 12,1 de Janeiro ainda chegou aos 13,2 em Junho… ao passo que a SIC percorre o mesmo período assim: mês sim, mês não, entre os 18 e os 19 quase 20, ficando-se em Julho e Agosto apenas pelos 18,5 e 17,9 respectivamente.

– Está tudo dito?

– Não, ainda não:

É que os canais-cabo e em especial os canais suplementares da SIC e da TVI, e mais ainda, claro, a CMTV, registam subidas assinaláveis.

Como aliás foi registado ontem noutra fonte que sigo, a «Meios & Publicidade», que sintetizava em título: «SIC e CMTV reforçam lideranças».

– Agora sim… Está tudo dito!

Até para a semana.

:: ::
«Postal TV», por José Carlos Mendes

2 Responses to Postal TV (289)

  1. Josécarlos Mendes diz:

    Quando a luta aquece… as novidades podem surgir assim de repente. Ontem à tarde, isto que ficou escrito aí em cima era a verdade conhecida: Maria Cerqueira Gomes e Goucha eram tidos como os salvadores da pátria-TVI. Passadas 24 horas, todos os «media» dizem mais ou menos o mesmo. Leia três exemplos repetitivos (talvez para a semana haja outras versões…) – leia: «Maria Cerqueira Gomes abandona Você na TV – Apresentadora da TVI está de volta ao Porto» (in «Nova Gente»); «Maria Cerqueira Gomes volta para o Porto e Goucha passa para as tardes da TVI» (in «N-TV»); «Maria Cerqueira Gomes de saída do Você na TV! – Apresentadora deixa a condução do programa e volta para o Porto» (in Vip).
    Vamos ver se Felipa Garnel para a TVI como o Bruno Lage é para o Benfica ou se vai ser como o Marcel Kaiser foi para o Sporting – passem as diferenças óbvias entre um caso e os outros dois!!!

Deixar uma resposta