Confraria do Bucho esteve em Penafiel

Confraria Bucho Raiano - Capeia Arraiana (orelha)

A Confraria do Bucho Raiano, do Sabugal, esteve presente no VII Capitulo da Confraria da Cebola e do Presunto do Tâmega e do Sousa, na cidade de Penafiel, no passado sábado, dia 31 de Agosto.

Confrades sabugalenses com o Grão Mestre Joaquim Ferreira

Nos jardins da Praça da República de Penafiel, local da concentração, foi servido um delicioso pequeno almoço, acompanhado pela actuação da Banda Musical de Rio de Moinhos, após o que se iniciou o desfile das Confrarias presentes, 54, num total de 405 pessoas, pelas ruas da cidade até à Igreja da Misericórdia. Aqui, após a celebração da Missa abrilhantada com cânticos e música pelo agrupamento “Ópera Intermezzo”, iniciou-se a Cerimónia Capitular com os discursos protocolares tendo-se procedido à entronização de 4 Confrades Honorários e de 25 Confrades Cavaleiros.

Seguiu-se a bênção de uma carrinha doada pela Confraria à Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco de Canaveses (com quem a Confraria tem uma parceria), a “fotografia de família” e novo desfile em direcção ao Penafiel Park Hotel & Spa onde, após deliciosos aperitivos, foi servida uma bela, e animada, refeição, com actuação do Rancho folclórico Zé do Telhado.

Após a troca de prendas os confrades deslocaram-se à Agrival (Feira Agrícola do Vale do Sousa), que vai na sua 40ª edição, para uma prova de vinhos.
Esta confraria foi criada para defesa de dois produtos importantes na economia da região do Tâmega e do Sousa: a cebola garrafal (que temperada com sal e vinagre de vinho verde é uma delícia) e o presunto, que é, na verdade, magnífico.
:: ::
Rosa & Francisco Santos

Deixar uma resposta