O Reverendo Manuel Quadrado Ribeiro

António Gonçalves - Colaborador - Orelha - Capeia Arraiana

Manoel Quadrado Ribeiro era natural de Vila Franca do Deão. A sua memória ficou imortalizada num túmulo existente no adro da Igreja de Santa Maria Madalena, em Águas Belas, onde exerceu as funções de Pároco Encomendado e Colado durante várias décadas.

Igreja de Santa Maria Madalena – Águas Belas (no adro está o túmulo do pároco Manoel Quadrado Ribeiro)

Em 31 de dezembro de 1840, o” Prior Encomendado Manoel Quadrado Ribeiro”, terá celebrado a primeira cerimónia religiosa em Águas Belas.(1)

No dia 22 de fevereiro de 1843, no registo de casamento de Pedro Marques, da Quinta de Monte Vasco, com Maria Joaquina, da Quinta o Clérigo, o Pároco Encomendado, José Nunes Rebello, escreveu: “… em presença do Reverendo Manoel Quadrado Ribeiro de Vila Franca do Deão …”(2)

Curiosamente, em 1846 o prior Encomendado é José do Carmo Oliveira.(3)

Lápide do adro da Igreja de Águas Belas

Óbito do pároco Manuel Quadrado Ribeiro
“Aos dezoito dias do mês de junho de mil oitocentos e oitenta nesta Egreja Parochial de Sancta Maria Magdalena de Agoas Bellas concelho do Sabugal Diocese de Guarda faleceu tendo recebido os sacramentos da Sancta Madre Egreja, um indivíduo do sexo masculino por nome o Reverendo Prior desta freguezia Manoel Quadrado Ribeiro, de idade de setenta e quatro anos, natural de Villa Franca do Dião deste Bispado, filho legítimo de José Aradas, natural de Villa Franca do Dião e de Joaquina Ribeira, natural de Bouça Cova Bispado de Pinhel, fez testamento, e foi sepultado no Cemitério público desta freguezia. E para constar lavrei em duplicado este assento, que assigno. Era ut supra.
O Pároco Encomendado António Marques da Costa Pires.”(4)

Assento de óbito

Assento de Batismo de Vila Franca do Deão
Aos sete dias do mes de Março anno de mil outo centos e sete nasceo Manoel filho legitimo de Jose Gaspar Quadrado natural deste lugar de Vila Franca do Deão aro e Bispado da cidade da Guarda; e de sua mulher Joaquina Ribeira natural de Bouça a Cova Bispado de Pinhel moradores neste ditto lugar de Vila Franca do Dião. Nepto pella parte paterna de Jose Quadrado, natural da vila de Alverca, Bispado de Pinhel, e de sua segunda mulher Maria Gaspar, natural do lugar de Vila Franca do Deão aonde são moradores, pela materna de Manuel Francisco e sua mulher Maria Ribeira naturais e moradores no mesmo lugar de Bouça Cova, Bispado de Pinhel. Foi por mim solenemente baptizado nesta igreja de S. Tiago de Vila Franca aos quatorze dias do dito mês de Março, lhe pus os santos óleos e fiz as mais cerimonias que determina o Ritual romano … forão padrinhos Manoel Gaspar Aradas e sua mulher Antonia Gil deste mesmo lugar e para constar fiz este termo que assignei …
O Vigario Manoel Nunes Leal”(6)

O assento de batismo

Nótulas:
1- Este pároco exerceu durante várias décadas em Águas Belas, onde foi sepultado no adro da Igreja de Santa Maria Madalena.

2- Na inscrição existente no túmulo refere o dia 12 de junho, de 1807, como data de nascimento. No entanto, a avaliar pelos registos de Vila Franca do Deão, terá nascido a 7 de março, de 1807. É caso para dizer: – Nem os padres tinham a certeza do dia em que nasceram. Este fato mostra as dificuldades em analisar os documentos da época. Outro aspeto relevante deriva de no registo de batismo referir que é filho de José Gaspar Quadrado e no registo de óbito estar escrito que era filho de José Aradas, provavelmente o nome por que era conhecido o pai.

3- Nos diversos documentos escritos surge o nome Manoel (com o), no túmulo está Manuel (com u).

4- A pedra do túmulo é pouco vulgar nesta região, provavelmente foi encomendada pelo próprio em vida. Apesar da miséria em que vivia o povo, ainda na ressaca resultante das invasões francesas e comprovada pelo elevado número de expostos, não restam dúvidas de que o vigário tinha muita riqueza.

5- Foi um dos resistentes à lei que proibia o enterro nas igrejas e capelas, veja-se Cemitérios e Práticas religiosas – 3 (freguesia de Águas Belas) – aqui.

:: ::
«Memórias de Sortelha», por António Augusto Gonçalves

Notas
1-
Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Paróquia de Águas Belas, Registos de Casamentos de Águas Belas, em_PT-ADGRD-PRQ-PSBG01-002-00001_m0003.tif.
2- Idem, em_ PT-ADGRD-PRQ-PSBG01-002-00001_m0005.tif.
3- Idem, em_ PT-ADGRD-PRQ-PSBG01-002-00001_m0008.tif.
4- Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Paróquia de Águas Belas, Registo de óbitos de Águas Belas_PT-ADGRD-PRQ-PSBG01-003-00021_m0002.tif.
5- Idem, em_ PT-ADGRD-PRQ-PSBG01-003-00021_m0002.tif.
6- Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Paróquia de vila Franca do Deão, Livro de Registos de Batismos, em_PT-ADLSB-PRQ-PGRD52-001-B5_m0015.tif_

PS. A opção de o registo de nascimento aparecer no final obedece aos passos da investigação.

Deixar uma resposta