Primeira Página (10-08-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

Viúva Monteiro suspende carreiras entre o Sabugal e a Guarda

Viúva Monteiro suspende carreiras entre o Sabugal e a Guarda

.
Notícia de Abertura

«Viúva Monteiro suspende carreiras entre o Sabugal e a Guarda – Transportadora reclama o pagamento de uma dívida de 178 mil euros, mas Câmara da Guarda afirma que «não detém qualquer contrato com a empresa que incida sobre serviços de transportes urbanos ou interurbanos». A empresa «Viúva Monteiro» deixou esta semana de fazer carreiras diárias de transporte de passageiros entre o Sabugal e a Guarda, alegando a falta de pagamento da autarquia guardense. Na segunda-feira passageiros das aldeias do concelho do Sabugal servidas por este serviço regular ficaram apeados e viram-se forçados a recorrer a meios alternativos de transporte, inclusive boleias, para chegar à cidade mais alta.». (In jornal ‘Interior’).

:: ::
SÁBADO, DIA 3

Reabilitação da Linha da Beira Baixa: Abrantes/Vila Velha de Ródão: 120 dias de obras

Reabilitação da Linha da Beira Baixa: Abrantes/Vila Velha de Ródão: 120 dias de obras

.
Pela nossa Região…

«Três milhões para reabilitar cinco troços na Linha da Beira Baixa – A Infraestruturas de Portugal informou, através de comunicado, que vai iniciar uma intervenção de reabilitação de via em cinco troços da Linha da Beira Baixa. Os trabalhos terão como foco as zonas entre Abrantes e Vila Velha de Ródão e a sua duração será de 120 dias. Os grandes objetivos das intervenções prendem-se com o reforço dos níveis de segurança, qualidade e disponibilidade da infraestrutura, de forma a melhorar o conforto dos passageiros». (In jornal ‘O Interior’).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Centro de Recuperação de Animais Selvagens tratou 20 mil animais. Cegonhas, bufos-reais, corujas-das-torres e ouriços-cacheiros são alguns desses animais». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Novo Banco com prejuízo de 400 milhões até junho». (In ‘Diário de Notícias’).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Missão da ONU critica aumento dos conflitos no Afeganistão». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Um dia depois do fim de acordo, EUA dizem querer colocar mísseis na Ásia». (In Agência Lusa).

:: ::
DOMINGO, DIA 4

Sabugal promove visitas guiadas e encenadas no centro histórico

Sabugal promove visitas guiadas e encenadas no centro histórico

.
Pela nossa Região…

«Sabugal promove visitas guiadas e encenadas com o objectivo de percorrer vários locais do centro histórico do Sabugal – As acções estão abertas à participação de todos quantos queiram conhecer o Sabugal. Ponto de encontro na Praça da República (edifício da Câmara Municipal). ‘O Milagre das Rosas’ com interpretação a cargo do Grupo de Teatro ‘Anel de Pedra. Os participantes percorrerão vários locais do centro histórico do Sabugal. Acções abertas à participação de todos quantos queiram conhecer o Sabugal acompanhados por El-Rei D. Dinis e por D. Isabel de Aragão (Rainha Santa Isabel). Datas: 10 de agosto (sábado) – 18 horas > 11 de agosto (domingo) – 21 horas». (In ‘site’ da C.M. Sabugal).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Dominado fogo que lavra nos concelhos de Tomar, Abrantes e Constância». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Sismo de 2,7 na escala de Richter sentido em Castelo Branco. Epicentro a 20 quilómetros a este de Oleiros». (In Agência Lusa).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Militares e movimento civil assinam novo texto constitucional no Sudão». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Pelo menos 10 pessoas, incluindo atirador, morreram no tiroteio em Dayton País ainda vivia choque de tiroteio em El Paso, Texas, 30 mortos, ontem – quando novo tiroteio ocorreu, agora no Ohio. Em sete dias, quatro tiroteios e 34 pessoas mortas por armas nos EUA». (In ‘Notícias ao MInuto’).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 5

Grande incêndio assolou Sortelha durante o fim-de-semana

Grande incêndio assolou Sortelha durante o fim-de-semana

.
Pela nossa Região…

«O fogo que deflagrou anteontem em Sortelha está em fase de resolução – Os bombeiros mantêm no terreno 172 operacionais, apoiados por 53 viaturas, indicou fonte do CDOS da Guarda. O incêndio, que chegou a ter duas frentes ativas, deflagrou pelas 17:50 horas de sábado na freguesia de Sortelha, concelho do Sabugal, distrito da Guarda». (In ‘Sapo 24’).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Cientistas luso-israelitas testam com sucesso vacina contra cancro agressivo da pele». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Quase 70% dos alunos do 9.º ano chumbaram a Matemática na 2.ª fase». (In Agência Lusa).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Estados Unidos e talibãs continuam negociações de paz para o Afeganistão». (In ‘Notícias ao Minuto’).

>> PIOR >> Ataque anunciado: «Erdogan anuncia nova intervenção militar no nordeste da Síria. A Turquia vai lançar em breve mais uma operação no nordeste da Síria». (In Agência Lusa).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 6

Estágios clínicos de Verão no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira - Covilhã

Estágios clínicos de Verão no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira na Covilhã

.
Pela nossa Região…

«Terminaram os estágios clínicos de Verão no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira na Covilhã – Este ano, participaram estudantes provenientes de 14 países (Taiwan, Malta, Espanha, Iraque, Tunísia, Turquia, Líbano, Áustria, Indonésia, Lituânia, México, Jordânia, Peru e República Checa). Desde 2006, ano em que foi estabelecida parceria com a Associação Internacional de Estudantes de Medicina, que se realizam estes estágios que abrangem 1200 faculdades de medicina, uma oportunidade única de conhecer o contexto social e cultural do país no qual escolheram realizar o seu Intercâmbio e dá-lhes a possibilidade de participar em novas dinâmicas, bem como conhecer formas de organização diferenciadas daquelas a que estão acostumados nos seus países de origem». (In Rádio Caria).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Marcelo avisa motoristas: “Não basta que os fins sejam legítimos”». (In jornais televisivos).

>> PIOR >> «Mês de julho foi o mais quente de sempre em todo o mundo. Está de férias? Prepare-se, chuva e nevoeiro estão de volta». (In ‘Público’).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Hiroshima pede eliminação de armas nucleares no aniversário de bombardeamento atómico. (In ‘Correio da Manhã’).

>> PIOR >> «Agência da ONU para os refugiados “inquieta” com nova lei italiana». (In Agência Lusa).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 7

Universidade Aberta - Centro Local de Aprendizagem - funciona no Sabugal

Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta funciona no Sabugal

.
Pela nossa Região…

«Centro Local de Aprendizagem no Sabugal da Universidade Aberta instituição de ensino superior público a distância – Utiliza as mais avançadas metodologias e tecnologias de ensino a distância orientadas para a educação sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas. Assim, a UAb disponibiliza, em qualquer lugar do mundo, formação superior (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) e cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida. Toda a oferta pedagógica está integrada no Processo de Bolonha e é lecionada em regime de elearning, desde 2008. O CLA do Sabugal funciona desde novembro de 2008 no Centro Dr. José Diamantino dos Santos e resulta de uma parceria criada entre a Universidade Aberta e o Município do Sabugal». (In ‘site da CM Sabugal).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Diploma que alarga gratuitidade dos manuais escolares promulgado». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «As maternidades da região de Lisboa e do sul do país estão todas a funcionar a meio gás e as grávidas andam a saltar de hospital em hospital. A afirmação é do presidente da secção regional Sul da Ordem dos Médicos.». (In ‘Correio da Manhã’).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Presidente moçambicano e líder da Renamo assinam Acordo de Paz e Reconciliação». (In ‘Diário de Notícias’).

>> PIOR >> «Nomofobia provada por portugueses. A nomofobia é o medo de ficar sem telemóvel, um comportamento que está ligado a sintomas patológico». (In ‘Diário de Notícias’). Saiba mais… (Aqui.)

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 8

«Belmonte Medieval 2019» - de 14 a 18 de Agosto - 136 expositores

«Belmonte Medieval 2019» de 14 a 18 de Agosto com 136 expositores

.
Pela nossa Região…

«A “Lenda do Cativo de Belmonte” é o tema central da 16.ª edição da Feira Medieval de Belmonte, uma lenda representada numa pintura do século XV – Este ano, apresentamos uma lenda que descobrimos há relativamente pouco tempo, através de um quadro que nos inspirou. Um quadro que esperamos ter em Belmonte brevemente, ainda durante a Feira Medieval, depois vai ficar em exposição durante algum tempo, realçou o presidente da Câmara Municipal. O evento é complementado por várias iniciativas como é o caso de uma Residência Artística, concursos, aluguer de trajes e uma Ceia Medieval no Castelo de Belmonte, como destacou Elisabete Robalo, responsável pelo Gabinete Cultural da Câmara de Belmonte». (In Rádio Caria).

Por Portugal…

>> MELHOR >> Marcelo Rebelo de Sousa: «Portugal deve manter-se um exemplo de estabilidade não de radicalismos». (In ‘site’ da ANPC, via ‘Notícias Magazine’).

>> PIOR >> «Coletes Amarelos vão juntar-se à greve dos motoristas em protesto». (In ‘Notícias ao Minuto’).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Fundação da Catalunha La Pedrera anunciou que após 100 anos, nasce em Espanha o primeiro lince europeu. Espécie está em risco de extinção naquele país». (In ‘Notícias ao Minuto’).

>> PIOR >> «Líder norte-coreano diz que lançamento de mísseis são aviso para EUA e Coreia do Sul». (In ‘Correio da Manhã’).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 9

SEF vai ter nova delegação regional na Guarda - neste local, cedido pela CMG

SEF vai ter nova delegação regional na Guarda em espaço cedido pela Câmara Municipal

.
Pela nossa Região…

«SEF vai ter nova delegação regional na Guarda – Município vai ceder terreno com mais de 15 mil metros quadrados junto ao parque industrial onde o SEF deverá investir cerca de 3 milhões de euros. A Câmara da Guarda vai ceder um terreno junto ao parque industrial para a instalação da nova delegação regional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e de um centro de acolhimento temporário. O protocolo, aprovado por unanimidade na reunião do executivo, foi assinado entre a autarquia e a diretora nacional do SEF, Cristina Gatões, numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Administração Interna». (In jornal ‘A Beira’).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Dezoito portugueses nos semifinalistas do Prémio Oceanos Literatura». (In ‘Público’).

>> PIOR >> «Portugal em risco elevado de escassez de água, diz estudo internacional». (In Agência Lusa).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Presidente de Chipre e líder da comunidade turca regressam ao diálogo». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «China emite alerta máximo para a costa leste devido a passagem de tufão». (In ‘Correio da Manhã’).

10 de Agosto de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta