Primeira Página (27-07-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

Guterres alerta para os perigos das alterações climáticas

Guterres alerta para os perigos das alterações climáticas

.
Notícia de Abertura

«As mudanças do clima estão a correr mais rápido do que nós próprios – As mudanças do clima estão a correr mais rápido do que nós próprios. Tudo indica que as coisas estão piores do que se pensava, todas as realidades a que assistimos no mundo são piores do que as piores previsões que existiam, mas a vontade política esmoreceu depois de Paris, afirmou António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas.» (In Agência Reuters, via Notícias ao Minuto).

:: ::
SÁBADO, DIA 20

Reabilitação do Hotel Turismo (Guarda) prejudicada pela situação financeira da empresa encarregada da obra

Reabilitação do Hotel Turismo (Guarda) prejudicada pela situação financeira da empresa encarregada da obra

.
Pela nossa Região…

«Reabilitação do Hotel Turismo da Guarda em risco – Uma das empresas do Grupo Manuel Rodrigues Gouveia, a quem o Governo concessionou a revitalização do lendário Hotel Turismo da Guarda, está com dificuldades financeiras. As obras de reabilitação do Hotel Turismo da Guarda podem estar em causa por causa das dívidas de cerca de 10 milhões de euros de créditos bancários e não bancários». (In Jornal de Notícias).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Associação da GNR queixa-se da falta de apoio psicológico na corporação. A GNR aumentou o número de psicólogos e de psiquiatras ao serviço dos militares da corporação e está a realizar uma reavaliação psicológica do efetivo como medida de prevenção do suicídio». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Grandes incêndios na zona de Castelo Branco, Sertã e Vila de Rei. Praia fluvial evacuada. Estradas cortadas. 500 bombeiros. 17 meios aéreos. Ministro garante que as causas de cinco incêndios em simultâneo estão a ser investigadas». (In SIC Notícias).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Milhares em Moscovo para exigir eleições autárquicas livres e justas. Mais de 10.000 pessoas, incluindo figuras da oposição na Rússia, juntaram-se hoje no centro de Moscovo para exigir eleições autárquicas livres e justas». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Guarda Revolucionária do Irão apreendeu no estreito de Ormuz um navio com pavilhão britânico e outro com bandeira liberiana. França e Alemanha querem que Irão liberte de imediato petroleiros». (In Diário de Notícias online e Notícias Magazine).

:: ::
DOMINGO, DIA 21

 Dia 21 de Julho - nos Claustros do Paço da Cultura - I Encontro de Cavaquinhos na Guarda

Dia 21 de Julho nos Claustros do Paço da Cultura – I Encontro de Cavaquinhos na Guarda

.
Pela nossa Região…

«I Encontro de Cavaquinhos na Guarda teve lugar dia 21 de julho, nos Claustros do Paço da Cultura – Inserido na programação “Verão em Alta Guarda 2019“, o Centro Social da Póvoa do Mileu organiz8ou) este sábado, 21 de julho, o I Encontro de Cavaquinhos da Guarda “Cá em cima está o tiro-liro-liro”, nos Claustros do Paço da Cultura. Participaram no encontro os grupos de cavaquinhos do Centro Social da Póvoa do Mileu, Sabor Artes (Torre de Moncorvo), da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis e de Paços de Silgueiros». (In jornal ‘Beira’). – Veja a reportagem da LocalVisãoTV-Guarda… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Bom exemplo na Póvoa de Varzim. Família que perdeu 500 vacas em fogo há 10 meses reergue-se com ajuda da comunidade». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Autarca diz que arderam três mil hectares em Mação. Dia de muitas frentes activas e casas e pessoas em perigo. Mação, Sertã e Vila de Rei. Quinze aldeias da freguesia de Cardigos ameaçadas pelas chamas». (In Agência Lusa).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Irão: Tripulação do petroleiro britânico está a salvo e de boa saúde». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Ataque suicida mata nove pessoas em hospital no Paquistão». (In Agência Lusa).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 22

Cogula, Trancoso, diz não a refinaria de bagaço de azeitona (Foto: jornal 'O interior')

Aldeia de Cogula, em Trancoso, diz não a refinaria de bagaço de azeitona (Foto: jornal O interior)

.
Pela nossa Região…

«Refinação, aqui não! – Esta é a mensagem que um grupo de cidadãos quer deixar, a propósito da intenção de instalar nas imediações da aldeia de Cogula, concelho de Trancoso, uma refinaria de bagaço de azeitona. O grupo é informal e nasceu na rede social Facebook e já conta com centenas de subscritores. “Lutamos contra uma ameaça ambiental muito grave”, disse à Elmo Vitor Pereira, um dos elementos deste movimento, acrescentando que este tipo de poluição se estende por vários quilómetros. Por isso, exigem ao poder político que tome medidas e que diga “inequivocamente que não é possível instalar naquele sítio nenhuma indústria poluente, até porque, o Plano Diretor Municipal (PDM) diz que aquela zona se encontra em regime florestal”». (In Rádio Elmo).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «90 por cento das chamas dominadas». (In Correio da Manhã).

>> PIOR >> «Incêndios em Castelo Branco mobilizam mais de mil operacionais. Reacendimento leva à preocupação dos bombeiros no terceiro dia de fogos. Há mais de 30 feridos a registar. Em Vila de Rei, Sertã e Mação: quase 9 mil hectares ardidos.» (In Correio da Manhã e Agência Lusa).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Estudantes portugueses conquistaram a medalha de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Biologia em Szeged, na Hungria, anunciou hoje a Ordem dos Biólogos». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «O Governo angolano recebeu hoje oficialmente o primeiro navio de investigação oceânica, (o «Baía Farta»), construído na Roménia pela holandesa Damen e orçado em 80 milhões de dólares (71 milhões de euros), embarcação que permite 29 dias de autonomia no mar». (In Agência Lusa).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 23

Espectáculo 'Ti Maria', no “Festival do Pão” que anima Videmonte, Guarda, nos dias 26, 27 e 28 de Julho

Espectáculo «Ti Maria», no «Festival do Pão» que anima Videmonte, Guarda, nos dias 26, 27 e 28 de Julho

.
Pela nossa Região…

«Espectáculo “Ti Maria” cantadeira de Videmonte apresentado no Festival Pão Nosso – O Festival Pão Nosso, na Aldeia de Montanha de Videmonte, no concelho da Guarda, este ano serve-se com arte. A cultura do pão e do centeio nesta Aldeia de Montanha do concelho da Guarda, a sua perfeita harmonia com a cultura local e as artes são o mote da VI edição do “Festival Pão Nosso”. O certame decorre nos próximos dias 26, 27 e 28 de Julho. O espectáculo, “Ti Maria” cantadeira de Videmonte, é a grande referência do Festival do Pão que vai decorrer em Videmonte, concelho da Guarda, de 26 a 28 de Julho. – O evento que consubstancia o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, um plano que promove o conhecimento e a autenticidade das Aldeias de Montanha, envolvendo as comunidades locais em processos criativos e comunitários, é co-financiado pelo Centro 2020 no âmbito da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE iNATURE- Turismo Sustentável em Áreas Classificadas». (In jornal A Guarda).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «SIRESP a operar sem falhas relevantes. Altice reforça meios no terreno». (In site do SIRESP, via Notícias ao Minuto).

>> PIOR >> «Atrasos fazem disparar queixas contra os CTT no verão». (In Jornal de Notícias).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Macron anuncia acordo europeu para novo mecanismo de acolhimento de refugiados». (In Público).

>> PIOR >> «A Coreia do Sul anunciou hoje ter disparado tiros de aviso contra um avião militar russo que violou esta manhã o espaço aéreo sul-coreano». (In Agência Lusa).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 24

Desde 2016, as viagens seniores já contaram com a participação de cerca de 1400 munícipes

Desde 2016 as viagens seniores já contaram com a participação de cerca de 1400 munícipes do Sabugal

.
Pela nossa Região…

«Ávila, Fátima e Malafaia foram os destinos deste ano das viagens seniores – À semelhança de anos anteriores, o Município do Sabugal promoveu a realização de viagens para os seniores do concelho, uma iniciativa através da qual se pretende criar condições que contribuam para um envelhecimento ativo e saudável da população. Na edição deste ano, mais de 400 participantes puderam viajar até Ávila/Espanha (Muralhas/Convento de Santa Teresa e Catedral), Fátima (Santuário e Museu Interativo ‘O Milagre de Fátima’) e Quinta da Malafaia (Arraial Minhoto). Desde o início da sua realização, em 2016, as viagens seniores já contaram com a participação de cerca de 1400 munícipes». (In site da C.M. Sabugal).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Seca: Governo quer avançar já com reutilização de águas dos esgotos». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Faculdades privadas. Já são duas as que vão fechar por ordem do governo». (In Diário de Notícias).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Irão disposto a negociações justas sobre nuclear». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Grupo de militares da Renamo ameaça com regresso à guerra em Moçambique». (In Notícias ao Minuto).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 25

Sabugal elabora plano para garantir água nas explorações pecuárias

Sabugal elabora plano para garantir água nas explorações pecuárias

.
Pela nossa Região…

«Câmara do Sabugal elabora plano para garantir água nas explorações pecuárias – A Câmara do Sabugal elaborou um plano de contingência para situações de seca extrema e está a aplicar medidas de apoio a explorações pecuárias afetadas pela falta de água. O concelho que tem atualmente cerca de 13 mil cabeças de gado e, sobretudo na zona da raia, junto da linha de fronteira, começou-se a notar uma dificuldade imensa em termos de obtenção de água para beberagem de animais em localidades onde não há captações de água para reativar, como é o caso de Forcalhos, vão ser abertos furos artesianos para esse efeito». (In Jornal do Fundão).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Governo autoriza despesa até 150 milhões para novo Hospital do Alentejo». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Autarca de Mação deixa bombeiros sem combustível. Várias corporações de bombeiros que integraram o dispositivo de combate queixaram-se do autarca». (In Correio da Manhã).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Ébola: Banco Mundial anuncia ajuda que pode ir até 300 milhões de dólares». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Burnout. A nova forma extrema e epidémica de esgotamento do século XXI. Sabe que o stresse, a ansiedade e a depressão podem gerar um burn out? Previna-se. Conhece os sintomas e os sinais de perigo?». (In Lifestyle ao Minuto).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 26

O Arquivo Distrital da Guarda vai ser a sede do Arquivo Nacional do Registo Automóvel

O Arquivo Distrital da Guarda vai ser a sede do Arquivo Nacional do Registo Automóvel

.
Pela nossa Região…

«Arquivo do Registo Automóvel vem para a Guarda – Lisboa precisa de espaço e o Interior de revitalização, diz o Governo. A documentação relacionada com o registo automóvel deverá ser transferida para as instalações do Arquivo Distrital da Guarda. O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, explica esta decisão com o facto de Lisboa precisar de espaços livres para outros fins e de a deslocalização de material arquivado para o Interior também ser uma forma de valorização do território». (In site da C.M. Sabugal).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Combustíveis: Eis os postos que integram a rede de emergência. A Rede Estratégica de Postos de Abastecimento será ativada em caso de crise energética, declarada pelo Conselho de Ministros». (In site da ENSE, via Notícias ao Minuto).

>> PIOR >> «Motoristas aproveitam eleições para pressionar Governo. Ministro aconselha portugueses a abastecerem-se». (In Notícias ao Minuto).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «OMS pede aos países mais investimento na erradicação das hepatites. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou hoje aos países para que aproveitem as recentes reduções nos custos de diagnóstico e tratamento da hepatite para aumentarem os investimentos na eliminação da doença». (In revista científica Lancet Global Health, via Notícias ao Minuto).

>> PIOR >> «Mais de 400 mil pessoas deslocadas em três meses de violência em Idlib, no noroeste da Síria». (In Agência Lusa).

27 de Julho de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta