Casteleiro – A minha aldeia hoje na Net

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

Hoje vou transferir da Net para esta página algumas informações que podemos encontrar na Net. Conforta saber que a Net não passa ao lado da aldeia, digamos… Deu-me algum gozo fazer estas visitas neste sábado. Siga-me, por favor.

Brasão da Freguesia do Casteleiro no concelho do Sabugal

Brasão da Freguesia do Casteleiro no concelho do Sabugal

Avisos prévios

Quando se escreve na busca do Google a palavra Casteleiro, estejamos desde logo preparados para lá encontrar imensas páginas dedicadas, claro, às famílias ilustres dos Casteleiros.

Depois, um alerta genárico: está na net, designadamente na Wikipédia, exactamente aquilo que alguém lá inseriu. Com tudo o que isto significa: há coisas que são verdade e há outras que nem tanto.

Finalmente: uma certa desilusão por não encontrar muitos dos artigos que muitos escrevemos em muitos sites há muitos anos. Lamento.

A minha aldeia na Wikipedia

«Casteleiro é uma freguesia portuguesa do concelho do Sabugal, com 26,73 km² de área e uma densidade de 13,7 hab/km². Situa-se no extremo ocidental do concelho, já em plena Cova da Beira, a cerca de 20 km do Sabugal. Estão inseridas na freguesia as anexas de Quinta da Carrola e Quinta de Santo Amaro, dando as três povoações um total de 365 habitantes.

Património – Do seu património cultural e edificado destaca-se a Igreja Matriz, as capelas do Espírito Santo, de São Sebastião e São Francisco e as fontes e cruzeiros espalhados pela freguesia. De destacar também o pórtico no Solar de José Lopes e a Quinta da Mimosa. Outros locais de valor paisagístico e natural são a Serra da Presa e a Serra da Opa, onde se identificam inúmeros vestígios de assentamentos castrejos».

No «Wordpress»

«A freguesia do Casteleiro possui 600 habitantes, cujas principais actividades económicas são a agricultura, a criação de gado, a panificação, a serralharia e o pequeno comércio.

O orago da freguesia é o Divino Salvador. Do seu património cultural e edificado, destaca-se a Igreja Matriz, as capelas do Espírito Santo, de São Francisco e de São Sebastião, as calçadas medievais, os vestígios castrejos, a Quinta da Mimosa e os cruzeiros. Outros locais de valor paisagístico e natural são destacados: a Serra da Vila, a Serra da Opa, a Serra da Presa e a Ribeira do Casteleiro».

Num «site» de heráldica

Sobre a bandeira da Freguesia: «Orago – Divino Salvador Área – 43,9 Km2. Ordenação heráldica do brasão e bandeira. Publicada no Diário da República, III Série de 15/01/1998. Armas – Escudo de verde, um cubelo de prata lavrado, aberto e frestado de negro, entre dois picões de prata, encabados de ouro, o da dextra volvido; em contra-chefe, monte de três cômoros de ouro, movente de um pé ondado de azul e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro: CASTELEIRO».

Na previsão meteorológica

Uma curiosidade. Vamos seguir a previsão do tempo ne net, OK?

A esta hora (dia 13 de Julho de 2019, às 21:50 horas): 22ºC, céu limpo, períodos nublados.

Próximos dias: temperaturas entre os 16º e os 34º.

Ventos entre os 16 e os 40 km/hora.

Previsão de muitos períodos nublados ao longo dos dias todos de toda a semana.

Tenham uma boa semana, caros leitores.

:: ::
«A Minha Aldeia», crónica de José Carlos Mendes

3 Responses to Casteleiro – A minha aldeia hoje na Net

  1. jclages diz:

    Caro José Carlos Mendes

    Vives publicamente o amor pela tuas raízes. O maior exemplo são as muitas crónicas semanais aqui no Capeia Arraiana onde falas da tua terra e vais deixar para sempre neste arquivo à escala planetária que é a Internet as muitas estórias da história do Casteleiro.

    Senti a tua tristeza quando escreves nesta crónica:

    «uma certa desilusão por não encontrar muitos dos artigos que muitos escrevemos em muitos sites há muitos anos. Lamento.»

    Mas aqui fica uma informação que tenho a certeza vai alegrar o teu dia.

    O Capeia Arraiana tem uma parceria com o Google News onde são publicadas as tuas e todas as opiniões que publicamos diariamente desde Dezembro de 2006.

    Assim, se procurares em Google Notícias (Casteleiro Sabugal)… (Aqui.)

    …podes encontrar cerca de 1.300 artigos sobre a palavra Casteleiro.

    Casteleiro no Google News

    E continua que nós admiramos e prezamos o teu enormíssimo trabalho.

    Bem-hajas

    • Josécarlos Mendes diz:

      JCL, OBRIGADÃO…
      Sempre te disse que tu és uma máquina. Pois aqui está a prova: no meio de tanta tarefa dares-te ao trabalho de uma resposta deste género… Está tudo dito…
      E, sim, já lá fui. E vi. Um gosto para os olhos. Mais tarde vou ler o que não tenha lido ainda…
      Abraço, meu.

  2. João Duarte Afonso diz:

    Badamalos em 10 segundos o google encontro 2800 assuntos

Deixar uma resposta