Casteleiro – Carrola e Valverdinho

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

Hoje vamos recordar uma viagenzinha estrada fora: Casteleiro – Carrola – Santo Amaro – Valverdinho. Deixei aqui notas dessa viagem há três anos e muita gente me fala de vez em quando na Carrola e em Valverdinho. Vamos lá então…

Terrenos agrícolas são a paisagem natural da minha terra, o Casteleiro

Terrenos agrícolas são a paisagem natural da minha terra, o Casteleiro

A minha aldeia, uma terra agrícola por excelência, como as fotos demonstram, é atravessada pela Estrada Nacional, o que facilita muito as deslocações pelas redondezas.

Vamos então seguir a nossa viagem acima prometida: Carrola, Santo Amaro e Valverdinho

Quando se vai do Casteleiro para Caria, à saída da aldeia, depois daquela descida e da curva dos Pessegueiros, sobe-se até quase à entrada para a Quinta da Carrola, a qual fica já na descida para Santo Amaro.

Nos meus tempos de menino, havia muita ligação entre nós na aldeia e a malta da Quinta da Carrola.

De facto, a Carrola era a Quinta onde moravam pessoas muito ligadas a nós, no Casteleiro, desde logo porque vinham à escola na sede da Freguesia. Nesse tempo havia uma para os rapazes e outra para as raparigas.

Estrada Nacional à saída do Casteleiro

Estrada Nacional à saída do Casteleiro

Descendo mais um pouco, passa-se a ponte, já em terras de Santo Amaro, começam aquelas várzeas e baixas muito extensas e ainda bastante cultivadas e, logo depois do cruzamento para Sortelha (à direita), uns 250 metros depois, eis a entrada para Santo Amaro. Cá está a célebre «Quinta do Doutor de Santo Amaro», com as suas conhecidas baixas – do melhor para a agricultura.

Meia dúzia de casas em Valverdinho

Meia dúzia de casas em Valverdinho

Depois, lá mais adiante, já a caminho de Caria, fica o cruzamento para Valverdinho. Sim, Valverdinho é já ali… fica a uns três ou quatro quilómetros.

Tenho de voltar a mostrar a foto aérea, pois o google das estradas claro que não chegou lá… Vejam então a meia dúzia de casas da Quinta de Valverdinho, anexa também do Casteleiro, nessa última foto que aqui lhe deixo.

:: ::
«A Minha Aldeia», crónica de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta