Primeira Página (15-06-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

A experiência de apoio da GNR a idosos em isolamento é muito útil

A experiência de apoio da GNR a idosos em isolamento é muito útil

Notícia de Abertura

>> Assistência da GNR a idosos em isolamento na nossa região >> «O projeto denominado “eGuard” começa em Julho e resultou da assinatura de um protocolo, em junho de 2017, entre o Comando Territorial da GNR da Guarda e os municípios de Guarda, Celorico da Beira, Sabugal, Pinhel, Trancoso, Mêda, Vila Nova de Foz Côa, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e Aguiar da Beira. O programa surgiu para proporcionar uma maior inclusão, minimizar o isolamento dos idosos e das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e também para contribuir para um maior garante de segurança desta margem da população tão vulnerável. O utente fica na posse de um equipamento, que pode usar ao pescoço, e que, entre outras funções, possui um botão para ser acionado em caso de emergência (botão SOS), permite comunicar de forma bidirecional, permite definir um perímetro de segurança e alerta em caso de imobilidade. O sistema de teleassistência é monitorizado em permanência». (in Rádio Elmo).

:: ::
SÁBADO, DIA 08

Praia fluvial de Vale do Rossim

Praia fluvial de Vale do Rossim

Pela nossa Região…

>> Beira Interior chega à dezena de «praias de ouro» >> Valhelhas (Guarda), Vale do Rossim (Gouveia), Lapa dos Dinheiros (Seia) e Loriga (Seia) no distrito da Guarda; Sesmo (Castelo Branco), Unhais da Serra (Covilhã), Meimôa (Penamacor), Fróia (Proença-a-Nova), Fernandaires (Vila de Rei) e Zaboeira (Vila de Rei) no distrito de Castelo Branco». (in Jornal do Fundão).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «O Presidente da República promulgou hoje o decreto do parlamento que altera o regime de subsídios atribuídos aos deputados e estabelece como morada relevante para efeitos remuneratórios a que consta no cartão do cidadão». (in Agência Lusa).

>> PIOR >> Sobre a distribuição de prémios em ano de défice da TAP, eis a opinião de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República: «Se o Estado tem metade do capital da TAP deve acompanhar a sua gestão.» (in Notícias Magazine).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «A reunião entre os coordenadores das negociações para a escolha dos cargos de topo de União Europeia, na qual participou o primeiro-ministro português, foi construtiva embora os negociadores tenham identificados desafios durante o encontro, anunciou o Governo belga». (in Agência Lusa).

>> PIOR >> «A atriz norte-americana Angelina Jolie, embaixadora de Boa Vontade do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), advertiu hoje, em Cartagena, que mais de 20.000 crianças nascidas na Colômbia, de pais venezuelanos, correm o risco de tornar-se apátridas». (in Agência Lusa).

:: ::
DOMINGO, DIA 09

«Sabugal, Belmonte e Pinhel contratualizam apoios do BEM»

«Sabugal, Belmonte e Pinhel contratualizam apoios do BEM»

Pela nossa Região…

>> BEM-Beneficiação de Equipamentos Municipais >> «Belmonte, Pinhel e Sabugal assinaram na quinta-feira, em Castelo Branco, os respetivos contratos de parceria no âmbito do programa de Beneficiação de Equipamentos Municipais (BEM). A cerimónia decorreu na sede da Secretaria de Estado da Valorização do Interior e contou com a presença do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel. No total, o Governo vai apoiar 38 projetos com 4,7 milhões de euros. No Sabugal foi candidatada a primeira fase da ampliação do edifício da Câmara Municipal, que será comparticipada com 149.940 euros para um investimento elegível de cerca de 299.880 euros». (in semanário O Interior).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Portugal é o melhor destino da Europa pela terceira vez consecutiva na gala dos World Travel Awards». (in Notícias Magazine).

>> PIOR >> «O Público revela que há funcionários dos CTT envolvidos em burlas de milhões e o Jornal de Notícias conta que há sem-abrigo portugueses a serem traficados para trabalho escravo em Espanha». (in Agência Lusa).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Dezenas de milhares de pessoas estão hoje nas ruas de Hong Kong em protesto contra plano do Governo que visa permitir extradições para a China continental». (in Agência Lusa).

>> PIOR >> «Centenas de manifestantes foram presos no Cazaquistão onde estão a decorrer as primeiras eleições presidenciais sem a participação do antigo chefe de Estado, que se demitiu em março do cargo». (In Agência Lusa).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 10

Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda tem nova sede

Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda tem nova sede

Pela nossa Região…

>> «A Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG) inaugurou a sua nova sede, cedida pela Câmara Municipal da Guarda, que inclui um espaço museológico dedicado à vida e obra do antigo dirigente Madeira Grilo. As novas instalações da FBDG ocupam um edifício do centro histórico da cidade mais alta do país que, nos últimos anos, serviu de sede do Clube de Caça e Pesca local. O espaço também acolhe algum do espólio do antigo dirigente Manuel Madeira Grilo, que morreu, com 83 anos, no dia 11 de Setembro de 2014». (in semanário Terras da Beira).

>> E também >> Santos do Bairro/Santos Populares na Guarda: «Os festejos começam em São Vicente, seguindo-se o Bairro da Luz, Póvoa do Mileu, Sequeira, Lameirinhas, Bairro do Pinheiro, Bonfim e Alfarazes. A festa de encerramento, nos dias 22 e 23, será na Praça do Município com o desfile das marchas populares, nesta edição com o Alto do Pina, de Lisboa, como marcha convidada. Espetáculo equestre, no domingo, dia 23, às 21 horas, no largo da Misericórdia. A Feira Anual de São João, no dia 24, encerra a programação». (in Rádio F). «De 13 a 24 de junho os Santos do Bairro saem à rua na cidade mais alta para comemorar os santos populares». Pode ver e ouvir… (Aqui.) (in Localvisão TV).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Gasolina fica hoje mais barata oito cêntimos». (in Correio da Manhã).

>> PIOR >> «Sem-abrigo portugueses traficados para trabalho escravo em Espanha». (in Jornal de Notícias).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «A Califórnia prepara-se para estender o seu programa de saúde a jovens que vivem ilegalmente no estado norte-americano, cada vez mais distanciado da administração do Presidente Donald Trump». (in Agência Lusa).

>> PIOR >> Cazaquistão. «As eleições mostraram um respeito insuficiente pelos padrões democráticos, disse a missão liderada pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) no seu relatório». (in Agência Lusa).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 11

Na Agro-Raia sobressai sempre a realidade agrícola e pecuária dos territórios raianos

Na Agro-Raia sobressai sempre a realidade agrícola e pecuária dos territórios raianos

Pela nossa Região…

>> AgroRaia em Malcata, no concelho do Sabugal, entre os dias 14 e 16 de Junho. «Feira pretende impulsionar o setor agrícola e pecuário da região, com exposição de máquinas agrícolas, degustação de sabores raianos, palestras, mostra de artesanato e produtos locais e animação musical». (in site da CMSabugal).

>> E também >> «Penamacor recebeu o 13.º Encontro de Música Tradicional, no Jardim da República». (in Localvisão TV). Veja o vídeo muito interessante… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> 10 de Junho. «António Costa confirma comemorações de 2020 na África do Sul». (in Jornal de Notícias).

>> PIOR >> «Pelo menos metade dos planos operacionais distritais de combate a incêndios rurais deste ano foi apresentada fora do prazo previsto por lei, tendo alguns sido reforçados no período mais crítico de fogos em relação a 2018». (in Agência Lusa).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Governantes e investidores em encontro sobre energia em África». (in Agência Lusa).

>> PIOR >> «Coreia do Norte. Identificadas centenas de locais usados para execuções». (in Agência Lusa)

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 12

Um sineiro é um mágico

Um sineiro é um mágico

Pela nossa Região…

>> Mãos que tocam os sinos da Beira Interior. «Um sineiro é um mágico, descreve Tom G. Hamilton, músico e autor de um levantamento exaustivo sobre o património sineiro em Penamacor, Idanha-a-Nova, Fundão e Castelo Branco. Foram mais de cem as aldeias percorridas vezes sem conta para encontrar os últimos sineiros e descobrir, que a forma como se toca o sino varia de território para território. O sino mais antigo da região já não toca, mas está guardado na igreja de São Vicente da Beira. O mais velho em exercício é o de Castelo Novo. O sino é a voz do povo». (in ‘Jornal do Fundão’).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Escolas vão poder gerir mais de 25% do currículo já a partir de setembro de acordo com uma portaria hoje publicada». (in Notícias Magazine).

>> PIOR >> Processo Rota final. Corrupção em contratos públicos com 18 Câmaras Municipais alvo de buscas. «Águeda, Almeida, Armamar, Belmonte, Barcelos, Braga, Cinfães, Fundão, Guarda, Lamego, Moimenta da Beira, Oleiros, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Sertã, Soure, Pinhel e Tarouca são as 18 Câmaras Municipais que estão a ser alvo de buscas por cerca de 200 elementos da Polícia Judiciária, nomeadamente inspetores, peritos informáticos, peritos financeiros e contabilísticos». (in Notícias Magazine). Se quiser saber quem são os autarcas em causa, leia… (Aqui.).

Lá por fora…

>> MELHOR >> Lá por fora e cá dentro, felizmente: «Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo. Primeiro: a Islândia». (in Agência Lusa). Pode ler mais… (Aqui.)

>> PIOR >> «O Afeganistão substituiu este ano a Síria como o país menos pacífico do mundo e o Iémen entrou pela primeira vez no grupo dos cinco Estados menos pacíficos, revela o Índice Global de Paz 2019 divulgado hoje». (in Agência Lusa).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 13

Homenagem aos nossos emigrantes, falta ainda... Hoje, Portugal começa a ser respeitado e os emigrantes sentem-se mais felizes com isso...

Homenagem aos nossos emigrantes, falta ainda. Hoje, Portugal começa a ser respeitado e os emigrantes sentem-se mais felizes com isso

Pela nossa Região…

>> «Portugueses em França mais felizes desde que o país está na moda. O estereótipo dos portugueses como trabalhadores da construção civil ou limpeza em França está a dar lugar a uma imagem mais moderna de Portugal, com impacto nos mais de 1,5 milhões de portugueses e lusodescendentes que vivem no país. Havia quase um racismo, mas agora, com a imagem de Portugal estando a mudar, já não somos vistos só como filhos da porteira ou homens das obras. Já não é só o bacalhau que vem à cabeça», diz Anna Martins, luso-descendente e presidente da associação Cap Magellan. (in Jornal do Fundão).

Por Portugal…

>> MELHOR >> Decisão tomada. «Governo fecha acordo com Altice e Motorola. Estado fica com 100% do SIRESP por 7 milhões de euros». (In Eco)

>> PIOR >> «Ministério do Ambiente. Orla costeira perdeu 100 hectares em 9 anos». (in Agência Lusa).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Presidente da Nigéria promete retirar da pobreza 100 milhões de pessoas e melhorar a segurança do país, que sofre devido ao terrorismo jihadista do Boko Haram». (in Agência Lusa).

>> PIOR >> «ONU convoca reunião urgente sobre ataque a petroleiros no Médio Oriente». (in France Press)

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 14

Promoção de Vinhos da Beira Interior: dias 17 e 18, Solar do Vinho na Guarda

Promoção de Vinhos da Beira Interior: dias 17 e 18, no Solar do Vinho na Guarda

Pela nossa Região…

>> «83 vinhos de 30 produtores no concurso da Beira Interior. Três dezenas de produtores vão participar no 12.º Concurso de Vinhos da Beira Interior nos dias 17 e 18, no Solar do Vinho na Guarda. No total estarão à prova mais de 80 vinhos da região vitivinícola. O concurso é organizado pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), pelo NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda e pela Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB)». (in Rádio Altitude, Lusa e Diário de Notícias).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Correios: Autarcas aplaudem regresso das estações». (In Jornal de Notícias).

>> PIOR >> «Atraso no pagamento a hospitais ameaça cirurgias em lista de espera». (in Público)

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Portugal exportou 647,8 milhões de bens para a China até abril». (in Agência Lusa).

>> PIOR >> «Sabotagem contra petroleiros ameaça preço dos combustíveis». (in Correio da Manhã).

15 de Junho de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta