Primeira Página (08-06-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

A 4.ª edição do SIAC decorre na Guarda até 16 de Junho - Capeia Arraiana

A 4.ª edição do SIAC decorre na Guarda até 16 de Junho

Notícia de Abertura

«Simpósio de Arte Contemporânea da Guarda junta 130 artistas. Esta é a 4.ª edição e acontecerá um pouco por toda a cidade, nomeadamente no Museu, Praça Luís de Camões, Torre de Menagem, TMG e antigo Cine-Teatro». (In semanário «Terras da Beira»). Pode seguir o programa… (Aqui.)

E também: um bom exemplo: «Os restaurantes e cafés do centro da cidade da Guarda não vão pagar taxas relativas à instalação de esplanadas, desde que estejam abertos ao público aos fins-de-semana e feriados.» (In Rádio F).

:: ::
SÁBADO, DIA 01

Fogos regressam: alerta amarelo no País

Fogos regressam: alerta amarelo no País

Pela nossa Região…

>> «Nos dias 3, 4, 6 e 7 de junho, Município da Guarda assinala Dia da Criança com atividades no Parque Urbano do Rio Diz». (In ‘Beira’).

>> E ainda: «Distritos da Guarda e Castelo Branco com risco muito elevado de incêndio». (In Rádio Elmo).

>> E também: «Câmara da Guarda não exclui, 20 anos depois, retomar negociação para comprar o cine-teatro». (In Rádio Altitude).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Reforçados meios de combate a incêndios, mas faltam 22 meios aéreos». (In Agência Lusa).

E também: «Feira do Livro de Lisboa. Decorre desde 29 de Maio e até 16 de Junho de 2019, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, a 89.ª edição da Feira do Livro de Lisboa. Para além dos stands de livros de todos os tipos, há ainda outras atividades para quem visita a feira». (In ‘VisitPortugal’).

>> PIOR >> «Cinco mil polícias apelam ao boicote de multas, detenções e horas extra Grupo ‘Movimento Zero’ foi criado por profissionais da PSP, depois de oito agentes terem sido condenados por agressões a moradores do bairro da Cova da Moura». (In ‘Notícias ao Minuto’).

E ainda: «Polícias recusam-se a entrar em bairros problemáticos sem reforços». (In Rádio Renascença).

Lá por fora…

>> MELHOR >> Elton John: «Sou um europeu. Não um estúpido imperialista inglês”. Afirmação do cantor durante um concerto em Verona, parte da sua última digressão mundial, que está farto do tema do Brexit e envergonhado com a conduta do seu país neste caso. (In ‘DN’)

>> PIOR >> «Pelo menos 12 pessoas morreram num tiroteio num edifício governamental em Virginia Beach, nos Estados Unidos, informaram as autoridades norte-americanas». (In Agência Lusa).

:: ::
DOMINGO, DIA 02

Na Feira do Jarmelo faz-se a promoção da carne de vaca especialmente saborosa da zona

Na Feira do Jarmelo faz-se a promoção da carne de vaca especialmente saborosa da zona

Pela nossa Região…

>> Para quando também a ligação da A23 ao Sabugal? «O Governo português já terá aprovado um investimento de 50 milhões de euros para construir o tão desejado IC31, que ligará a A23 (na zona de Castelo Branco) à fronteira com Espanha, nas Termas de Monfortinho». (In ‘Jornal do Fundão’).

>> E também: «Inserida no Ciclo de Festivais de Cultura Popular da Guarda 2019 realiza-se no próximo dia 2 de junho, com o apoio do Município da Guarda, a 36.ª edição da Feira Concurso do Jarmelo – incluindo 11.º Concurso Bovino da Raça Jarmelista, a mostra de animais, a degustação dos pratos de vitela Jarmelista…». Li oportunamente… (Aqui.)

>> E ainda: «O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) no distrito da Guarda foi reforçado e inclui, pela primeira vez, seis equipas exclusivamente noturnas de bombeiros voluntários, disse o Comandante Operacional Distrital». (In agência Lusa).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Mais de metade dos professores do ensino superior estão classificados como excelentes e apenas 5% tem um resultado negativo. (…) os inquéritos a alunos têm peso, mas os fatores quantitativos como participação em investigações são decisivos». (In ‘Público’).

>> PIOR >> «Movimento ibérico exige encerramento de centrais nucleares – O Movimento Ibérico Antinuclear (MIA), que congrega mais de 50 organizações portuguesas e espanholas, entre as quais a Quercus, exigiu hoje o encerramento de centrais nucleares, começando com a de Almaraz, a 100 quilómetros de Portugal». (In Agência Lusa).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «A Administração Nacional das Áreas de Conservação de Moçambique (ANAC) anunciou hoje que cerca de três mil animais selvagens vão chegar este ano aos parques e reservas nacionais provenientes dos países vizinhos». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Pelo menos 10 mortos em explosão de veículo armadilhado em Raqa, na Síria». (In Agência Lusa).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 03

A escritora Agustina Bessa-Luis faleceu aos 96 anos vítima de doença prolongada

A escritora Agustina Bessa-Luís faleceu aos 96 anos vítima de doença prolongada

Pela nossa Região…

>> «No mês de junho, de 3 a 7, a cidade do Sabugal vai acolher a 3.ª edição do Retiro Doutoral em Ciência e Tecnologia Web. Esta 3.ª edição do retiro vai decorrer na cidade do Sabugal, onde está instalado, desde 2008, um Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, fruto de uma parceria entre a UAb e o Município.» (In ‘site’ da CMS).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Recomeçou a pesca da sardinha – e há muita este ano, dizem os pescadores». (Vi nos canais de TV).

>> PIOR >> «PSP e GNR na estrada – 169 detidos no fim de semana, maioria por conduzir sob efeito do álcool». (In Agência Lusa).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Papa pede perdão aos ciganos na Roménia pelas discriminações da igreja. Apela aos políticos para que não semeiem o ódio». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Nove mortos em tentativa de dispersar manifestação pacífica em Cartum, capital sudanesa». (In Agência Lusa).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 04

Há bastante água em muitas albufeiras, apesar de tudo...

Há bastante água em muitas albufeiras, apesar de tudo…

Pela nossa Região…

>> «Muralha requalificada em Pinhel. Requalificação de 740 metro de caminho sobre a muralha para valorização de património e apostar no turismo». (In jornal ‘O Interior’).

>> E ainda: «A ULS da Guarda foi contemplada com 19 vagas para a colocação de médicos, 13 em especialidades hospitalares e 6 para a rede de cuidados de saúde primários». (In Rádio F).

>> E soube-se hoje: «Mestrado e doutoramento na UBI: mais 31% na UBI – Este ano: 526 candidatos; no ano passado: 399». (In Rádio Covilhã).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Dezoito das 60 albufeiras monitorizadas em Portugal continental tinham em maio reservas superiores a 80% do volume total e seis estavam abaixo dos 40%, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH)». (Agência Portuguesa do Ambiente e Agência Lusa).

>> PIOR >> «Marques Mendes é um comerciante político de boatos e falsidades», disse Carlos César. (In Agência Lusa).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Revolução científica no tratamento de cancro da mama, pulmão e pâncreas. Resultados de investigações para matar o cancro foram apresentados na maior conferência anual sobre o cancro, organizada pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO)». (in ‘NM’).

>> PIOR >> «Pelo menos cinco mortos e vários feridos em tiroteio na Austrália. O suspeito de 45 anos já está sob custódia das autoridades». (In Agência Lusa).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 05

Dia Mundial do Ambiente/ Guarda: as crianças no Politécnico

Dia Mundial do Ambiente na Guarda: as crianças no Politécnico

Pela nossa Região…

>> «No dia 5 de junho, cerca de 240 crianças dos estabelecimentos de ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico da cidade e freguesias do concelho da Guarda vão celebrar, no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), o Dia Mundial do Ambiente». (In Rádio Altitude).

>> E também: «Pelas 15 horas do dia 05 de junho de 2019, no Salão Nobre do Município, se vai proceder ao Ato de Abertura de propostas para concessão do Bar da Praia Fluvial do Sabugal e equipamento de lazer associado…». (In ‘site’ da CMS).

>> E ainda: «Castelo Branco reforçou meios de combate a incêndios florestais até 30 de junho: 122 equipas, 612 operacionais e 141 viaturas». (In Agência Lusa).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Investigadores da Universidade do Algarve (UAlg) estão a estudar a nutrição dos cavalos-marinhos para maximizar a reprodução em cativeiro da espécie, seriamente ameaçada no meio natural». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Há em Portugal uso excessivo de plástico – Deco desafia os consumidores a denunciarem os excessos». (In ‘NM’).

Lá por fora…

>> MELHOR >> França: «Ministério da Cultura cria serviço para identificar espólio judeu roubado». Evereste: «Autoridades removem 11 mil quilos de lixo e recuperam corpos». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «A Organização Internacional de Polícia (Interpol) procura indivíduos perigosos e explica que os indivíduos procurados são pessoas em situação de alerta vermelho, ou seja, pessoas com mandados de captura e extradição, resultantes da prática de crimes perigosos.» (In Antena 1).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 06

Diversas entidades alertam: preços das casas em Portugal sobem demais...

Diversas entidades alertam: preços das casas em Portugal sobem demais…

Pela nossa Região…

>> «No dia 6 de junho, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal do Sabugal, vai ser apresentado o livro ‘Crónicas à volta do mundo’, da autoria de Rui Daniel Silva». (In ‘site’ da CMS).

>> E também: «O Município da Guarda apresenta, esta semana, em Munique, na Alemanha, na maior feira de Logística da Europa, a Plataforma Logística da Guarda». (In Rádio F).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Madeira quer classificação das Selvagens como Monumento Natural. O Edifício Vulcânico das Ilhas Selvagem, com mais de 29 milhões de anos». (in ‘site’ governamental da Madeira).

>> PIOR >> Perigo de nova bolha no imobiliário em Portugal: 1) «Há um novo alerta de bolha especulativa no imobiliário em Portugal». (In ‘Público’); 2) «FMI alerta para risco de queda abrupta dos preços das casas nos próximos três anos». (In ZAP); 3) «Há risco de irrealismo no preço das casas em Lisboa e Porto, alerta a Moody’s». (In DN); 4) «Portugal vai liderar subida nos preços das casas até 2020». (In DN). 5) «O Banco de Portugal (BdP) alertou para uma possível “interrupção brusca” do dinamismo do mercado imobiliário». (In Agência Lusa).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Brasil e Guiné-Bissau ganham prémio da ONU para meio ambiente. Trata-se Prémio Equador das Nações Unidas». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Rússia ameaça não prolongar acordo sobre armas nucleares». (In Agência Lusa).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 07

Dia de Portugal: 9 e 10 de Junho em Portalegre; dia 11 em Cabo Verde

Dia de Portugal: 9 e 10 de Junho em Portalegre; dia 11 em Cabo Verde

Pela nossa Região…

>> «GNR apreende 93.800 euros em mercadoria contrafeita em feiras do distrito da Guarda. A GNR da Guarda anunciou a apreensão de 4.328 artigos contrafeitos que estavam à venda ao público em diferentes locais do distrito, em ações levadas a cabo entre sábado e terça-feira» passada». (In jornal ‘O Interior’).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «As Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas iniciam-se, com a presença do Presidente da República, no domingo, dia 9 de junho: içar da bandeira. 10 de junho: Cerimónia Militar Comemorativa do Dia de Portugal. Para a tarde está agendada uma visita ao Museu da Tapeçaria de Portalegre. Dia 11, terça-feira, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o Primeiro-Ministro deslocam-se à Ilha de São Vicente (Cabo Verde), onde o programa inclui um passeio a pé pela cidade do Mindelo». (In Rádio Portalegre e Rádio Campanário).

>> PIOR >> Cuidado com as alergias: «Níveis muito elevados de pólenes no continente nos próximos dias». Alerta da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Proibida venda de carros a gasolina ou diesel em França a partir de 2040». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Angola preocupada com surtos de sarna, malária e meningite na Huíla – mais de 450 mil notificações». (In Agência Lusa).

8 de Junho de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta