Primeira Página (01-06-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

Jovens da Guarda também se manifestaram pelo clima: «Não há planeta B»...

Jovens da Guarda também se manifestaram pelo clima: «Não há planeta B»…

Notícia de Abertura

«Jovens pelo clima na Guarda – Manifestação – Exibindo faixas e cartazes com apelos como “O tempo está a acabar, salvem o plante”, “Não há planeta B” ou “pelo Ambiente, Pelo nosso Futuro”, os jovens de todas as escolas da cidade concentraram-se na Praça Velha e marcharam até à Praça do Município». (In jornal ‘O Interior’).
Sugiro que oiça agora «Sing for the Planet». Vai gostar… (Aqui.)

Sabemos que a situação climática é grave: «Clima: Guterres quer medidas mais ambiciosas da comunidade internacional. “Considero absurdo que estejamos a taxar os salários e os rendimentos, mas não o carbono. Não entendo como se está a utilizar o dinheiro dos contribuintes para subsidiar os combustíveis fósseis, aumentar os furacões, aumentar a seca, derreter glaciares, branquear os corais e multiplicar os desastres em todo o mundo”». (In Agência Lusa).

:: ::
SÁBADO, DIA 25

Prisão José Antonio Páez, onde houve mortos e feridos no Estado da Portuguesa na Venezuela

Prisão José Antonio Páez, onde houve mortos e feridos no Estado da Portuguesa na Venezuela

Pela nossa Região

«O Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) aprovou 27 novos projetos empresariais, que envolvem um investimento de 45 milhões de euros e um apoio de fundos europeus de 14 milhões», anunciou ontem a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro». (In Rádio Covilhã). Leia mais… (Aqui.)
E também: «Região – Perigo de incêndio florestal devido ao calor». (In Jornal ‘O Interior’).
E ainda: «Australianos interessados no lítio do concelho da Guarda. Mas para já é só prospecção não a eventual exploração». (In Rádio Altitude, que ouviu o Presidente da CM Guarda).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Baixa histórica de juros na dívida de longo prazo. Taxas pedidas para emprestar dinheiro ao Estado ficam abaixo de 1% pela primeira vez». (In ‘CM’). E ainda: «Fitch revê em alta perspetiva sobre rating da República Portuguesa. A agência de notação financeira reviu a perspetiva de estável para positiva». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Calor já começa a apertar e deixa concelhos em risco máximo de incêndio. Até ao final do mês, o país encontra-se em situação de alerta devido à previsão de calor». (In IPMA).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «ONU decreta libertação de navios e marinheiros detidos na Rússia. O tribunal marítimo das Nações Unidas decretou hoje a libertação das três embarcações navais ucranianas, juntamente com os 24 marinheiros que nelas seguiam, capturadas na Rússia em novembro». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> Mortos em prisão da Venezuela: motim e ou massacre dos guardas? «Motim em prisão na Venezuela faz mais de vinte mortos. O Observatório Venezuelano de Prisões, ONG que defende reclusos, garante que se tratou de um massacre policial». (In ‘Sábado’).
Atentado em Lyon: «Hoje que estão a ser acionados todos os meios para encontrar rapidamente o presumível autor do atentado ocorrido na sexta-feira numa rua em Lyon, que fez 13 feridos». (In agência Lusa).

:: ::
DOMINGO, DIA 26

Estudo mostra que Portugal gasta demasiados recursos naturais…

Estudo mostra que Portugal gasta demasiados recursos naturais…

Pela nossa Região

>> «Simpósio de Arte Contemporânea da Guarda junta 130 artistas. Foi apresentada, no antigo Cine-Teatro da Guarda, a 4.ª edição do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea – SIAC, que decorrerá entre 2 e 16 de Junho». (In jornal ‘Terras da Beira’).
Ler também: «Em Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Aguiar da Beira, Almeida, Fornos de Algodres, Gouveia, Seia e Sabugal há mais pensionistas do que trabalhadores». (In jornal ‘O Interior’).
Para a sua agenda: «Projeto Sabor de Terra leva dança a cinco municípios das Beiras e Serra da Estrela», entre os quais o Sabugal, no dia 21 de Julho. (In ‘DN’).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «GNR vai fiscalizar táxis, Tuk-Tuk e TVDE. A GNR inicia na segunda-feira, em todo o país, uma operação de fiscalização intensiva aos transportes individuais de passageiros que visa garantir o cumprimento da lei e das regras da concorrência». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Se o mundo vivesse como os portugueses os recursos naturais acabavam hoje. Os recursos naturais da Terra chegavam hoje ao fim se todas as pessoas do planeta consumissem como os portugueses. Portugal, onde se consome em menos de meio ano o que era suposto dar para todo o ano, não é ainda assim tão gastador como o Luxemburgo, que gastou os recursos todos logo a 16 de fevereiro». (In Relatório das organizações ambientalistas internacionais WWF, Fundo Mundial para a Natureza e Global Footprint Network).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Venezuela agradece mediação da Noruega e confirma diálogo com oposição». (In agência Lusa).

>> PIOR >> «Fuga de dióxido de carbono em cargueiro no Leste da China faz pelo menos 10 mortos». (In agência Lusa). «O Serviço Geológico dos Estados Unidos registou um sismo de magnitude 8.0 na escala de Richter na região central-norte do Peru, com uma profundidade de 114 quilómetros». (In ‘Notícias ao Minuto’).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 27

Congo sofre com naufrágio - mais uma tragédia africana.

Congo sofre com naufrágio – mais uma tragédia africana.

Pela nossa Região

>> «Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” leva animação às Aldeias Históricas. As Aldeias Históricas vão ter animação entre junho e dezembro, no âmbito da terceira edição do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal. O ciclo começa em Sortelha (28 e 30 de junho) e prossegue com eventos em Piódão (06 e 07 de julho), Linhares da Beira (12 a 14 de julho), Marialva (20 e 21 de julho), Castelo Novo (27 e 28 de julho), Castelo Rodrigo (06 e 07 de setembro), Castelo Mendo (20 e 21 de setembro), Trancoso (04 a 06 de outubro), Idanha-a-Velha (01 a 03 de novembro), Monsanto (08 a 10 de novembro), Almeida (21 e 22 de dezembro) e Belmonte (27 a 30 de dezembro)». (In Rádio Elmo).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Forbes: Portugal é um dos melhores países para conseguir residência. Lista divulgada pela revista norte-americana coloca Portugal em sexto lugar no ‘ranking’ dos melhores locais para conseguir residência e cidadania europeia, destacando, entre outra questões, os famosos vistos gold, à frente da vizinha Espanha». (In ‘Notícias ao Minuto’).
E também: «Évora de parabéns com voto eletrónico, a que aderiram 33% dos votantes». (In agência Lusa).

>> PIOR >> «Despiste de camião com 24 mil litros de acetona corta IC8. Pesado de mercadorias despistou-se entre Pedrógão e Sertã». (In ‘Notícias ao Minuto’).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «A polícia francesa deteve dois suspeitos de envolvimento na explosão no centro de Lyon que feriu 13 pessoas na sexta-feira passada, disse hoje a Procuradoria de Paris». (In agência Lusa).

>> PIOR >> «Pelo menos 30 mortos e 200 desaparecidos em naufrágio na RD Congo». (In Agência Lusa).
E também no Congo Brazzaville: «A epidemia do vírus Ébola já causou 1.277 mortos na República Democrática do Congo». (In Agência Lusa).
Dias complicados na Europa depois do ataque em Lyon: «Ameaça de bomba em Bruxelas. Estação de comboios evacuada». (In ‘Notícias ao Minuto’).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 28

Praia fluvial de Valhelhas. Vai receber a Bandeira Azul no dia 5 de Junho.

Praia fluvial de Valhelhas. Vai receber a Bandeira Azul no dia 5 de Junho.

Pela nossa Região

>> Vai ser no dia 5 de Junho: «Praia Fluvial de Valhelhas recebe cerimónia oficial do hastear da Bandeira Azul. A Praia fluvial de Valhelhas, no concelho da Guarda, vai receber a única cerimónia oficial de hastear das primeiras Bandeiras Azuis deste ano no continente, no dia 5 de junho. As restantes duas acontecem nos arquipélagos dos Açores e Madeira. O Vice-Presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, fala em “honra e orgulho”». (In Rádio Elmo).
Outra nota: «Com menos de um ano de existência o Clube Futsal Sabugal já alcançou dois títulos distritais nos escalões de formação». (In Rádio F).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Belgais, Castelo Branco: Distinção a Maria João Pires por serviço de exceção na divulgação cultural». (In ‘Jornal do Fundão’).
E também: «Obra, aguardada há mais de uma década: Infraestruturas de Portugal consignou a construção do último troço da A25 entre Vilar Formoso e a fronteira, um investimento de 13,2 milhões de euros». (In jornal ‘O Interior’).

>> PIOR >> «Mais de 800 crianças vítimas de violência sexual nos últimos três anos. A Associação de Apoio à Vítima ajudou, nos últimos três anos, uma média de 22 crianças vítimas de violência sexual por mês». (In agência Lusa). «Doentes internados em refeitórios e casas de banho no Hospital Vila Franca de Xira». (In agência Lusa).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Resultado das europeias no Reino Unido abre perspetiva de novo adiamento do Brexit». (In agência Lusa).
E também: «ONU disponibiliza 5,7 milhões de euros para combater seca em Angola». (In agência Lusa).

>> PIOR >> «Ataques contra escolas no Afeganistão quase triplicaram entre 2017 e 2018». (Comunicação da UNICEF).
«Belgrado acusa Kosovo de intimidações policiais contra população sérvia». (In agência Lusa).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 29

Companhia de Bailado Kayzer Ballet, da Covilhã.

Companhia de Bailado Kayzer Ballet, da Covilhã.

Pela nossa Região

>> «Ballet solidário na Covilhã. Com organização do Lions Clube da Covilhã e Leo Covilhã, a companhia de bailado covilhanense, Kayzer Ballet, apresenta 2 espetáculos solidários de ballet. A iniciativa decorre a 31 de maio e a 1 de junho, no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, com início marcado para as 21:30». (In Rádio Covilhã).
E também: «Aviador Sacadura Cabral vai ter museu na terra que o viu nascer, Celorico da Beira». (In ‘Jornal do Fundão’).
E ainda: «Seia é a primeira Cidade Amiga das Crianças do Interior do país reconhecida pela UNICEF». (In Agência Lusa).

Por Portugal…

>> MELHOR >> Comunicado da PJ: «Autarcas de Santo Tirso e Barcelos e presidente do IPO do Porto detidos. Em causa estão crimes de corrupção, tráfico de influências e participação económica em negócio». (In ‘Notícias ao Minuto’).

>> PIOR >> «Identificados quatro mil idosos em situação de isolamento em Lisboa». (In agência Lusa e Projecto Radar).
Também: «Instituição religiosa de Famalicão acusada (pelo MP) de escravizar raparigas». (In agência Lusa).
«Seca: Chuva de abril não chega e não foram tomadas medidas de urgência». (Comunicado da CP).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «O presidente da República português disse hoje ter recebido do chefe da diplomacia da Guiné Equatorial a garantia» (…) «Guiné Equatorial garante abolição da pena de morte antes de 2020». (In agência Lusa).

>> PIOR >> «EUA atingidos este ano por número recorde de tornados. Nestes 5 meses de 2019: 934 tornados (média anual: 743). Nos últimos 30 dias: mais de 500 tornados; só na terça-feira passada: 27 – diz o Centro Federal de Previsão de Tempestades».
Também: «O último Gorila na Bruma terá morrido. Poppy foi visto pela última vez em agosto do ano passado num parque nacional do Ruanda». (In ‘Notícias ao Minuto’).
«Último rinoceronte-de-sumatra macho da Malásia morreu em cativeiro». (In ‘Notícias ao Minuto’).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 30

Guerra comercial entre a China e os EUA vai prejudicar-nos a todos...

Guerra comercial entre a China e os EUA vai prejudicar-nos a todos…

Pela nossa Região

>> Como muito bem sabemos aqui no ‘Capeia’: «O Sabugal acolhe o “6.º Congresso Europeu do Turismo Rural – COETUR”». (In Rádio F).
As Donas, Fundão, de parabéns pois alguém cuja família é dali vai receber um alto galardão: «O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, recebeu esta quinta-feira o Prémio Carlos Magno, numa cerimónia na localidade alemã de Aachen, Alemanha, pela defesa dos valores europeus». (In jornal ‘Público’).
E ainda: «De 31 de maio a 3 de junho, o Sabugal vai comemorar o ‘Mês do Coração’ com atividades desportivas e lúdico-recreativas, mas também palestras, ações de sensibilização e ainda rastreios cardiovasculares». (In ‘site’ da CMSabugal).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Pós-Brexit: Mais de 50 mil portugueses já assinaram papéis de residentes». (Informação do Min. Interior do RU, via Lusa).
E também: «O Programa Estou Aqui! Crianças, da PSP, abrange crianças dos dois aos 10 anos, regressa no dia 1 de junho, dia em que se assinala o Dia Mundial da Criança. Através de uma pulseira com código alfanumérico, permite via 112, de forma célere, chegar ao contacto com os pais, educadores ou tutores de uma criança que se encontre perdida, promovendo o reencontro».
(In ‘Notícias ao Minuto’).

>> PIOR >> Cúmulo do desplante: «Berardo pede gravação de audição para avançar com processo a deputados». (In Agência Lusa).
E também: «Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam hoje um risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV)». (Informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Europa vive maior e mais sustentável período de recuperação económica, disse o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno». (In Agência Lusa).
E também: «China acusa EUA de brincarem com o fogo ao aproximarem-se de Taiwan». (In ‘Notícias ao Minuto’).

>> PIOR >> «A China declarou hoje que a guerra comercial bilateral iniciada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, com taxas alfandegárias punitivas e sanções contra empresas chinesas, é terrorismo económico». (In Agência Lusa).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 31

Feira Medieval de Pinhel: de 31 de Maio (sexta) a 2 de Junho (domingo).

Feira Medieval de Pinhel: de 31 de Maio (sexta) a 2 de Junho (domingo).

Pela nossa Região

>> «Pinhel acolhe entre sexta-feira e domingo a quinta edição da Feira Medieval, que inclui a realização de uma ceia da época para cerca de 350 comensais. (…) O evento inclui ruas coloridas, cortejos e torneios, música, dança, artes circenses, espetáculos de fogo, encenações e muita animação de rua. O falcão é também presença obrigatória na feira medieval, ou não fosse o testemunho mais representativo de Pinhel, Cidade Falcão, Guarda-Mor do Reino e Senhorios de Portugal». (In jornal ‘O Interior’).

Por Portugal…

>> MELHOR >> Portugal e Espanha: «Projecto prepara áreas para serem casas de lince ibérico». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Portugal em situação de alerta até 13 de junho devido a risco de incêndio. Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, o Governo decidiu prolongar até ao dia 13 de julho, o estado de alerta em todo o território nacional». (Comunicado dos ministérios da Agricultura e da Administração Interna).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Protestos cada vez maiores na Espanha contra a exploração de urânio junto da fronteira portuguesa na zona de Elvas». (In Agência Lusa).

>> PIOR >> «Deputados brasileiros envolvem-se em agressões na Câmara dos Deputados. Deputado do partido de Jair Bolsonaro foi filmado a dar uma cabeçada num colega de outro partido e será levado ao Conselho de Ética». (In ‘Notícias ao Minuto’). Veja o vídeo… (Aqui.)

1 de Junho de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta