Primeira Página (25-05-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

Prevenir doenças cardio-vasculares - acção na Guarda

Prevenir doenças cardio-vasculares – Acção na Guarda

Notícia de Abertura

Hoje, decidi que a notícia de abertura tem de ser plural: não um mas sim três elogios à nossa região. Assim, fui percorrer os meios de comunicação locais e escolhi três iniciativas destacadas pela «Rádio F». Isso, para mostrar ao mundo que a zona não parou no tempo…

A primeira notícia, já referida no «Capeia» em tempo oportuno, é a seguinte: «Este fim-de-semana decorre no Casteleiro (Sabugal), a 6.ª edição da Festa da Caça.»

Outra notícia importante: «Este sábado na Praça Velha na Guarda, realizam-se rastreios e outras atividades no âmbito da prevenção de doenças cardiovasculares.»

E, finalmente: «Começa hoje em Foz Côa o “Festival do Vinho do Douro Superior”.» (In Rádio F).

:: ::
SÁBADO, DIA 18

Dia Internacional dos Museus - muito bem assinalado por cá, de dia e de noite, com entradas gratuitas...

Dia Internacional dos Museus – muito bem assinalado por cá, de dia e de noite, com entradas gratuitas…

Pela nossa Região

>> «Município do Sabugal promove simpósio sobre envelhecimento ativo…» E também: «Beira Interior integra programa de dinamização do enoturismo da região Centro.» (In jornal O Interior).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Mais de 600 atividades previstas para hoje no âmbito do Dia dos Museus.» (in agência Lusa).

>> PIOR >> «Borba: Seis meses depois (do acidente na pedreira), familiares aguardam indemnizações.» (in agência Lusa).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «João Lourenço (actual PR de Angola) anula contrato de mil milhões que envolvia (= beneficiava ilicitamente) Isabel dos Santos». «A decisão está contida num despacho presidencial, de 15 de maio de 2019, (…) e anula o contrato aprovado de 25 de janeiro de 2016 pelo antigo presidente angolano, José Eduardo dos Santos, e que envolvia empresas com ligações à filha, Isabel dos Santos». «Tudo isto por razões de peso.» (in agência Lusa).

>> PIOR >> «EUA admitem que bombardearam por engano forças de segurança afegãs. As tropas norte-americanas no Afeganistão reconheceram que bombardearam por engano as forças de segurança afegãs, na quinta-feira, quando lhes tentavam dar apoio aéreo, durante um confronto com os talibãs.» (In Agência Efe).

:: ::
DOMINGO, DIA 19

Portugal e a Universidade Católica Portuguesa estão de parabéns...

Portugal e a Universidade Católica Portuguesa estão de parabéns…

Pela nossa Região

>> «Mais um Mercado Medieval que decorre em Marialva (17 a 19 de maio). Anselmo Sousa, Presidente de Câmara de Mêda, fala numa feira medieval única, devido às especificidades do local onde é realizada, no Castelo de Marialva». (In Rádio Elmo). E ainda: «O Movimento proTEJO rejeita barragem do Alvito (…) e do projeto Tejo (…) também conhecido como “Alqueva do Tejo”.» Saiba mais… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Professora Isabel Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), recebe ‘Honoris Causa’ pela Boston College.» (Comunicado da UCP).

>> PIOR >> «Nos centros de saúde portugueses, há cidadãos de primeira e de segunda.» (In Público). E também: «Escassez de médicos de família vai agravar-se até 2021.» (In Jornal de Notícias).

Lá por fora…

>> MELHOR >> Flagrante… «Vice-chanceler austríaco demite-se após escândalo de corrupção: Heinz-Christian Strache, líder do partido de extrema-direita FPÖ, foi filmado a prometer a uma suposta sobrinha de um milionário russo a adjudicação de contratos públicos em troca de apoio financeiro.» (Agência Reuters).

>> PIOR >> «Autocarro com turistas atacado em Gizé no Egito. Meios locais indicam que foi detonado um explosivo à passagem do autocarro pelo Museu de Gizé. Pelo menos 17 pessoas estarão feridas.» (Agência Reuters). E ainda: «República Democrática do Congo: 19 mortos e oito feridos em ataque (…) contra um mercado de peixe.» (Agência APF).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 20

Continuam as queixas contra refeições nas escolas

Continuam as queixas contra refeições nas escolas

Pela nossa Região

>> Hoje fala-se muito deste assunto: explorar ou não o lítio na nossa zona? A Rádio Covilhã levou o tema a debate amplo em antena. Resultado: «Exploração de lítio pode ser uma oportunidade… desde que “sejam respeitadas todas as normas e haja acompanhamento e fiscalização” (…) “hoje em dia, o impacto ambiental pode ser muito mais reduzido do que no passado”. (…) Pode haver «benefícios económicos e pode ser uma oportunidade.» (Rádio Covilhã). Saiba mais… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Petição bem sucedida. Proposta de bombas de insulina grátis vai ser discutida na Assembleia da República.» (Comunicado da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal – APDP).

>> PIOR >> «Queixas nas refeições escolares. O número de reclamações feitas por causa das refeições escolares diminuiu 25% face ao ano passado. Ainda assim, até ao momento, foram registadas 600 queixas.» (in Jornal de Notícias). E ainda: «Provedoria de Justiça: Parecer arrasa nova lei que esconde riqueza de políticos.» (in Correio da Manhã).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Estivadores italianos protestam pelas cargas de armas para Arábia Saudita. Stop ao tráfico de armas. Guerra à guerra, lia-se num dos cartazes.» (In agência Lusa).

>> PIOR >> «Milhares de britânicos passam fome devido a cortes na assistência social A organização Human Rights Watch acusou hoje os últimos governos britânicos de deixarem milhares de famílias empobrecerem e passarem fome devido aos cortes que foram fazendo na assistência social ao longo dos últimos 10 anos.» (Human Rights Watch).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 21

Novos ataques: o Médio Oriente está agora ainda mais tenso

Novos ataques: o Médio Oriente está agora ainda mais tenso

Pela nossa Região

>> «Celorico da Beira vai ter um museu que homenageia os feitos do aviador Sacadura Cabral o ilustre filho desta terra, cujos feitos muito orgulham os celoricenses», segundo a autarquia. Na próxima quinta-feira, no âmbito das comemorações do feriado municipal que celebra o nascimento do aeronauta, será oficializado um protocolo de cedência do espólio relativo aos feitos de Sacadura Cabral e do navegador Gago Coutinho, pelo comendador José da Silva Henriques. (In Jornal O Interior).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, disse que é óbvio que o banco está a fazer tudo o que é possível para recuperar parte da dívida do empresário Joe Berardo.» (In agência Lusa). E também: «A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) disse hoje ter recebido com grande satisfação a notícia da atribuição do Prémio Camões ao músico e escritor Chico Buarque, e considera a escolha um dos momentos mais altos na história do galardão.» (Comunicado da SPA, via Lusa).

>> PIOR >> Sobre os contentores pediátricos do Hospital de São João, no Porto: «As condições dos contentores onde está instalado o internamento e isolamento das crianças oncológicas são degradantes e não cumprem os mínimos exigíveis.» (In Comunicado da APO).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «João Lourenço exonera administração da empresa pública de águas, segundo Nota da Casa Civil da Presidência.» (In agência Lusa).

>> PIOR >> «Milhares de mulheres da Coreia do Norte vendidas como escravas sexuais Negócio é levado a cabo entre a Coreia do Norte e a China.» (Via CNN). E ainda: «Rebeldes atacam base militar no sudoeste da Arábia Saudita, (…) ataque já confirmado pelas autoridades da Arábia Saudita numa altura de crescentes tensões no Médio Oriente.» (In agência Lusa).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 22

EUA/China: uma guerra comercial que ameaça a economia mundial.

EUA/China: uma guerra comercial que ameaça a economia mundial

Pela nossa Região

>> «Covilhã. Marchas Populares a 15 e 22 de junho. Após um interregno de 10 anos, pelo quarto ano consecutivo, sete coletividades vão participar nas Marchas Populares – Cidade da Covilhã, que sairão à rua a 15 e 22 de junho. O evento é organizado numa parceria entre o município da Covilhã e o Grupo Desportivo da Mata e pretende repetir o êxito das últimas edições, que levaram à rua milhares de pessoas.» (In Rádio Covilhã).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Mais de 3.600 operacionais no maior exercício de proteção civil de sempre (…) na próxima semana, no maior exercício de proteção civil realizado em Portugal e que conta com a presença de cinco países europeus. Objectivo: Detetar as falhas e corrigi-las.» E também: «Bombeiros profissionais manifestam-se hoje por uma aposentação justa e digna.» (In agência Lusa).

>> PIOR >> «Ambientalistas alertam: Portugal está a viver de água que não tem. A Associação Natureza Portugal, representante do Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF), alertou hoje que o país “está a viver além da água que tem e apresenta recomendações aos políticos, empresas e cidadãos para inverter a situação.» (In Comunicado da ANP). E também: «Os portugueses pagam a energia mais cara da UE.» (In Correio da Manhã). E ainda: «Magistrados não têm formação adequada para audição de crianças, diz PGR.» (In agência Lusa).

Lá por fora…
>> MELHOR >> Contra o Brexit: «Escritores alertam que saída (da UE) prejudica setor que gera 11 milhões por hora (…) assinaram uma carta para apelar à manutenção do Reino Unido na União Europeia, alertando que a eventual saída do país vai significar perdas (…) de 11 milhões de euros por hora.» (In The Guardian).

>> PIOR >> Economia mundial: «A OCDE afirma que um aumento na disputa entre Washington e Pequim provavelmente resultaria num tombo até 0,7% no PIB global até 2021-22. Guerra comercial ameaça prejudicar a economia mundial. O impacto deste aumento nas taxas na economia mundial poderá ser quantificado em quase 600 mil milhões de dólares (537 mil milhões de euros). Tanto os EUA como a China vão sair a perder deste medir de forças alfandegárias, afirma a OCDE.» (In Jornal Económico). E também: «Um em cada cinco britânicos vive na pobreza devido à austeridade.» (In Relatório da ONU, hoje).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 23

Organizações de Direitos Humanos lutam pelo Tibete desde 2008.

Organizações de Direitos Humanos lutam pelo Tibete desde 2008

Pela nossa Região

>> «Universidade de Verão da UBI com inscrições abertas. Esta iniciativa destina-se aos alunos do Ensino Secundário, vai decorrer em julho. Os interessados podem candidatar-se até 21 de junho, através de formulário disponível on-line no site da UBI.» (In Radio Covilhã).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Casas de renda barata livres de IRS. Governo tem 30 dias para criar as portarias que definem o preço máximo das rendas.» (In ‘Correio da Manhã’). «O decreto-lei que regulamenta o (processo) foi publicado ontem em Diário da República.» (In ‘Sábado’). E também: «Portugal está hoje de parabéns. Faz 840 anos Bula Papal reconheceu, a 23 de maio de 1179, Portugal como reino independente e D. Afonso Henriques como o seu primeiro monarca.» (In ‘Notícias ao Minuto’).

>> PIOR >> IPMA alerta: «A partir de segunda-feira, as temperaturas começam a subir de forma violenta, podendo chegar aos 40ºC. Todos os cuidados são poucos.» (Comunicado do IPMA). E também: «Estudo mostra cenário catastrófico nos cuidados paliativos (…) – aumento de pessoas a morrer sem acesso a cuidados paliativos (…): Portugal tem décadas de atraso.» (In agência Lusa).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «OMS quer reduzir para metade até 2030 as mortes por mordida de cobra. Estima-se que 5,4 milhões de pessoas por ano são mordidas por cobras, 2,7 milhões são envenenadas, 100.000 morrem e 400.000 ficam desfiguradas ou incapacitadas para a vida.» (In Comunicado dos Médicos Sem Fronteiras).

>> PIOR >> Direitos Humanos não são respeitados no Tibete: «Defesa dos direitos humanos pede libertação imediata de tibetanos presos. Uma organização de defesa dos direitos humanos pediu hoje às autoridades chinesas a libertação imediata de vários monges tibetanos e outros críticos pacíficos presos desde os distúrbios de 2008 no Tibete.» (Comunicado da Human Rights Watch).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 24

Rastreio / saúde no Sabugal de 31 de Maio a 2 de Junho

Rastreio de saúde no Sabugal de 31 de Maio a 2 de Junho

Pela nossa Região

>> Em 29 e 30 de Maio, nas Termas do Cró, decorre o COETUR (Congresso Europeu de Turismo Rural), na sua VI Edição. Tema: «Destino Ibérico, Turismo Rural aquém e além-fronteiras». (In ‘site da CMS). E ainda: «Estudantes de medicina da UBI promovem rastreios no Sabugal. (…) os rastreios terão lugar no Centro de Saúde do Sabugal, piscinas municipais e também no pavilhão desportivo, e decorrerão em horário de expediente de 31 de maio a 2 de junho.» (In jornal ‘O Interior’). E também: «Ainda não há decisão sobre reabilitação do Pavilhão 5 do Hospital da Guarda. Projeto continua parado e à espera de aval do Ministério da Saúde sobre a solução a implementar, que terá que custar menos que o previsto.» (In jornal ‘O Interior’).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Preço dos combustíveis devem descer na próxima semana.» (In Rádio FM 80).

>> PIOR >> «Concentrações de pólenes muito elevadas em Portugal continental. Lê-se no boletim emitido pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.» (In agência Lusa). E também: «Risco máximo de incêndio em 11 concelhos do interior e Algarve. Maior perigo em Torre de Moncorvo, Figueira de Castelo Rodrigo e Sabugal, Penamacor, Gavião, Sardoal e os municípios algarvios de Alcoutim…» (In Diário de Notícias).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Em lágrimas, Theresa May anuncia demissão. Deixará cargo a 7 de junho. Primeira-ministra britânica, um dos rostos do conturbado processo de saída do Reino Unido da União Europeia, e uma das figuras mais criticadas, deixará o cargo de líder do partido Conservador a 7 de junho.» (In Notícias ao Minuto).

>> PIOR >> «Trump quer contornar Congresso para vender armas à Arábia Saudita.» (In New York Times).

25 de Maio de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta