Primeira Página (18-05-2019)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

A Guarda quer ser em 2027 a Capital Europeia da Cultura. Os apoios já começam - e ainda bem - Capeia Arraiana

A Guarda quer ser em 2027 a Capital Europeia da Cultura. Os apoios já começam – e ainda bem!

Notícia de Abertura

1 – «O Município do Sabugal, em parceria com várias entidades, promove nos dias 17, 18 e 19 de Maio a Feira Social e o III Simpósio no âmbito da unidade de missão “Sabugal+Social”, no pavilhão multiusos.» in site da Câmara Municipal do Sabugal.

2 – A Cidade da Guarda vai apresentar em 2021 a sua candidatura para vir a ser aceite como Capital Europeia da Cultura em 2027 – um projecto regional. São vários os apoios que vão já surgindo na preparação da candidatura. Um exemplo já desta semana: «Alunos da Universidade da Beira Interior (UBI), com sede na Covilhã, vão promover este mês dois eventos que visam apoiar a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura.» in agência Lusa.

Processo a acompanhar, pela sua grande importância regional. Saiba mais… (Aqui.)

:: ::
SÁBADO, DIA 11

Reservas de ouro do Banco de Portugal são fonte de dividendos - Capeia Arraiana

Reservas de ouro do Banco de Portugal são fonte de dividendos

Por Portugal…
>> Melhor >> «Ouro e dívida pública dão lucro de 569 milhões de euros ao Banco de Portugal que entregou ao Governo mais de mil milhões de euros em dividendos e impostos.» (in Correio da Manhã.)

>> Pior >> O aeroporto de Lisboa é o pior do mundo… A avaliação foi feita pela empresa da especialidade AirHelp. Os critérios em que se baseou esta análise são: pontualidade, infraestruturas e qualidade de serviços. (in canal ZAP).

Lá por fora…
Melhor >> «Quase 900 crianças crianças-soldados foram libertadas na Nigéria», anunciou a UNICEF. (in agência Lusa).

Pior >> «Agências da ONU suspendem ajuda humanitária na Síria devido a ataques. Várias agências das Nações Unidas estão a suspender operações humanitárias em zonas do noroeste da Síria, onde bombardeamentos do regime sírio e do aliado russo estão a colocar em risco a segurança dos seus colaboradores.» (in agência Lusa).

:: ::
DOMINGO, DIA 12

Assiste-se a uma campanha de chantagem do SIRESP? E o que se segue, então?

Assiste-se a uma campanha de chantagem do SIRESP? E o que se segue, então?

Por Portugal…
>> Melhor >> Soube-se hoje como vai ser o Dia dos Museus (dia 18 de Maio). «Dia e Noite dos Museus com iniciativas por todo o país e entradas gratuitas» in agência Lusa. Saiba tudo… (Aqui.)

>> Pior >> O SIRESP, sociedade anónima em cujo capital o Estado participa através do MAI, ameaça cortar comunicações em época de incêndios. Em causa, está uma dívida do Estado de mais de 11 milhões de euros, garantiu a «TVI 24». Ora leio também: «Nacionalização do SIRESP é hipótese em caso de conflito» (in «Público»). E hoje mesmo é noticiado que o «Presidente do Instituto de Conservação da Natureza acaba de se demitir» – quem o assegura é o Correio da Manhã… Isto anda mesmo tudo ligado…

Lá por fora…
Melhor >> Angola: nova era pode estar relacionada com as novas regras de transparência no sector do petróleo. «O presidente de Angola, João Lourenço, disse que o país atravessa uma “nova era” na área do petróleo e gás que resulta da implementação de uma “gestão totalmente transparente nos concursos públicos”». (in agência Lusa.)

Pior >> «O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou hoje que a vontade política para combater as alterações climáticas parece estar a enfraquecer, ao mesmo tempo que a situação vai piorando para os que sentem os seus efeitos.» (in agência Lusa.)

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 13

Notícia há muito esperada: militares das tropas especiais vão vigiar incêndios

Notícia há muito esperada: militares das tropas especiais vão vigiar incêndios

Por Portugal…
>> Melhor >> «Fuzileiros destacados para apoiar vigilância de fogos em Lisboa e Setúbal. Duas patrulhas de fuzileiros foram destacadas hoje para vigilância e patrulhamento terrestre contra possíveis incêndios nos distritos de Lisboa e Setúbal, anunciou hoje a Marinha portuguesa.» (in agência Lusa.) E também: «400 pessoas limpam praias algarvias em ação do Zoomarine para promoção da sustentabilidade e proteção do Ambiente.» (in agência Lusa.)

>> Pior >> «Morrem cada vez mais mulheres na gravidez e no parto em Portugal.» (in Jornal de Notícias.) E também: «Eu pessoalmente não devo nada», afirmação de Joe Berardo, em jeito de galhofa. Veja e oiça… (Aqui.) (in Observador.)

Lá por fora…
>> Melhor >> «Milhares de belgas desfilaram por medidas contra alterações climáticas. Vários milhares de belgas desfilaram hoje pelas ruas de Bruxelas para exigir medidas relativamente às alterações climáticas e mais justiça social.» (in agência France-Presse.)

>> Pior >> Caso agora denunciado. Mais de 200 alunos ingleses vítimas de uso abusivo da net. «Professor engana alunos com perfis falsos. 213 enviaram fotos sexuais. Docente britânico foi condenado a cinco anos de prisão.» (in Metro edição britânica.)

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 14

Dezasseis anos depois, o IVA da electricidade vai baixar...

Dezasseis anos depois, o IVA da electricidade vai baixar…

Por Portugal…
>> Melhor >> «É oficial: IVA da eletricidade e do gás desce a partir de 1 de Julho. A descida do IVA da eletricidade e gás natural na potência mais baixa foi publicada em decreto-lei, baixando a taxa de 23 para 6 por cento.» (in ZAP.)

>> Pior >> «O Estado português não cobra qualquer tipo de imposto às companhias aéreas, nem nos bilhetes, nem nos combustíveis, perdendo assim cerca de 500 milhões de euros em IVA e no Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP). A cobrança de impostos nos bilhetes e no combustível da aviação já está prevista numa directiva europeia de 2003, mas a aplicação é opcional.» (in TSF.) E também: «PJ faz buscas em diversos serviços das Finanças de todo o país. Em causa: suspeitas de corrupção, falsidade informática e violação de segredo.» (in semanário Expresso.)

Lá por fora…
>> Melhor >> «Guterres quer que impostos incidam sobre carbono e não sobre salários. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), defendeu que os causadores das alterações climáticas devem pagar impostos sobre os gases com efeito de estufa, em vez do cidadão comum.» (in agência Lusa.)

>> Pior >> «Um terramoto de magnitude 7.7 abalou a costa leste de Rabaul, na Papua-Nova Guiné, esta terça-feira. Foi ainda publicada uma ameaça de tsunami para algumas partes deste oceano.» Nota do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 15

Rede de desfebrilhação para salvar mais vidas

Rede de desfebrilhação para salvar mais vidas

Por Portugal…
>> Melhor >> Grande exemplo, para que morra menos gente aquando de paragem cardíaca. «Loulé instala no concelho rede de desfibrilhação inédita no país para resposta mais rápida no auxilio médico e salvar mais vidas. Porque oito minutos depois de uma paragem cardíaca já não há nada a fazer.» (in agência Lusa.) E ainda: «Economia nacional cresceu 1,8 por cento no 1.º trimestre deste ano.» Fonte: INE. E também: «Presidente dará ‘luz verde’ a perda de condecorações de Joe Berardo. A decisão cabe ao Conselho das Ordens Nacionais.» (in Notícias ao Minuto.)

>> Pior >> «Coimbra: Queixas por violência sobre idosos aumentaram 20 por cento em 2018.» (in agência Lusa.) E ainda: «Queda de pedaços de Ponte da Arrábida corta trânsito na marginal do Porto.» «Não há perigo. É argamassa, diz o Instituto das Estradas de Portugal.» (in agência Lusa.) E também: «Há perigo de incêndios, mas faltam meios aéreos previstos no programa de combate. Só em Junho será resolvida a situação.» (in jornais online.)

Lá por fora…
>> Melhor >> «Conselho de Segurança da ONU estende missão no Sudão até 15 de Novembro deste ano in agência Lusa.

>> Pior >> «O deputado brasileiro Eduardo Bolsonaro, um dos filhos do Presidente Jair Bolsonaro, defendeu na terça-feira que o Brasil deve possuir armas nucleares para que o país seja mais respeitado internacionalmente». (in agência Lusa.)

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 16

Defender as abelhas é defender a Natureza e a todos nós...

Defender as abelhas é defender a Natureza e a todos nós…

Por Portugal…
>> Melhor >> «Professores recuam e desconvocam greve às avaliações(…), optando por acções de visibilidade nas ruas…» (in agência Lusa.) E ainda: «Sindicalistas, empresários, autarcas e populares portugueses e espanhóis exigiram, em Vilar Formoso, a abolição de portagens nas autoestradas A23 e A25.» (in agência Lusa.)

>> Pior >> Post do Patriarcado no Facebook (entretanto apagado): «Patriarcado de Lisboa apelou ao voto no Basta, CDS e Nós, Cidadãos.» (in Notícias ao Minuto.) E ainda: «Concentrações de pólenes muito elevadas em Portugal continental sobretudo nos distritos de Vila Real, Porto, Coimbra, Castelo Branco, Lisboa, Évora e no concelho de Portimão.» (in agência Lusa.)

Lá por fora…
>> Melhor >> «Bruxelas aceita registo de iniciativa de cidadãos em defesa das abelhas. Comissão Europeia aprovou registo de iniciativa de cidadania europeia para proteger as abelhas e melhorar os ‘habitats’ dos insetos e que será formalizado no próximo dia 27, quando arranca a recolha de assinaturas.» (in agência Lusa.)

>> Pior >> Tensão cada vez maior no Médio Oriente: «Arábia acusa o Irão de estar por trás de ataques dos rebeldes iemenitas. (…) Irão acusa EUA de escalada “inaceitável e desnecessária” da tensão.» (in Notícias ao Minuto.)

:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 17

Acordo histórico no transporte de mercadorias perigosa

Acordo histórico no transporte de mercadorias perigosa

Por Portugal…
>> Melhor >> «Motoristas de matérias perigosas desconvocam greve. Acordo histórico. Reunião prolongou-se noite dentro, com as três partes a chegarem a um “acordo histórico” já de madrugada.» (in agência Lusa.)

>> Pior >> Bomba no Marquês (na provável festa do Benfica)? «Por 5 milhões faço-me lá explodir com uma bomba», no Facebook. Assinado: Márcio Ribeiro, agente da PSP. Comentário que ficou viral não é de agente da PSP Polícia de Segurança Pública afasta qualquer relação com a autoridade e promete averiguar se há razões para crime. (in Notícias ao Minuto.)

Lá por fora…
>> Melhor >> «Venezuela: ONU apoia conversações de Oslo entre governo e oposição.» E: «Noruega, Canadá e Cuba procuram soluções para conflito na Venezuela» (in agência Lusa.)

>> Pior >> «Milhares de famílias em risco de fome devido a seca, pragas e ciclones Cerca de 536 mil famílias de 103 distritos de Moçambique estão em risco de fome devido aos efeitos combinados de estiagem, pragas e inundações, após os ciclones (…)» in Agência Lusa.

18 de Maio de 2019

:: ::
«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta