COETUR apresentado no Turismo de Portugal

COETUR - Orelha - 180x135

O VI Congresso Europeu de Turismo Rural (COETUR) marcado para os dias 29 e 30 de Maio no Hotel das Termas do Cró, no Sabugal, terá como objectivo a captação de novos empresários para o sector. «Destino Ibérico, Turismo Rural aquém e além fronteiras» é o tema do Congresso que reunirá mais de 200 participantes e terá a região da Extremadura espanhola como destino convidado. O anúncio foi feita na passada terça-feira, na sede do Turismo de Portugal, em Lisboa. A apresentação do congresso esteve a cargo de António Robalo, presidente da Câmara Municipal do Sabugal e das Aldeias Históricas de Portugal, de Ana Alonso, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Escapada Rural, de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e de Filipe Silva, pelo Turismo de Portugal.

António Robalo, Ana Alonso, Pedro Machado e Filipe Silva na apresentação do COETUR - Capeia Arraiana

António Robalo, Pedro Machado, Ana Alonso e Filipe Silva na apresentação do COETUR (Foto: JCL)

A apresentação do VI Congresso Europeu de Turismo Rural, na sede do Turismo de Portugal, contou com a presença de António Robalo, presidente da Câmara Municipal do Sabugal e da Associação das Aldeias Históricas de Portugal, de Ana Alonso, directora de Comunicação e Relações Institucionais da Escapa Rural, de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e de Filipe Silva, pelo Turismo de Portugal.

António Robalo, presidente anfitrião, destacou «a oportunidade de concertamos estratégias para melhor trabalharmos uma identidade renovada para a globalização do destino ibérico» acrescentando que «servirá, também, para clarificar a estratégia do município do Sabugal e das Aldeias Históricas de Portugal relacionada com o turismo em espaços rurais na Península Ibérica».

A directora de Comunicação e Relações Institucionais da Escapada Rural, Ana Alonso, considerou que «o evento é dirigido a todos que tenham como objectivo trabalhar a favor do destino ibérico» esclarecendo que «as circunstâncias são excelentes para realizar o congresso em Portugal e vamos ter criar uma ideia de Portugal e Espanha como destino único».

Pedro Machado, explicou que o COETUR deverá permitir aos empresários encontrar bolsas de investimento nos territórios rurais. «Queremos criar condições para captar investimento. Este congresso trata muito da dinâmica dos empresários», realçou, indicando que «as bolsas de investimento são importantes no desenvolvimento de projectos, como na restauração, nos alojamentos, na animação turística e nos serviços».

O presidente do Turismo do Centro Portugal adiantou ainda que «o congresso, que vai decorrer pela primeira vez em Portugal, terá preocupação em valorizar os territórios de baixa densidade, de modo a atenuar algum preconceito sobre um turismo que muitas vezes não tem a mesma oferta, com a mesma qualidade, de outros segmentos de mercado», concluindo que «o congresso deve contribuir para que Portugal e Espanha criem um verdadeiro destino turístico, consolidando as relações bilaterais para tentar anular o turismo sazonal reforçando a oferta durante todo o ano».

Organizado pela plataforma digital espanhola Escapada Rural, o VI Congresso Europeu de Turismo Rural (COETUR) terá como lema «Destino ibérico, turismo rural sem fronteiras» e vai decorrer no Hotel das Termas do Cró, no Sabugal, contando cerca de 200 participantes e criar a ideia de Portugal e Espanha como um destino único.

Apresentação do VII Congresso da COETUR - Capeia Arraiana

Apresentação do VII Congresso da COETUR (Foto: JCL)

COETUR promove a aliança luso-espanhola para criar um turismo rural sem fronteiras

O Congresso Europeu de Turismo Rural procura estreitar relações entre ambos países para consolidar uma oferta única dirigida ao cliente estrangeiro.

O maior encontro profissional de Turismo Rural, organizado por Escapada Rural, contará com o apoio do Município do Sabugal, das Aldeias Históricas de Portugal, do Turismo Centro de Portugal e do Turismo de Portugal.

A escolha do tema «Destino Ibérico, Turismo Rural sem Fronteiras» deste ano responde a um interesse estratégico, por parte dos responsáveis turísticos de ambos países, para coordenar esforços que posicionem a Península Ibérica como um destino atractivo a nível mundial, especialmente para os turistas de mercados mais longínquos.

O Município do Sabugal e as Aldeias Históricas de Portugal serão os anfitriões do evento, contando com o apoio institucional do Turismo Centro Portugal e Turismo de Portugal. Para além disso, o COETUR contará com a presença da Secretária de Estado de Turismo de Portugal, Ana Mendes Godinho, e do Secretário de Estado de Valorização do Interior, João Paulo Catarino, assim como de diferentes representantes das instituições hispano-lusas, o que evidencia o interesse estratégico deste evento. O Congresso introduz por primeira vez a figura de território convidado que será ostentado pela região espanhola da Extremadura e cujo diretor geral de Turismo, Francisco Martín, intervirá para falar sobre alianças territoriais.

Alianças territoriais e Smart Rural

Entre as principais temáticas do congresso destacam a intervenção de representantes da administração portuguesa e espanhola, bem como da Federação EUROPARC, para apresentar casos de êxito no que concerne a projetos interterritoriais. Para além disto, o congresso contará com a presença do presidente da Associação de Turismo Rural da Lituânia, que aportará a sua visão sobre o tema, colocando o foco na colaboração público-privado para atrair clientes estrangeiros.

Os desafios do conceito Smart Rural também ganharão protagonismo no Congresso. Os governos de ambos países estão adquirindo compromissos concretos para que as zonas rurais avancem na digitalização, apesar de que nos núcleos rurais de Espanha e Portugal ainda seja frequente encontrar zonas com pouca acessibilidade a Internet. Esta mesa de debate abordará esta questão desde diferentes pontos de vista, tendo em conta que o turismo é uma atividade muito transversal e com impacto económico direto sobre o território.

jcl

Deixar uma resposta