Social Liberalismo

António Emídio - Passeio pelo Côa - © Capeia Arraiana

As elites económicas já não querem só o poder económico, querem também o poder político, essa Oligarquia totalitária de Extrema Direita quer destruir o sector público e os direitos de quem trabalha.

Social Liberalismo nas Democracias - Capeia Arraiana

Social Liberalismo nas Democracias

Querido(a) leitor(a), no Ocidente (União Europeia e Estados Unidos) não existem regimes totalitários, mas existe um pensamento único, pensamento esse que nos está a levar para Democracias cada vez mais musculadas, aqui cabe a França de Macron, a Hungria de Viktor Orbán, Donald Trump e , com um bocadinho de jeito a Democracia espanhola.

O povo que vota tem cada vez menos poder, por sua vez está a aumentar o dos executivos das multinacionais e banqueiros. Esta usurpação do poder político está a incrementar as desigualdades económicas e sociais, a corrupção e o descrédito das Democracias.

Agora um pouco de história. Em que se baseou o Capitalismo regulado surgido logo após a II Guerra Mundial e que deu origem ao Estado Social? Baseou-se num pacto entre patrões e sindicatos, enquanto estes renunciaram ao radicalismo na sua luta de classes, os patrões reconheceram o direito dos trabalhadores a participarem substancialmente na riqueza comum. Daqui nasceram as legislações sociais que deram origem ao Estado Social, à Social Democracia.

Presentemente os Social Democratas dizem-se do Social Liberalismo!!! Que não é mais nem menos do que o Neoliberalismo trazido pelo senhor Milton Friedman e pelos boys de Chicago. Por causa destes Social Democratas que se converteram ao Neoliberalismo é que as pessoas sentem medo perante o futuro, porque o Social Liberalismo não é mais nem menos do que o Capitalismo Selvagem.

:: ::
«Passeio pelo Côa», opinião de António Emídio

Deixar uma resposta