O Ressurgir do Radicalismo

António Emídio - Passeio pelo Côa - © Capeia Arraiana

A comunicação social alerta-nos constantemente para o perigo a que está a ser exposta a Democracia e os seus valores. O perigo vem de líderes políticos autoritários, populistas e xenófobos. Pessoalmente creio que todos estes políticos estão a chegar ao poder pela mão do Neoliberalismo.

O Ressurgir do Radicalismo - Capeia Arraiana

O Ressurgir do Radicalismo

O Neoliberalismo não permite um bom funcionamento da Democracia, corrompe-a, porque uma Democracia só funciona bem com uma perfeita separação entre negócios e política, se assim não for entra-se numa espiral de corrupção. Porque é permitido a Bancos e Macro-empresas financiar campanhas eleitorais a partidos políticos? Isto é a antítese da Democracia, é o seu descrédito, é a sua ruína.

Vamos ler estas palavras do Senhor Presidente da República: «Os sacrificados da crise constituem um – exército de reserva – de insatisfação crónica para o populismo.» Tantos cortes em políticas sociais, tantos desempregados, tantos salários e pensões de reforma miseráveis, tantos jovens abandonados à sua sorte que a única solução foi emigrar, tanta riqueza acumulada pelos hiper-ricos com meios ilícitos, entre eles a corrupção. Desemprego, pobreza e desaparecimento do Estado Social também criaram as bases para o ressurgir dos radicalismos.

Mas a Democracia com o seu regime Parlamentar ainda constitui um obstáculo à ganância e ás estratégias Neoliberais das elites, sendo assim tudo fazem para conseguirem democracias musculadas, em que os três poderes, Legislativo, Executivo e Judicial estejam nas mãos de um títere qualquer.

Esta ameaça de Durão Barroso, ainda ele estava em Bruxelas, foi um prenúncio de um apoio ao radicalismo político por parte dos Neoliberais: «Se não se implantarem as medidas de austeridade (…) podia desaparecer a Democracia como a conhecemos actualmente. Não há outra alternativa.» A alternativa eram ditaduras dos Extremistas de Direita.

:: ::
«Passeio pelo Côa», opinião de António Emídio

Deixar uma resposta