Rede Sabugal Primus

Ramiro Matos - Sabugal Melhor - © Capeia Arraiana (orelha)

O envolvimento da diáspora sabugalense espalhada um pouco por todo o mundo é essencial para o desenvolvimento do Concelho do Sabugal.

Rede Sabugal Primus - Capeia Arraiana

Em 2015 a Rede Sabugal Primus reuniu os sabugalenses em Lisboa, Paris e Sabugal

A criação da «Rede Sabugal Primus» era um dos projetos que integravam o Plano Estratégico elaborado e aprovado em 2014 e deveria «ser promovida pela Câmara Municipal do Sabugal junto da diáspora nacional e internacional de pessoas com ligações familiares, comerciais, culturais, científicas ou de afetividade ao Concelho do Sabugal. As pessoas que constituem a rede devem ser referências nas comunidades onde se inserem, sendo assim reconhecido o seu mérito profissional, associativo, social, académico, cultural ou de divulgação e valorização do Concelho, dos seus produtos e amenidades».

Em boa hora o Município assumiu este Projeto como fundamental, tendo, para o efeito, levado a cabo em 2015 um conjunto de reuniões em Lisboa, em Paris e no Sabugal, envolvendo algumas centenas de participantes.

Entretanto o Projeto ficou um pouco em banho-maria, não tendo havido novidades sobre o mesmo.

Ganha, assim, particular importância, o facto de na Reunião de Câmara Extraordinária realizada no passado dia 16 de Fevereiro na Sede da Casa do Concelho em Lisboa, ter sido aprovada a constituição de um Grupo de Trabalho envolvendo o Município e a Casa para propor as formas de concretização da rede Sabugal Primus.

Sei que o Grupo já se encontra em formação e espero que venhamos a ter notícias boas em breve.

O Concelho do Sabugal merece-o!

:: ::
ps. No passado dia 10 fez um ano que os novos corpos sociais da Casa do Concelho foram eleitos e tomaram posse.
Passado um ano, muito mudou: A Casa reganhou a confiança e o prestígio junto de associados e sabugalenses; finalmente regularizaram-se as relações com o Município do Sabugal, com a assinatura de um protocolo de cooperação; a Casa integra a Rede Sabugal Primus: a Capeia voltará a 8 de Junho ao Campo Pequeno.
Passos importantes para transformar a Casa numa verdadeira embaixada do Concelho.

:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

Deixar uma resposta