Capítulo da Confraria do Bucho

Confraria Bucho Raiano - Capeia Arraiana (orelha)

No sábado de Entrudo, dia 2 de Março, o décimo capítulo da Confraria do Bucho Raiano juntou à mesa 230 convivas, depois de um vistoso cortejo pela zona histórica do Sabugal e da cerimónia protocolar, que teve lugar no Auditório Municipal. Vieram ao Sabugal representantes de 15 confrarias nacionais, que assistiram à entronização de sete novos confrades, à actuação do grupo de teatro Anel de Pedra e à oração de sapiência pelo confrade José Leitão Baptista.

As confrarias posaram na escadaria do Solar dos Britos

A meio da manhã os confrades do bucho e das demais confrarias que se deslocaram ao Sabugal, juntaram-se no jardim fronteiro ao Auditório Municipal, onde foi servida uma prova de enchidos e queijos, regada com vinho 2.5.
Às 11:30 realizou-se o desfile de confrarias, que foi ao castelo e desceu para a praça da República, onde os confrades posaram para a habitual foto de família, na escadaria do Solar dos Britos.
Pelas 12:00, antecedendo a cerimónia protocolar, o presidente da Câmara do Sabugal, António Robalo, deu as boas-vindas aos que se deslocaram ao Sabugal. De seguida, o público que enchia o auditório assistiu à brilhante actuação do grupo teatral Anel de Pedra, que representou em palco uma peça com as figuras típicas do concelho do Sabugal.
A cerimónia formal do capítulo iniciou-se com a intervenção do grão-mestre, Carlos Rito, e continuou com a apresentação da oração de sapiência, que esteve a cargo do confrade José Leitão Baptista, subordinada ao tema «Porco vivo, porco morto», uma intervenção muito apreciada e aplaudida pelos presentes.
Foram entronizados sete novos confrades, após o que se deu o encerramento da cerimónia, com as intervenções do vice-presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e do chanceler da confraria do bucho, Paulo Leitão Batista.
Às 14:00 os convivas rumaram à Expo-Sabugal, em cujas instalações foi servido o almoço de bucho, pelo restaurante Casa da Esquila.
:: ::
plb

Deixar uma resposta