Mais de 200 inscritos para o Capítulo do Bucho

Confraria Bucho Raiano - Capeia Arraiana (orelha)

O X Capítulo da Confraria do Bucho Raiano reunirá mais de 200 pessoas para participarem na cerimónia capitular e para degustarem o famoso bucho, num almoço que será servido nas instalações da Expo-Sabugal.

Expo-Sabugal

Depois da recepção às confrarias e aos convidados, haverá um desfile pelas ruas do Sabugal, com passagem pelo Castelo das Cinco Quinas e paragem na Casa dos Britos para a habitual foto de família. Caberá aos acordeonistas Maurício e Hugo animarem o desfile e os restantes momentos da festa do bucho raiano.

Ao meio-dia os participantes entrarão no auditório, onde o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, dará as boas vindas. Depois assiste-se a um momento especial: a representação do grupo de teatro Anel de Pedra, que recriará e trará ao convívio dos presentes as figuras típicas da raia sabugalense, numa produção exclusiva para a Confraria do Bucho Raiano.

A sempre esperada oração de sapiência será este ano da responsabilidade do confrade José Leitão Baptista. Natural da Bismula, concelho do Sabugal, o orador vai fazer uma intervenção intitulada «Porco morto, porco vivo», aludindo à nossa gastronomia e às nossas tradições.

José Leitão Baptista

Depois da entronização de sete novos confrades, a cerimónia encerrará e os convivas seguem para as instalações da Expo-Sabugal – sitas na antiga fábrica da Dache – na área empresaria do Sabugal, onde será servido o bucho raiano pelo restaurante Casa da Esquila.

Na Expo-Sabugal vários produtores do concelho terão expostos os seus produtos tradicionais, nomeadamente enchidos, queijos, presuntos, e o inevitável bucho raiano.

No decurso do almoço, há uma surpresa para os presentes, pela qual se evocarão os 10 anos de capítulos da Confraria no Sabugal.
:: ::
plb

One Response to Mais de 200 inscritos para o Capítulo do Bucho

  1. LUIZ CARLOS PEREIRA DE PAULA diz:

    É pena eu estar tão longe!

Deixar uma resposta