Um novo ano…

Ramiro Matos - Sabugal Melhor - © Capeia Arraiana (orelha)

A entrada de um novo ano costuma ser um momento de reflexão sobre o ano que parte e de assumir alguns compromissos para o ano que chega. (Não querendo fazer aqui um balanço do que foi a minha vida pessoal durante 2018, não posso, no entanto, calar a grande perda que o final de ano me trouxe com a morte da minha mãe.)

Executivo Municipal visita obras do novo Quartel dos Bombeiros do Sabugal (Foto: C.M. Sabugal) - Capeia Arraiana

Executivo Municipal visita obras do novo Quartel dos Bombeiros do Sabugal (Foto: C.M. Sabugal)

Mas indo ao nosso Concelho, destaco alguns dos acontecimentos que, me parece deverem ser destacados em 2018.

1. O início das obras de construção/reabilitação das Escolas EB1 do Sabugal e do Soito, uma necessidade mais que urgente.

2. O início das obras de construção do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários do Sabugal, outra das obras urgentes e mais que necessárias, face às condições com que os bombeiros da cidade (nunca mais volta a ser vila…) do Sabugal.

3. O Início das obras de reabilitação e eletrificação do troço da Linha da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda.

4. O encerramento do Colégio do Soito, decisão com a qual, como sempre o declarei, estive contra.

5. O doutoramento na Universidade da Beira Interior do nosso conterrâneo Professor Pinharanda Gomes.

6. A atribuição pelo Município do Sabugal da Medalha de Mérito Cultural ao dr. Adérito Tavares, a que se seguiu a singela homenagem que a Casa do Concelho do Sabugal lhe prestou.

7. A eleição de novos corpos sociais na Casa do Concelho do Sabugal.

8. A criação da Confraria do Cabrito na Brasa, infelizmente assombrada pela morte de um dos seus maiores entusiastas e fundador, Francisco Bárrios.

9. A continuidade da iniciativa do Maior Presépio Natural no Sabugal.

E para 2019?

Claro que espero que as obras em curso terminem e que já seja possível iniciar o ano letivo 2019/2020 nas «novas» escolas, e que os Bombeiros do Sabugal inaugurem e se transfiram para o novo Quartel.

Espero igualmente que arranquem e, se possível, terminem as obras de requalificação do Largo da Fonte e da Rua Principal da sede do Concelho, já anunciadas.

Espero ainda que as obras de requalificação do castelo de Alfaiates sejam uma realidade.

Seria ainda bom que, de uma vez por todas, se reconhecesse que a melhoria dos acessos à A23 e à A25 não passa por utopias, pelo que espero que o Município do Sabugal, em conjunto com os Municípios da Guarda e de Belmonte iniciem um processo de negociação para reperfilamento das estradas existentes de ligação aos nós da Guarda e de Caria.

Espero ainda que o ano de 2019 seja o ano de afirmação da Casa do Concelho do Sabugal enquanto embaixada do Concelho na Região de Lisboa, e que a Capeia Arraiana marcada para o dia 8 de Junho no Campo Pequeno seja um êxito.

Por último, espero que o ano de 2019 seja o ano em que a oposição ao atual poder autárquico se comece a afirmar enquanto verdadeira alternativa, preparando com a antecedência necessária as eleições autárquicas de 2021.

ps. A todos os frequentadores deste Blogue que, de diversas formas me fizeram chegar a sua solidariedade no momento da morte da minha mãe, o meu sincero bem-haja.

:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

Deixar uma resposta