Retrospectiva do ano 2018

Retrospectiva do Ano - 2018 - Capeia Arraiana

O ano de 2018, que agora finda, ficou marcado, a nível regional, por vários acontecimentos que merecem referência, razão pela qual fazemos esta retrospectiva, baseada no que foi publicado no Capeia Arraiana. Factos como o falecimento do escritor Manuel Leal Freire, o doutoramento honoris causa de Pinharanda gomes, a eleição de António Robalo para a Turismo Centro, a realização da feira do touro e do cavalo no Soito e a nova edição do presépio natural do Sabugal, merecem justo destaque.

Encerro a Cavalo - Capeia Arraiana

A primeira Feira do Touro e do Cavalo, no Soito, foi um dos acontecimentos marcantes do ano 2018


JANEIRO


Apoio à natalidade no Sabugal e Aldeia Santo António
Logo nos primeiros dias de Janeiro de 2018 foi anunciada pela Junta da União de Freguesias do Sabugal e de Aldeia de Santo António, presidida por François Baltazar, o aumento do valor do apoio à natalidade para os habitantes das duas freguesias. Uma medida simbólica que vai de encontro à necessidade de rejuvenescimento da população sabugalense.

Crachá de Ouro para Luís Carlos Carriço
A Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu a condecoração «Crachá de Ouro» a Luís Carlos Carriço, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal. A distinção foi entregue na VIII Gala do Bombeiro do Distrito da Guarda, que teve lugar em Seia, no dia 20 de Janeiro. Na mesma cerimónia foi distinguido o empresário sabugalense Joaquim Vilar, da Palegessos, pela preciosa colaboração com os Bombeiros do Sabugal.

Faleceu Manuel Leal Freire (1928-2018)
No dia 24 de Janeiro faleceu, no Porto, o escritor e advogado Manuel Leal Freire, de 89 anos, natural da Bismula, concelho do Sabugal. Manuel Leal Freire era um profundo conhecedor das tradições raianas, que registou e perpetuou em livros, artigos, palestras e conferências. Foi um homem ímpar em termos de cultura. Quer em prosa quer em verso, exprimiu a voz do nosso povo e envolveu-se em causas culturais e sociais de reconhecido valor. Manuel Leal Freire era colaborador assíduo do Capeia Arraiana, tendo aqui publicado inúmeros artigos.

Manuel Leal Freire (Foto D.R.)


FEVEREIRO


IX Capítulo da Confraria do Bucho Raiano
O IX Capítulo da Confraria do Bucho Raiano, ocorrido no dia 10 de Fevereiro, juntou 210 pessoas no restaurante Casa da Esquila, no Casteleiro. Antecedendo o almoço, realizou-se a sessão solene no Auditório Municipal do Sabugal, onde foram entronizados os novos confrades e foi prestada homenagem ao confrade recentemente falecido Manuel Leal Freire. O Sabugal recebeu 20 confrarias gastronómicas e enófilas vindas de todo o país.

IX Capítulo da Confraria do Bucho Raiano

Belmonte recebeu o Fórum das Aldeias Históricas
O Museu Judaico, em Belmonte, recebeu no dia 21 de Fevereiro o Fórum de Sustentabilidade do Território das Aldeias Históricas de Portugal, uma iniciativa da Associação das Aldeias Históricas de Portugal, em parceria com a Biosphere Portugal. O debate sobre o futuro das aldeias históricas como potencial para o desenvolvimento do interior do país ganhou aí especial expressão.


MARÇO


Prazo para limpeza das matas
O mês de Março começou com o desespero dos proprietários e produtores florestais face à imposição legal para a limpeza das matas e terrenos até ao dia 15 de Março, um mês mais cedo do que o habitual. Se não o fizessem, deveriam ser as câmaras municipais a substituir-se aos incumpridores e a fazerem essa limpeza. Em caso de incumprimento as coimas seriam pesadas, variando entre 280 e 10 mil euros, no caso das pessoas singulares. O pânico perante a impossibilidade de cumprimento da exigência legal seria mitigado com o anúncio do prazo.

Nova direcção da Casa do Concelho do Sabugal
Face às eleições para os órgãos sociais da Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa, realizadas no dia 10 de Março, o novo presidente da direção passou a ser Joaquim Corista, tendo como vice-presidente Ramiro Matos. O conselho fiscal passou a ser presidido por José Manuel Monteiro e a mesa da assembleia geral por António Robalo, que também preside à Camara Municipal do Sabugal. A eleição dos novos órgãos de gestão da associação seguiu-se a meses de espera por uma candidatura que ninguém queria assumir.

Doutoramento Honoris Causa de Pinharanda Gomes
A Universidade da Beira Interior atribuiu no dia 20 de Março o grau de Doutor Honoris Causa a Jesué Pinharanda Gomes, ensaísta, pensador, escritor, filósofo e historiador natural de Quadrazais, concelho do Sabugal. O mais alto responsável pela Igreja Católica em Portugal, o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, foi o padrinho do homenageado.

Pinharanda Gomes agradece os demorados aplausos da assistência - Capeia Arraiana

Pinharanda Gomes agradece os demorados aplausos da assistência – Capeia Arraiana

Maria Ribeiro sagra-se Campeã da Europa
A judoca Maria Ribeiro, natural da freguesia das Quintas de São Bartolomeu, no concelho do Sabugal, conquistou o título de Campeã da Europa para atletas judocas com síndrome de Down. O Campeonato decorreu na cidade de Biella em Itália entre os dias 23 e 25 de Março.


ABRIL


Sabugal com megacentral de biomassa – a peta do ano
O primeiro de abril, é, já o sabemos, o dia das mentiras e, cumprindo uma velha tradição na comunicação social, o Capeia Arraiana publicou nessa data a «peta» habitual, dando conta que haveria em breve um novo investimento no Sabugal: 5 milhões de euros para a instalação de uma mega unidade de biomassa, com capacidade para processar 32 mil toneladas de resíduos florestais do Sabugal e dos concelhos vizinhos. Muitos acreditaram, mas também houve quem achasse que era bom demais para ser verdade.

Central de Biomassa em Mérida, Espanha - Capeia Arraiana

Central de Biomassa em Mérida, Espanha – Capeia Arraiana

Câmara do Sabugal com mais unidades flexíveis
Em Abril o Município do Sabugal alterou a sua estrutura orgânica, agora com a possibilidade de criar 11 unidades orgânicas flexíveis, seis a liderar por chefes de divisão e cinco a liderar por dirigentes intermédios. A nova composição orgânica, que visa dar mais eficácia ao trabalho do Município, foi aprovada pelos competentes órgãos municipais.


JUNHO


Capeia Arraiana em Vila Franca de Xira
No dia 9 de Junho realizou-se, na praça de Touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, a habitual Capeia Arraiana organizada pela Casa do Concelho do Sabugal. A iniciativa permitiu continuar uma tradição associativa de ajuda à promoção e divulgação da maior e mais significativa tradição do concelho do Sabugal. Como é habitual, foram muitos os sabugalenses e seus amigos que se juntaram à maior festa raiana realizada fora do concelho do Sabugal.

Colégio do Soito vai fechar
Em Junho foi anunciado que o Externato Secundário do Soito, no concelho do Sabugal, estava entre os seis estabelecimentos de ensino privado que iriam encerrar no final do ano lectivo em curso, devido ao fim dos apoios do Estado. Uma decisão há muito esperada, mas que se tinha sucessivamente adiado. Mais um sinal do abandono a que o interior do país tem sido sujeito.

Externato do Soito

Colóquio de Homenagem a Pinharanda Gomes
Na sequência da atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Pinharanda Gomes pela Universidade da Beira Interior (UBI), realizou-se, nos dias 8 e 9 de Junho, um colóquio de homenagem ao ilustre sabugalense, promovido pela UBI e pela Câmara Municipal do Sabugal. Participaram várias e notáveis personalidades, que exaltaram o pensamento e a obra do filósofo quadrazenho.


JULHO


António Robalo eleito para a Turismo Centro
António Robalo, presidente da Câmara Municipal do Sabugal, foi eleito, no dia 6 de Julho, para o Conselho de Marketing da Turismo Centro.
Tomaria posse no dia 27 de Julho e passou a integrar os novos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo para o período 2018-2023. António Robalo já presidia à entidade «Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico».

Novos órgãos sociais do Turismo Centro de Portugal para o período 2018-2023 - Capeia Arraiana

Novos órgãos sociais do Turismo Centro de Portugal para o período 2018-2023 – Capeia Arraiana

Concurso para modernização do troço Guarda-Cerdeira
Foi apresentado, no dia 10 de Julho, na Estação ferroviária da Guarda, o lançamento dos concursos para a empreitada da obra «Modernização do Troço Guarda-Cerdeira», na Linha da Beira Alta. Trata-se de uma intervenção que valorizará a única estação de comboios existente no concelho do Sabugal – a estação oficial do Sabugal situa-se na linha da Beira-Baixa, no Barracão, portanto já fora dos limites do concelho.

Campanha arqueológica no castelo de Vila do Touro
A Câmara Municipal do Sabugal teve a decorrer em Julho e Agosto, a quinta e última campanha de escavações arqueológicas no castelo de Vila do Touro, com a participação de professores e alunos da Universidade de Coimbra. Os trabalhos de estudo e investigação arqueológicos visaram recolher dados sobre a primitiva arquitectura do castelo medieval de Vila do Touro, bem como vestígios das gentes que ali habitaram e vão finalizar os trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos ao longo dos últimos anos.


AGOSTO


Quinta Etapa da Volta partiu do Sabugal
No dia 6 de Agosto o Sabugal foi o ponto de partida da 5ª Etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que ligou a cidade raiana a Viseu numa distância de 191,7 quilómetros. A inclusão do Sabugal na Volta tem-lhe dado notoriedade e criado a oportunidade do público sabugalense acompanhar de perto as emoções de uma das mais populares provas desportivas realizadas em Portugal.

Capeias Arraianas animaram as aldeias sabugalenses
Agosto de 2018 trouxe às aldeias raianas do concelho do Sabugal as tradicionais capeias. Cumprindo um costume antigo, as capeias conferem dinâmica a uma região que sofre com a falta endémica de juventude no seu quotidiano. Os emigrantes e os muitos visitantes juntaram-se aos que resistem nas aldeias para ver cumprida uma tradição que dá vida e esplendor ás aldeias sabugalenses.


SETEMBRO


Gabriela Marques é Juíza Desembargadora
A magistrada Gabriela Marques, natural da Torre, concelho do Sabugal, tomou posse hoje, no dia 5 de Setembro, como Juíza do Tribunal da Relação de Lisboa, em cerimónia que decorreu no respetivo salão nobre.

Gabriela Marques – a nova desembargadora da Relação de Lisboa

Feira do Touro e do Cavalo no Soito
Entre os dias 14 e 16 de Setembro, teve lugar na vila do Soito, concelho do Sabugal, a primeira Feira do Touro e do Cavalo. O evento foi organizado pela Junta de Freguesia e pela Associação Hípica local, em parceria com a Associação de Criadores de Cavalos da Beira Interior. Houve espetáculos equestres e taurinos, actuações musicais e exposições de produtos hípicos. A feira teve casa cheia e contribuiu para promover e integrar as tradições da Raia Sabugalense no mundo hípico.


OUTUBRO


«A Voz da Liberdade» por Maria Máxima Vaz
A historiadora sabugalense Maria Máxima Vaz publicou em livro mais uma investigação histórica: «A Voz da Liberdade», que retrata a vida de D. António Alves Martins, Bispo de Viseu. O livro foi apresentado pelo Professor Doutor Ernesto Rodrigues no dia 2 de Outubro, na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Lisboa.

Sabugal realizou a Enertech
De 11 a 14 de Outubro decorreu mais uma feira Enertech no Sabugal. Da iniciativa do Município, a feira desenvolveu-se em torno das questões energéticas, realizando-se, em paralelo, a segunda mostra de atividades económicas do Sabugal. Mereceram destaque as conferências «Floresta e Energia» e «Eficiência Energética na Construção», integradas no evento.

Confraria do Cabrito na Brasa
Realizou-se no Sabugal, no dia 13 de Outubro, o Capítulo de entronização da Confraria do Cabrito na Brasa. A cerimónia capitular realizou-se no auditório municipal, cabendo ao Prof. Adérito Tavares a Oração de Sapiência.

Confrades da Confraria do Cabrito Assado - Capeia Arraiana

Confrades da Confraria do Cabrito Assado – Capeia Arraiana


NOVEMBRO


Confraria do Bucho juntou 160 em Lisboa
O almoço anual da Confraria do Bucho Raiano juntou em Lisboa 160 pessoas, sendo o mais participado das 12 edições até agora realizadas. No dia 10 de novembro (sábado), para além do bucho, acompanhado por grelos de nabo e enchidos, queijos, sobremesas diversas, castanhas e jeropiga, houve muito convívio e muita amizade.

Aldeias Históricas com certificado Biosphere Destination
As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede, a nível mundial, a receber o certificado Biosphere Destination. A cerimónia de entrega do galardão foi realizada no âmbito da cimeira «International Summit: Cultural Sustainable Destinations without Borders», que teve como palco a Sé Catedral da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha.


DEZEMBRO


Maior Presépio Natural no Sabugal
A cidade do Sabugal, no distrito da Guarda, voltou a realizar na época natalícia um presépio gigante. O recinto, no Largo da Fonte, foi decorado com 500 toneladas de troncos de castanheiro e outros elementos naturais, ocupando uma área de cerca de 1.100 metros quadrados. A inauguração do «Maior Presépio Natural» aconteceu no dia 7 de Dezembro.

Lar do Casteleiro escolheu Jaime Rodrigues
Jaime Rodrigues, personalizando a Lista A, viu a vitória garantida, à frente da Associação do Lar e Centro de Dia de São Salvador do Casteleiro, para o próximo quadriénio, numas eleições muito concorridas realizadas no dia 8 de dezembro. Os novos órgão sociais tomaram posse no dia 21.

Jaime Rodrigues toma posse como presidente da Direção

Judoca sabugalense convocado para a selecção nacional
Emanuel Martins, jovem judoca sabugalense, foi convocado para a seleção de judo que representará Portugal no «European Judo Open», a realizar nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2019 em Odivelas. O destaque de Emanuel Martins enquanto atleta levara já a que o Capeia arraiana o tenha considerado personalidade do ano 2014.
:: ::
plb

Deixar uma resposta