É melhor pôr as barbas de molho…

Ramiro Matos - Sabugal Melhor - © Capeia Arraiana (orelha)

É melhor pôr as barbas de molho porque… pensar que só acontece aos outros e descansar à sombra da bananeira começa a ser imprudente.

Os extremismos alastram um pouco por todo o mundo - Capeia Arraiana

Os extremismos alastram um pouco por todo o mundo (Foto: D.R.)

Escrevo hoje sobre a questão dos extremismos e, sobretudo, dos extremismos de extrema-direita que alastram um pouco por todo o mundo.

O que se viu em Paris, onde grupos organizados transformaram uma luta justa numa batalha campal de ataque às instituições democráticas de França, não é, infelizmente, mais que a espuma de um movimento larvar que, pouco a pouco, contamina as sociedades democráticas, e vai ocupando lenta, mas de forma perseverante, o poder político dos países.

E o último exemplo vem-nos de Espanha com a entrada de um partido claramente antidemocrático num Parlamento Regional, e onde a vertigem do poder vai levar, quase de certeza, partidos democráticos a fazerem coligações com esta força política.

Dir-me-ão que em Portugal isto não vai acontecer.

Ora eu penso exatamente o contrário, e as duas eleições do ano que vem, trarão à luz do dia partidos que defendem de forma clara as mais retrógradas e antidemocráticas ideias para o nosso país.

E a forma como os partidos tradicionais se descredibilizam dia após dia, são o campo onde essas forças irão buscar os descontentes ou desiludidos.

Não basta bater no peito e dizer, qual fariseu, sou democrata.

Todos os que acreditam numa sociedade livre, tolerante, inclusiva e democrática têm o dever de não baixar a guarda e tudo fazer para defender a democracia.

Por mim já sei o campo onde vou lutar!…

:: ::
ps. Na próxima quarta-feira, dia 12, realiza-se uma Assembleia Geral da Casa do Concelho do Sabugal.
Como sabugalense, como associado e como membro da Direção considero que todos os associados que puderam deveriam estar presentes.
Vai-se discutir e votar o Plano de Atividades e a proposta de Orçamento para 2019.
Numa altura em que ainda se luta pela sobrevivência da Casa, a aprovação destes documentos é da máxima importância, pois do seu conteúdo depende o presente e o futuro da Casa do Concelho.

:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

3 Responses to É melhor pôr as barbas de molho…

  1. victor correia diz:

    dos extremismos de extrema-direita??? mentiras e a extrema- esquerda ,tu deve ser un communista. eles matarao mais de 100 milhoes de pessoas .(HITLER socialista);(mussolinni communista) o seus amigos staline,lenine ,trotsky todos uma cambada d’assassinos.
    dizer que a verdade é muito difícil de engolir .

    então pare de contar mentiras ….perdoe meu francês

  2. Ramiro Manuel Lopes de Matos diz:

    O comentário do sr. Vitor Correia é o exemplo mais lapidar do que queria dizer com a minha crónica

  3. João Duarte diz:

    As redes sociais estão cheias de comentários como o do sr. Correia. Sobretudo de apoiantes do Bolsonaro…

Deixar uma resposta