Maior Presépio Natural no Sabugal

Câmara Municipal Sabugal - © Capeia Arraiana

A cidade do Sabugal, no distrito da Guarda, volta a ter este ano na época natalícia um presépio gigante. O recinto decorado com mais de 500 toneladas de troncos de castanheiros ocupa uma área de cerca de 1.100 metros quadrados. A inauguração do «Maior Presépio Natural» está marcada para sexta-feira, 7 de Dezembro, às 17:00 horas.

Em 2017 foi assim... (Foto: C.M.Sabugal) - Capeia Arraiana

Em 2017 foi assim… (Foto: C.M.Sabugal)

Este ano o Largo da Fonte, no centro da cidade raiana do Sabugal volta a ser decorado com o presépio de Natal construído pela Câmara Municipal do Sabugal. A inauguração daquele que é considerado pelos organizadores como sendo o «Maior Presépio Natural», está marcada para sexta-feira, às 17:00 horas, com um concerto pela Ópera Intermezzo e um espectáculo de patinagem no gelo.

No mesmo dia será ligada a iluminação de Natal, decorrerá a inauguração de uma exposição de presépios no Museu local e da mostra de trabalhos realizados por alunos das escolas do concelho e de instituições particulares de solidariedade social, intitulada «Natal Fantástico, Reutilize o Plástico».

Fonte da autarquia raiana presidida por António Robalo (PSD) esclareceu à agência Lusa que «para a recriação estão a ser usados elementos recolhidos na natureza, cerca de 500 toneladas de castanheiros, heras e musgos entre outros, que servirão de base à construção efectuada a uma escala onde os visitantes têm a percepção de fazer parte do presépio, como sendo elementos ou personagens do mesmo».

A autarquia do Sabugal também abre as portas do Mercadinho de Natal, «uma montra para exposição e venda de produtos e de artesanato local», como refere um comunicado enviado à agência Lusa.

O recinto do «Maior Presépio Natural» e a exposição «Natal Fantástico, Reutilize o Plástico» poderão ser visitados entre sexta-feira, 7 de Dezembro e o dia 6 de Janeiro, das 08:30 às 23:00 horas.

Para além de uma pista de gelo ecológica para os «visitantes mais radicais», a animação contemplará pinturas faciais e modelagem de balões, espectáculos de magia e várias sessões da «Hora do Conto».

O programa natalício contará com outras iniciativas, nomeadamente atuações do Conservatório de Música da Guarda e da Sociedade Filarmónica Bendadense, do Grupo de Percussão de Valhelhas e do Grupo de Bombos Trocadalho do Carilho.

No dia 16, os habitantes do Sabugal e os visitantes podem assistir à atuação do Rancho Folclórico de Sortelha, a um Sarau Cultural e à apresentação da peça «Uma Noite de Natal», pelo Grupo de Teatro Carrap’Arte.

No dia 21, haverá demonstração de hip-hop, no dia 22. será a vez da atuação do Rancho Folclórico do Sabugal e, no dia seguinte, atuará a Sociedade Filarmónica Bendadense. Na tarde do dia de consoada, pelas 16:30, será ateada a tradicional fogueira de Natal.

A agenda contempla ainda passeios de burro, espetáculos pelo Grupo Coral de Maçainhas e pelo Grupo de Teatro Anel de Pedra e a atuação do Grupo de Percussão de Valhelhas.

No dia 5 de janeiro, haverá um Concerto de Reis e, no dia seguinte, os Cavaquinhos da Bendada atuarão no largo da Fonte.

Nesta quadra natalícia em que a autarquia do Sabugal convida os habitantes a fazerem as suas compras de Natal no comércio tradicional, as ruas estarão adornadas com decorações naturais.

jcl (com agência Lusa)

Deixar uma resposta