Os pretendentes de Penélope

Quem já leu a Odisseia de Homero sabe que Ulisses deixou a sua mulher Penélope esperando pelo seu regresso da campanha de Tróia. A delonga foi, porém, tão prolongada que muitos deram Ulisses por morto e a bela Penélope por viúva.

Penélope foi fiel a Ulisses

Segundo se lê no Canto XVI do livro, eram imensos os pretendentes à mão de Penélope, quando correu voz de que Ulisses sucumbira ao cerco de Tróia, e havia 17 anos que dele vivia apartada.
Pois não eram 10, nem 20, mas em muito maior número esses pretendentes da bela Penélope. Bem vistas as coisas, só de Dulichium eram 52, de Samos 24, de Zacybtho 20, e de Ithaca 12. Ou seja, eram no total 108, e todos príncipes e figuras de proa nos seus territórios.
Pois Penélope foi fiel a Ulisses, por acreditar num bom destino, e a todos entreteve, iludindo-os durante três anos. Foi dizendo que antes de se decidir a dar a mão a um deles teria que fazer uma teia para a sepultura de Laerte, pai de Ulisses. Mandou depois instalar um tear no interior de sua casa no qual urdia durante o dia e desfiava à noite, à luz das tochas.
:: ::
Por Paulo Leitão Batista

Deixar uma resposta