Informar

António Emídio - Passeio pelo Côa - © Capeia Arraiana

É informação credível um jornalista pago por uma grande empresa ou multinacional escrever artigos onde só elogia essa empresa? É informação credível um jornalista escrever elogiando a actuação de um qualquer governo em funções, cujo jornal onde escreve pertence a um grupo mediático com a mesma ideologia desse governo?

A Verdade da Mentira - Capeia Arraiana

A Verdade da Mentira

Nunca tivemos tanta Democracia como presentemente, ou pensamos que temos! Mas nunca houve tanta desconfiança em relação a ela, pior ainda, os cidadãos estão a afastar-se dela, os extremismos dão-nos uma amostra disso.

Todos nós, ou alguns de nós, já notámos uma espécie de «violência» verbal com que às vezes certos jornalistas falam com políticos, porquê esta atitude? Pela simples razão que o «poder» político deixou de ser poder, e na mesma proporção que o foi perdendo aumentou o domínio dos grandes grupos mediáticos controlados pelo poder económico e financeiro.

Isto é uma luta que não leva a lado nenhum, só leva à mentira e ao descrédito da Democracia e da Comunicação Social. Temos de passar a aceitar a verdade do mais poderoso economicamente, ou então deixamos andar tudo na moderna e célebre Pós-Verdade.

Ainda há jornalistas que resistem, que dizem não a todo este estado de coisas, mas depressa os silenciam ou lhes acabam com os programas.

Termino com umas palavras de Domingos Andrade, novo director do «Jornal de notícias» e que li no semanário «Expresso» de 13 de Outubro de 2018: «É um tempo difícil, este, lidando também com a mentira de que nunca se soube tanto, porque na verdade nunca se soube tão pouco.»

:: ::
«Passeio pelo Côa», opinião de António Emídio

2 Responses to Informar

  1. fernando capelo diz:

    Bom dia amigo Nabais
    O que dá mais força aos extremismos são os defeitos da democracia.
    Um forte abraço .

  2. Isso não é informação mas manipulação da informação e das pessoas que a leêm…

Deixar uma resposta