Turismo cemiterial

António Emídio - Passeio pelo Côa - © Capeia Arraiana

Conheço vários tipos de turismo, mas o cemiterial só há pouco tempo ouvi falar nele. Sei que algumas vezes se vai a cemitérios ver certos jazigos, ou campas, com uma curiosidade às vezes museológica. Até que alguém me falou no cemitério Père-Lachaise em Paris.

Turismo cemiterial - Capeia Arraiana

Túmulo de Victoir Noir no cemitério Père-Lachaise em Paris (Foto: D.R.)

O cemitério Père-Lachaise em Paris foi feito no princípio do século XIX, estão nele sepultadas muitas figuras célebres, como Chopin, Honoré Balzac, Jim Morrison que foi vocalista do grupo The Doors, Gilbert Bécaud, Maria Callas, Edith Piaf e… Victoir Noir (Yvan Salmon de seu verdadeiro nome).

Quem foi este Victoir Noir? Um jornalista e também político que morreu assassinado por Pierre Napoléon Bonaparte, sobrinho do Imperador dos Franceses Napoléon III, um dia antes do seu – dele Victor – casamento, o que foi chato… Mas a política tem destas coisas, e tudo se passou em 1870.

Até aqui tudo normal, mas porquê tão célebre este Victor Noir, onde mulheres parisienses, e não só, que querem ter filhos e têm dificuldade em engravidar vão roçar-se ou tocar nas «partes» que estão em grande evidência, mas por baixo das calças! Na estátua de bronze por cima do seu túmulo? Já apareceram sapatinhos de bebé em sinal de gratidão por um «milagre» destes.

Qual a razão desta erecção tão acentuada, já que ele morreu de um tiro, e só tem erecção o homem que morre enforcado? Não se sabe, o que se sabe é que passados cem anos da sua morte passou a ser objecto de culto fetichista e símbolo de fertilidade.

Há muitas excursões turísticas em Paris para visitar o cemitério Père-Lachaise.

:: ::
«Passeio pelo Côa», opinião de António Emídio

2 Responses to Turismo cemiterial

  1. fernando capelo diz:

    Ele há cada uma!!!
    Abraço .

  2. António Emídio diz:

    Amigo Capelo :

    Também há santos laicos…

    António Emídio

Deixar uma resposta