Da Enertech ao Cabrito Assado

Ramiro Matos - Sabugal Melhor - © Capeia Arraiana (orelha)

Este vai ser um fim-de-semana bem recheado no concelho do Sabugal, com a realização da ENERTECH e com o primeiro capítulo da nova Confraria do Cabrito Assado na Brasa.

Confrades da Confraria do Cabrito Assado - Capeia Arraiana

Confrades da Confraria do Cabrito Assado na Brasa

1 – Enertech
Com inauguração hoje, dia 11, decorre até sábado esta iniciativa do Município do Sabugal em torno das questões energéticas, realizando-se, em paralelo, a 2.ª mostra de atividades económicas do Sabugal.

Destaques principais para, na sexta-feira, a Conferência «Floresta e Energia» e, no sábado, a Conferência «Eficiência Energética na Construção».

Ainda no sábado será lançada a campanha de uso eficiente da água «Porque importa poupar água», que o Município do Sabugal está a promover, no âmbito do Fundo Ambiental.

Sem dúvida uma iniciativa importante, embora as anteriores edições me tenham sempre colocado uma questão que é: O que fica da ENERTECH?, isto é, que mudanças se têm produzido no Concelho do Sabugal, a nível particular, ou, e fundamentalmente, a nível da Câmara Municipal?

As questões energéticas são muito importantes e custam muito ao Município, bastando ver que os custos em energia elétrica, aprovados na última Assembleia Municipal, atingem valores de meio milhão de euros por ano, a que se tem de juntar o custo do gás consumido.

Por isso, continuo a defender que é urgente que o Município elabore e implemente um Plano de Racionalização dos Consumos de Energia dos edifícios e instalações públicos que permitam definir ações que aumentem a sua eficiência energética e diminuam a fatura paga.

2 – Confraria do Cabrito Assado na Brasa
Realiza-se sábado no Auditório Municipal, o Capítulo de entronização dos confrades desta nova Confraria.

Esta é uma boa notícia, pois tudo o que contribua para afirmar o nome do nosso Concelho e defender a nossa cultura e as nossas tradições é bom.

Da cerimónia não posso deixar de salientar a disponibilidade do Prof. Adérito Tavares para proferir a Oração de Sapiência.

Os promotores da Confraria deram-me a honra de me convidarem para confrade, o que aceitei de imediato.

Lá estarei para ser entronizado.

:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

Deixar uma resposta