Confraria do Bucho esteve em Tondela

Confraria Bucho Raiano - Capeia Arraiana (orelha)

A Confraria do Bucho Raiano, do Sabugal, esteve no passado sábado, 6 de Outubro, no VIII Capítulo da Confraria dos Carolos e Papas de Milho, de Tondela.

Os confrades Francisco e Rosa Santos em Tondela

O estandarte da Confraria do Bucho durante o desfile

As confrarias, vindas de todo o país, concentraram-se no Parque Urbano de Tondela, onde lhes foi servido um delicioso “Mata Bicho”, ao som do grupo musical «Kinteto +».
Seguiu-se o que o habitual desfile das Confrarias presentes, cerca de 40, pelas ruas da cidade de Tondela até à Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Aqui, após a bênção das insígnias, houve uma pequena prelecção sobre este local de culto.
As cerimónias prosseguiram na Escola Profissional de Tondela onde foi apresentado o «carolito», doce desenvolvido em parceria com esta Escola e com a exibição de utentes da Cooperativa Vários, uma IPSS de apoio a jovens e adultos com deficiência intelectual e física.
A cerimónia capitular prosseguiu no auditório da Escola com a entronização de novos confrades e com os discursos das diferentes entidades. Após novo momento musical, os presentes deslocaram-se para o almoço, que foi servido na Quinta do Vale Minhoto, acompanhado pelo grupo de música tradicional “Vira Milho”. Foram servidas as iguarias da região, nomeadamente as papas laberças (farinha de milho cozida em água, nabiças ou couve galega, e um fio de azeite da região), o cozido beirão e os carolos de vinha de alhos (milho partido cozinhado com carne temperada e morcela).
No final trocaram-se lembranças entre as Confrarias.
Rosa & Francisco Santos

Deixar uma resposta